por | 30 Jan, 2026 | Ambiente, Freguesias

Moradores da freguesia de Nevogilde, no concelho de Lousada, estão a reclamar de uma situação “que se arrasta há vários anos sem solução”, apesar de terem sido alertadas diversas entidades, nomeadamente o SEPNA — Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, da GNR. O presidente da junta, Joaquim Ribeiro Magalhães, disse a O LOUZADENSE que o assunto “está a merecer a máxima atenção e vai ser resolvido”.

Em causa está um problema de escoamento incorreto de águas na Rua da Procissão, onde, sempre que chove, a água se mistura com dejetos de animais provenientes de instalações destinadas à criação de gado ali existentes. Segundo a queixa, o sistema de drenagem apresenta falhas graves, fazendo com que a água contaminada se espalhe pela via pública e por terrenos vizinhos.

Marta Sousa, residente em Nevogilde, afirma que a situação se tornou insustentável. “Quando chove, o escoamento das águas é feito de forma errada, misturando-se com dejetos de animais. O cheiro é simplesmente insuportável e não é algo que as fotografias consigam transmitir”, lamenta.

Para além do incómodo causado pelos odores, a moradora alerta para os prejuízos materiais já verificados. A água acaba por invadir propriedades adjacentes, provocando infiltrações e danos nos terrenos, afetando igualmente a própria via pública. “A falta de um escoamento adequado faz com que a água vá parar a terrenos vizinhos, causando estragos que poderiam ser evitados”, acrescenta.

Apesar dos alertas feitos às entidades competentes, Marta Sousa garante que, até ao momento, nenhuma intervenção foi realizada para resolver o problema, deixando a população local apreensiva quanto às consequências ambientais e sanitárias da situação.

A comunidade aguarda agora uma resposta por parte das autoridades responsáveis, esperando que sejam tomadas medidas eficazes para corrigir o escoamento das águas e minimizar os impactos para moradores e ambiente.

Contactado pelo nosso jornal, o presidente da junta disse estar a par do problema. Joaquim Ribeiro Magalhães prometeu aos queixosos que será instalada tubagem de escoamento das águas pluviais. “Com isso, é de esperar que o problema fique resolvido”, adiantou o autarca.

Quanto à falta de saneamento na vacaria existente nas proximidades, “é uma propriedade particular e, como tal, não diz respeito à junta”.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Cool Dance levou dança e emoção ao Euro RX em Lousada

O grupo de dança Cool Dance, a convite do Clube Automóvel de Lousada (CAL), marcou presença no...

Chega setembro, regressam as aulas e, com elas, algumas das memórias de infância e juventude desse...

NOVOS BOMBOS EM LOUSADA (1)

Os Magnetenses: a tradição que ganha nova força Um novo grupo de bombos nasceu em Meinedo com 20...

O ESCUDO INVISÍVEL NO CIRCUITO INTERNACIONAL DE LOUSADA

ED4 levou a segurança no desporto automóvel ao patamar mundial Vamos falar de uma equipa que não...

Edifício da Adega nasceu há 70 anos

OBRA CUSTOU “DOIS MIL CONTOS” Assinalam-se este mês 70 anos do início de um dos projetos mais...

Grande Entrevista a LUÍS MARINHO (CAL)

“Não procuro ficar na história, procuro continuar a fazer mais e melhor” Aos 38 anos,...

JULIANA COSTA, UMA ARTISTA QUE SE REVELA FORA DE LOUSADA

Das raízes em Figueiras à afirmação na arte texturizada Natural de Figueiras, no concelho de...

DECATHLON LIGA PRO JÁ COMEÇOU

Lousada e Aparecida entraram com o pé esquerdo num campeonato que se espera espetacular. Os...

Câmara reforça apoio ao CAL para o Euro RX

A Câmara Municipal de Lousada reforçou em 428.721,27 euros o apoio financeiro ao Clube Automóvel...

EURO RX PROMETE GRANDE ESPETÁCULO

Lousada decide títulos europeus de Ralicross com estreia de corrida noturna O Circuito...

Siga-nos nas redes sociais