“Primeiro Plano” de portas abertas para todos os adultos

Formada em 2010, a Primeiro Plano – Espaço Cultural nasceu da necessidade de colmatar uma lacuna no concelho no que diz respeito às suas valências. O embrião foi a Universidade Sénior, mas o projeto tornou-se mais abrangente. Surgiram novas valências e a Primeiro Plano ganhou a forma que tem hoje.

António Machado, arquiteto e um dos fundadores, explica que o projeto destina-se a adultos e seniores: “Recebemos pessoas de todas as idades, qualquer adulto, sénior ou não, que queira ter aulas nas valências a que nos propomos pode participar. Não fechamos a porta a ninguém”, esclarece. O objetivo é proporcionar a aprendizagem ao longo da vida e a interação entre diferentes faixas etárias.

Muito mais que uma universidade sénior

Mas as atividades dinamizadas pela Primeiro Plano – Espaço Cultural não se ficam pela universidade: “Distinguimos personalidades e instituições de referência no concelho com a atribuição do galardão Em Primeiro Plano, realizamos viagens, workshops, lançamento de livros, entre outras atividades de âmbito cultural”, refere o arquiteto.

Quase a atingir uma década de existência, a associação quer ver o número de alunos crescer, para assim poder diversificar a oferta formativa.
O trabalho associativo nunca é fácil, em parte pelas dificuldades financeiras que é preciso enfrentar. António Machado esclarece que os professores que lecionam na Associação são pagos: “Fazemos questão que os profissionais que trabalham connosco sejam remunerados”, diz. Por isso, um grupo de alunos maior tornaria mais fácil a gestão, “mas não é por essas dificuldades que o associativismo em geral enfrenta que baixamos os braços. Enquanto tivermos alunos a procurarem o nosso espaço, os fundadores manterão viva a chama da Primeiro Plano” – acrescenta. Neste momento, a oferta formativa abarca seis disciplinas para 16 alunos, mas existe capacidade para muitos mais.

O custo da inscrição é de 20 euros mensais, que conferem direito a frequentar todas as disciplinas. O crescimento do número de alunos criará uma maior dinâmica, benéfica para todos.

Cerimónia “Personalidade em Primeiro Plano 2014”

A associação tem tido apoios e contado com a generosidade de mecenas desde que nasceu, como explica António Machado: “Nos primeiros anos, a Primeiro Plano funcionava no edifício Lousatur, por cima dos Correios, graças à generosidade de um mecenas que nos cedeu um espaço. Nos últimos anos, e depois da parceria com a Associação Assembleia Lousadense, estamos a funcionar na sua sede. Este edifício, no coração da Vila e um dos mais emblemáticos, encontra-se em fase de conclusão de obras, o que irá proporcionar melhores condições a quem abraçar o nosso projeto.”

“A socialização é o propósito maior”, arq. António Machado

O arquiteto António Machado acumula já uma vasta experiência no trabalho associativo, por entender que a sua ação deve ultrapassar o âmbito profissional: “Eu já comecei estes projetos há muitos anos. Criei e ajudei a criar outros projetos seniores noutras instituições. Sempre achei que não devo reger a minha vida só no âmbito da arquitetura”, afirma. Cativado pelo associativismo desde muito jovem, considera que todos podemos dar o contributo para o desenvolvimento social: “Se todos despendermos um pouco do nosso tempo, contribuímos para uma sociedade melhor. Este projeto é um bom exemplo disso”. Quem dá do seu tempo aos outros também recebe, e muito: “Ganhamos muito com as relações humanas e trabalhar com pessoas com experiência de vida é muito enriquecedor”, considera.

Apresentação de um livro de Leonel Vieira

Numa sociedade cada vez mais envelhecida, é “importante proporcionar às pessoas que pelas mais diversas razões não têm uma ocupação profissional, novos objetivos, ajudá-las a criar novos hábitos e costumes, preencher tempos vazios”, sustenta. Este projeto cumpre assim uma função importante, uma função motivadora: “A criação de um espaço que dê a possibilidade das pessoas se dedicarem a atividades quer lúdicas quer cognitivas como dançar, cantar, aprender música e informática, beber um chá e conversar, no fundo a socialização é o propósito maior”, remata.
As aulas funcionam no período da tarde, três dias por semana, e pode solicitar informações e/ou efectuar a sua inscrição até ao próximo dia 31 de outubro, através do contacto 910 323 183 ou através do e-mail primeiroplano.ec@gmail.com. “Aprenda durante toda a vida.”

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Identidade e Memória

Identidade é tudo aquilo que nos define, tudo aquilo que nos transporta ao início de tudo, fugaz...

Fim de pena: Preparar os reclusos para um futuro bem-sucedido

A reintegração de reclusos na sociedade é um desafio crucial. Programas de preparação para a vida...

Vamos cruzar os braços?

O descrédito, a impunidade e a falta de vergonha dos políticos que elegemos deixam-nos revoltados,...

APOIOS AO ASSOCIATIVISMO E TRANSPARÊNCIA

Constatamos uma reconhecida importância das entidades do sector não lucrativo (ESNL). Para além da...
Andreia Moreira

Todos a uma só voz!

Em Portugal são várias e em defesa de diferentes interesses as associações existentes: associações...

O Organista de Lídia Jorge: Uma fábula musical sobre a criação do universo.

O Organista de Lídia Jorge, livro publicado em 2014, é uma fábula sobre a criação do universo. Na...

A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Tipologias - II Planta – 1ª parte. Desconhece-se se a casa nobre obedeceu a um plano previamente...

Autores foram às escolas oferecer livros do Plano Municipal de Leitura

No seguimento das VIII Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lousada, que decorreram nos dias 17 e 18...

Natal Associativo a partir de quinta-feira

A época de Lousada Vila Natal já começou, com iluminação das ruas e abertura da Pista de Gelo. O...

Inauguração da exposição “Unidos Venceremos!” com Pacheco Pereira

No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, foi inaugurada, no dia 24 de novembro, a...

Siga-nos nas redes sociais