RALLYCROSS INTERNACIONAL ESTÁ GARANTIDO
O mundial e europeu de Rallycross não podiam ter começado melhor. Veja-se o título que a página oficial da FIA – Federação Internacional do Automóvel: Grönholm wins as World RX makes spectacular return in Portugal (“Grönholm vence no regresso espetacular do Mundial de RX em Portugal”). Emoção nas corridas, uma moldura humana imensa e plena de entusiasmo nas bancadas, um calor abrasador, que fez as delícias dos estrangeiros do norte da Europa que nos visitaram. Estes ingredientes foram ouro sobre azul para todos.
Depois da incerteza que antecedeu o início da época, por causa da falta de concessionário para o evento, a FIA teve que agarrar ela própria a organização da competição. Lousada deu um impulso e uma energia muito grande que a FIA agradece, conforme nos revelaram os seus representantes, Emilia Abel, da Estonia, e Tom Wood, de Inglaterra.
“A incerteza que vivemos no final do ano passado e início deste ano foram desafiantes. Ainda estamos a tomar decisões e a dar os primeiros passos numa organização tão exigente como é o campeonato mundial e europeu de Rallycross”, disse ao Louzadense uma das diretoras de topo da FIA, Emilia Abel, da Estonia. A dirigente internacional reconhece que “este sucesso em Lousada é um excelente começo para a nova época, dá-nos muita força e certeza de que estamos no caminho certo”.
Para Tom Wood, também da FIA, “isto é um novo começo para o WRX e vamos fazer as coisas devagar, sem saltar etapas, com passos pequenos, mas seguros”. Uma das apostas para o futuro é a transmissão gratuita das provas, “para envolver mais fãs e tornar a modalidade mais atrativa”. As equipas estão também próximas do público, com vídeos gravados e transmissões em direto e sessões de autógrafos. A FIA e as equipas sabem que precisam de “apostar no Marketing para atrair investidores e outros competidores, que estão noutras competições por essa Europa fora”.
Sobre a pista, este inglês disse que “as entidades daqui fizeram um investimento e um esforço impressionantes e conseguiram um resultado espetacular”, acrescentou que todos os pilotos “disseram que é uma pista que dá muito gozo correr”.
Na opinião de Emilia Abel “a paixão das pessoas e das instituições em Lousada à volta do desporto automóvel é muito grande, pois só assim seria possível criar uma pista destas”. Essa paixão “ficou logo bem visível na quinta-feira à noite, com aquele evento incrível de boas vindas aos pilotos e aos carros no centro de Lousada”.

Falemos do futuro. A FIA tem anunciado na sua página online que o WRX termina numa prova a realizar dia 25 e 26 de Novembro, num país ainda a anunciar. Perguntamos a Emilia quando seria isso revelado e respondeu apenas “muito em breve”.
Nos bastidores, comentava-se que a China poderá ser o destino da corrida final. O que se sabe ao certo é que o WRX regressa em Julho, com duas provas em duas pistas de renome europeu: dias 5 e 6, em Holjes, na Suécia; e dias 19 e 20 em Nyirád, na Hungria.
Em Agosto é a vez da Finlândia, em KymiRing, com a estreia de uma pista remodelada, como foi a de Lousada. Ainda neste mês de Junho, o RallyX EuroLeague, que é por assim dizer o grande rival nesta altura do WRX, vai ter um fim de semana naquela pista finlandesa.
Voltando ao calendário do WRX, depois da Escandinávia a competição vai à Turquia, a 20 e 21 de Setembro. A última corrida será na China? Certamente que a decisão da FIA vai depender muito do desenrolar das relações geopolíticas internacionais no futuro próximo. Quanto a 2026, a aposta está ganha em Lousada, que passou no exame com distinção e louvor, tendo em conta os elogios da FIA ao Clube Automóvel e ao Município por esta organização.

OS PÓDIOS DE LOUSADA
WRX – Final de Domingo
1. Niclas GRÖNHOLM (FIN) – PWR RX – 6 voltas em 3m57.510s
2. Timmy HANSEN (SWE) – Peugeot 208 +0.917s
3. Christian VEIBY (NOR) – Volkswagen Polo 601 +1.140s
A volta mais rápida foi de Kevin Hansen (Peugeot), com 37.5 segundos.
EURO RX3 – Final Domingo
1. João RIBEIRO (POR) – Audi A1 S1600 – 6 voltas em 4m20.515s
2. André SOUSA (POR) – Audi A1 S1600 +3.974s
3. Sámuel KOVÁCS (HUN) – Skoda Fabia S1600 +4.589s
Volta mais rápida: João Ribeiro (Audi) – 41.152s
EURO RX1 Lousada – Final Domingo
1. Yury BELEVSKIY (SUI) – Audi S1 quattro – 6 voltas em 3m56.722s
2. Damian LITWINOWICZ (POL) – Audi S1 quattro +5.740s
3. Mika LIMATAINEN (FIN) – Hyundai i20 N RX +7.254s
Volta mais rápida: Yury Belevskiy (Audi) – 37.740s
Comentários