“Primeiro Plano” de portas abertas para todos os adultos

Formada em 2010, a Primeiro Plano – Espaço Cultural nasceu da necessidade de colmatar uma lacuna no concelho no que diz respeito às suas valências. O embrião foi a Universidade Sénior, mas o projeto tornou-se mais abrangente. Surgiram novas valências e a Primeiro Plano ganhou a forma que tem hoje.

António Machado, arquiteto e um dos fundadores, explica que o projeto destina-se a adultos e seniores: “Recebemos pessoas de todas as idades, qualquer adulto, sénior ou não, que queira ter aulas nas valências a que nos propomos pode participar. Não fechamos a porta a ninguém”, esclarece. O objetivo é proporcionar a aprendizagem ao longo da vida e a interação entre diferentes faixas etárias.

Muito mais que uma universidade sénior

Mas as atividades dinamizadas pela Primeiro Plano – Espaço Cultural não se ficam pela universidade: “Distinguimos personalidades e instituições de referência no concelho com a atribuição do galardão Em Primeiro Plano, realizamos viagens, workshops, lançamento de livros, entre outras atividades de âmbito cultural”, refere o arquiteto.

Quase a atingir uma década de existência, a associação quer ver o número de alunos crescer, para assim poder diversificar a oferta formativa.
O trabalho associativo nunca é fácil, em parte pelas dificuldades financeiras que é preciso enfrentar. António Machado esclarece que os professores que lecionam na Associação são pagos: “Fazemos questão que os profissionais que trabalham connosco sejam remunerados”, diz. Por isso, um grupo de alunos maior tornaria mais fácil a gestão, “mas não é por essas dificuldades que o associativismo em geral enfrenta que baixamos os braços. Enquanto tivermos alunos a procurarem o nosso espaço, os fundadores manterão viva a chama da Primeiro Plano” – acrescenta. Neste momento, a oferta formativa abarca seis disciplinas para 16 alunos, mas existe capacidade para muitos mais.

O custo da inscrição é de 20 euros mensais, que conferem direito a frequentar todas as disciplinas. O crescimento do número de alunos criará uma maior dinâmica, benéfica para todos.

Cerimónia “Personalidade em Primeiro Plano 2014”

A associação tem tido apoios e contado com a generosidade de mecenas desde que nasceu, como explica António Machado: “Nos primeiros anos, a Primeiro Plano funcionava no edifício Lousatur, por cima dos Correios, graças à generosidade de um mecenas que nos cedeu um espaço. Nos últimos anos, e depois da parceria com a Associação Assembleia Lousadense, estamos a funcionar na sua sede. Este edifício, no coração da Vila e um dos mais emblemáticos, encontra-se em fase de conclusão de obras, o que irá proporcionar melhores condições a quem abraçar o nosso projeto.”

“A socialização é o propósito maior”, arq. António Machado

O arquiteto António Machado acumula já uma vasta experiência no trabalho associativo, por entender que a sua ação deve ultrapassar o âmbito profissional: “Eu já comecei estes projetos há muitos anos. Criei e ajudei a criar outros projetos seniores noutras instituições. Sempre achei que não devo reger a minha vida só no âmbito da arquitetura”, afirma. Cativado pelo associativismo desde muito jovem, considera que todos podemos dar o contributo para o desenvolvimento social: “Se todos despendermos um pouco do nosso tempo, contribuímos para uma sociedade melhor. Este projeto é um bom exemplo disso”. Quem dá do seu tempo aos outros também recebe, e muito: “Ganhamos muito com as relações humanas e trabalhar com pessoas com experiência de vida é muito enriquecedor”, considera.

Apresentação de um livro de Leonel Vieira

Numa sociedade cada vez mais envelhecida, é “importante proporcionar às pessoas que pelas mais diversas razões não têm uma ocupação profissional, novos objetivos, ajudá-las a criar novos hábitos e costumes, preencher tempos vazios”, sustenta. Este projeto cumpre assim uma função importante, uma função motivadora: “A criação de um espaço que dê a possibilidade das pessoas se dedicarem a atividades quer lúdicas quer cognitivas como dançar, cantar, aprender música e informática, beber um chá e conversar, no fundo a socialização é o propósito maior”, remata.
As aulas funcionam no período da tarde, três dias por semana, e pode solicitar informações e/ou efectuar a sua inscrição até ao próximo dia 31 de outubro, através do contacto 910 323 183 ou através do e-mail primeiroplano.ec@gmail.com. “Aprenda durante toda a vida.”

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Rezar por mais saúde e menos guerras

A PROCISSÃO DE VELAS É UM SINAL DOS TEMPOS Em maio realizam-se as procissões de velas. Os...

LADEC Celebra 14.º Aniversário com Jantar Convívio

No passado dia 18, a LADEC - Lousada Associação de Eventos Culturais comemorou o seu 14.º...

Hugo Regadas Vence a Internacional XCO Super Cup

No passado domingo, em Vila do Conde, o lousadense Hugo Regadas, a competir pela equipa Rompe...

Editorial 121 | Lousada é Grande

Lousada, terra de história e tradição, ostenta com orgulho a sua grandeza. O nosso Torrão, que há...

Lousada Junior Cup: Título da primeira prova ficou em casa

O português João Dinis Silva conquistou a primeira prova da Lousada Junior Cup, depois de derrotar...

Lousada ao rubro na Super Especial do Rally de Portugal

A 57º edição do Rally de Portugal trouxe a Lousada os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis...

DIALLEY – Agência de Marketing em Lousada

O nome foi inspirado na Diagon Alley, um local emblemático da saga Harry Potter, da qual Sofia...

Apresentação da trilogia “As Aventuras da Maria” encanta público

No passado dia 11, a Assembleia Louzadense acolheu a apresentação da trilogia "As Aventuras da...

Luís Santos é mandatário da candidatura da Aliança Democrática em Lousada

A candidatura da Aliança Democrática (AD) em Lousada terá como mandatário Luís Santos, Coordenador...

USALOU é um berço de cultura sénior

CAVAQUINHOS E TUNA SÃO DOIS EXPOENTES O principal objetivo da Universidade Sénior do Autodidata de...

Siga-nos nas redes sociais