Outros Dados Históricos (Volume II e III) – Casa da Lama IX – (2ª Parte)
Figuras Ilustres – 1
Augusto Cândido Pinto Coelho Soares de Moura, filho do Doutor Augusto Pinto Coelho Soares de Moura (advogado e agricultor proprietário) e de Maria Alice Castro Garcês, nascido em 28 de setembro de 1923, na Casa de Valmezio (Nevogilde). Veio mais tarde a residir na Casa da Lama – solar ancestral da família Soares de Moura –, onde faleceu a 11 de dezembro de 2011.

studou, em criança, no Colégio do Carmo (Penafiel) e o ensino secundário (Lousada, Penafiel e Porto). O ensino superior completou-o na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e, posteriormente, frequentou a Academia Militar, onde concluiu a formação em Aeronáutica. Aos 23 anos, apresentou-se em Sintra, com o posto de aspirante, depois seguiu para a Base Área de Espinho e da Ota. Por último, rumou a Inglaterra para abduzir o cargo de Estado Maior na Royal Air Force. Durante 23 anos serviu a Força Aérea, tendo-se aposentado com a patente de Coronel. Realce para o facto da arma que serviu ter dado o nome a um curso de formação com o título: Coronel Piloto-Aviador, Augusto Cândido Pinto Coelho Soares de Moura», do ano 2017/2023.
Desempenhou relevante ação militar no Negage (Angola) e foi presidente da Companhia de Madeiras de Cabinda. E como comandante da Base Aérea de Monte Real, recebeu o Papa Paulo VI, em 1967, quando da visita para os 50 anos das Aparições de Fátima.
Coronel aviador, condecorado com as medalhas da Cruz de Guerra (1ª classe); de prata de Serviços Distintos, com palma (duas); de Mérito Militar (3ª classe); comemorativa das Forças Armadas, em Angola; e comemorativa das Expedições das Forças Armadas de Moçambique.1
Consorciou-se em 1961, com Dona Maria Luísa da Cunha Coelho, na igreja de Nossa Senhora da Conceição (Marquês-Porto). Tiveram dois filhos, o Doutor Augusto Soares de Moura (médico, já falecido) e o Doutor Francisco Soares de Moura, professor universitário, casado com a Doutora Lurdes Neto Soares de Moura e avô de Francisca Soares de Moura (designer).

É uma das figuras mais ilustres de Lousada: militar, investigador, historiador e escritor. Presidente do Grémio da Lavoura de Lousada, da Adega Cooperativa, da Associação Museu-Biblioteca e presidente da Liga dos Combatentes de Penafiel. Foi ainda professor de Economia e Inglês no Colégio Eça de Queirós, além de dirigente do Lions Clube de Penafiel. A agricultura e a escrita preencheram os derradeiros anos da sua vida. Foi autor de diversas obras – notáveis contributos para o estudo da história do concelho de Lousada. Publicou: «Mucaba», «A Liga dos Combatentes de Penafiel» (opúsculo), 1990, «O Barão de Freamunde», 1995, «O Segundo Aviso» (romance), 1994, «Biografia de Bernardino Coelho Soares de Moura, Barão de Freamunde», 1998, «As pontas da História», 1999, «Adão e Eva», 2001 e «Lousada Antiga.», 2009.
________________________________
1 – Lousada. Coletânea de Autores Locais, p. 57; NÓBREGA, Artur Vaz-Osório da – o. c., p. 163.
Documentos Eletrónicos
– https://www.academiafa.edu.pt/noticia-4481-encerramento-do-curso-coronel-pilotoaviador-augusto-candido-pinto-coelho-soares-de-moura-ano-20172023
– https://ultramar.terraweb.biz/CorSoaresdeMoura.htm
Bibliografia
Lodares 1000 Anos de História – (Coordenação)FERNANDES, Luís Ângelo, PINTO, Irene.
Edição: Escola Básica de Lodares (Lousada), Agrupamento de Escolas Lousada Oeste,
junho de 2023.
– Lousada Coletânea de Autores Locais, Edição Câmara Municipal de Lousada, s/d.
– NÓBREGA, Artur Vaz-Osório – A Heráldica De Família No Concelho De Lousada. Aditamento a “Pedras de Armas do Concelho de Lousada” (1959). Lousada: Edição da Câmara Municipal de Lousada. 1999.
– VALE, Ana Sofia (Coordenação) et al – Coronel Soares de Moura, Edição: Escola Básica de Lodares (Lousada), Agrupamento de Escolas Lousada Oeste, junho de 2024.
– Revista Municipal Câmara Municipal de Lousada N.º 228, n.º 24 – 4.ª série, setembro de 2023.
– SILVA, José Carlos Ribeiro da – A Casa Nobre No Concelho de Lousada, FlUP, Vol. II, 2007
Tive o grande privilégio de conviver com esse Grande Senhor, amigo do amigo e que para sempre me irá ficar em recordação! Pessoa de muita cultura e humildade… Tenho o livro da biografia de Bernardino Coelho Soares de Moura, brigadeiro dos reais exércitos e barão de Freamunde, oferecido e entregue em mão pelo Autor, assim como os 2 livros Lousada Antiga com dedicatória dirigida a mim, os quais guardo com muito orgulho e respeito… Bom artigo da vossa parte, que deveria ser mais desenvolvido, unicamente para dar conhecimento de alguém que irá ficar na história de Lousada…