O professor António Filipe Barbosa, de 48 anos, natural de Silvares e com fortes raízes familiares em Lustosa — terra onde o seu pai, António Gomes Barbosa de Sousa, exerceu cargos de relevo, como presidente da Junta de Freguesia — assume um papel de grande responsabilidade no panorama educativo português.
Tal como o pai, também António Filipe Barbosa foi autarca, pelo Partido Social Democrata. Foi eleito para a Assembleia Municipal de Lousada em três mandatos consecutivos (2009-2021), tendo em dois desses períodos liderado a bancada social-democrata.
Este lousadense que hoje destacamos assumiu recentemente o cargo de Presidente da Fundação Escolas Amor de Deus — uma das mais renomadas entidades no ensino particular em Portugal.
A Fundação Escolas Amor de Deus, com longa história de serviço educativo no país e ligada à Congregação das Irmãs do Amor de Deus — uma instituição com tradição centenária na educação — aposta numa formação que combina excelência académica com valores humanos e cristãos, abrangendo várias etapas do ensino desde a infância ao secundário.
António Filipe Barbosa destaca-se pela sua vasta experiência no sector educativo e académico. Para além da atividade diretiva e coordenadora das Escolas Amor de Deus, exerce funções como professor auxiliar convidado na Universidade Católica Portuguesa.
O seu currículo profissional inclui, por exemplo, a participação ativa em órgãos de educação, como o Conselho Municipal de Educação do Porto, desde 2019.
A nomeação para a presidência da Fundação representa não apenas um reconhecimento do percurso de António Filipe Barbosa, mas também um reforço da aposta na ligação entre a prática educativa, a gestão de instituições de ensino e o compromisso com a pedagogia. O jornal O Louzadense felicita-o e parabeniza-o pelas novas funções.













Uma honra para Lousada.
Muito bem. Mais um Lousadense em altos cargos de decisão. Merecido.
Grande abraço, Filipe.