por | 29 Out, 2019 | Saber(or) Saudável

A alimentação no controlo da Diabetes Mellitus

A Diabetes é uma doença metabólica crónica, caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue (glicemia). Há vários tipos de Diabetes como, a Diabetes Tipo 1, onde a produção de insulina é inexistente ou muito baixa; a Diabetes Tipo 2 onde o organismo é resistente à ação da insulina e a Diabetes Gestacional que ocorre durante a gravidez, normalmente temporária.

Assim, para assegurar os processos metabólicos vitais, as células do nosso organismo precisam de glicose (açúcar) para produzir energia. Porém, para que a glicose consiga entrar nas células, necessita de uma hormona chamada insulina (produzida no pâncreas), permitindo que a célula se abra para receber a glicose. Caso não exista insulina ou a sua ação não seja eficaz, a glicose não entra nas células e permanece elevada no sangue, denominando-se hiperglicemia.

Para o controlo da Diabetes e suas complicações, é fulcral que o diabético compreenda e conheça o seu tipo de diabetes, por forma a cumprir e melhorar o tratamento, levando ao controlo da glicemia, recorrendo também à Alimentação, contribuindo para a sua prevenção, tratamento e manutenção, pois a medicação por si só não é eficaz.

Acresce, a importância da presença da educação alimentar como um dos pilares da terapêutica da Diabetes, sendo fundamental que a dieta do doente diabético seja baseada numa alimentação saudável, completa, variada, equilibrada e adequada, não existindo alimentos proibidos.
A forma como se alimenta influência diretamente a evolução e sintomas da Diabetes, assim como, os sintomas e consequências da Diabetes influenciam a forma como se deverá alimentar, estando patente a relação conducente entre a Diabetes e a Alimentação.

Urge clarificar que, não existem alimentos proibidos, mesmo sendo o açúcar ou os alimentos ricos em açúcar. É errado pensar que, as pessoas com Diabetes terão que ter uma alimentação diferente das outras pessoas. Apesar dos diabéticos não estarem proibidos de ingerir açúcar ou alimentos açucarados, estes alimentos contribuem para uma rápida subida da glicemia, apresentando, normalmente, uma elevada densidade calórica, contribuindo para o aumento de peso e, simultaneamente, défices de fibras, vitaminas e minerais, não acrescentando qualquer valor nutricional a uma alimentação que deve ser saudável e equilibrada. Estes alimentos, habitualmente pobres em nutrientes essenciais e ricos em energia, devem constituir uma exceção num estilo de vida saudável, que integre um plano alimentar diário equilibrado e uma prática de atividade física.

Em auxílio ao controlo da Diabetes, a educação alimentar tem um papel determinante, nomeadamente, no desmistificar mitos, bem como, o suporte alimentar/nutricional permitindo evitar ou minimizar as flutuações de glicemia, possibilitando o controlo destas, com base nas individualidades de cada diabético e no seu enquadramento quer clínico, quer social, através do acompanhamento personalizado para fazer face à doença e suas complicações.

A Diabetes exige disciplina e moderação. O segredo reside em saber fazer as escolhas alimentares certas, nas proporções adequadas, optando por uma Alimentação Saudável que permita obter prazer nas refeições, sem necessidade de excluir qualquer alimento, nisto prolifera o pensamento comum que, o doente diabético não pode comer determinada fruta por ser “muito doce”, daí a importância das porções ingeridas, descurando a ideia de alimentos proibidos.

Somos líderes das nossas escolhas e reféns das consequências, e a Diabetes é um registo de tal.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Fontanários de Lousada: Obra do fontanário das Quintãs, em Lodares, por terminar

O fontanário das Quintãs, em Lodares, sofreu recentemente algumas obras de requalificação. No...

Ansiedade ou sonho

O aumento galopante dos nossos gastos, fruto sobretudo da inflação, a guerra, o choque energético...

Uma mulher que não esquecemos…

Lúcia Lousada (minha mãe) foi uma grande mulher e já morreu há 19 anos. É claro que a recordo em...

Joaquim Nunes Teixeira: O cidadão humilde

Joaquim Nunes Teixeira, de 89 anos, é natural e ainda residente da freguesia de Cristelos, porém,...

Furto de comida aumenta nos «HIPERS» e Vasco Bessa (AMI) alerta: Há muita pobreza envergonhada

Um agente de segurança de um hipermercado de Lousada revelou a O Louzadense que o número de furtos...

Associação Juventude Mariana Vicentina: Grupo de São Miguel

Cátia Pinheiro, de 28 anos, concedeu uma entrevista enquanto Presidente do Grupo de São Miguel (de...

Ser Mulher

Os talentos e as competências das mulheres têm o mesmo reconhecimento fora de Portugal? Flávia...

Podar árvores de fruto e de jardim: porquê, quando e como?

A poda é uma prática agrícola de extrema importância com o objetivo da eliminação dos...

O lousadense, Diogo Magalhães conquistou a medalha de excelência no 45.º Campeonato Nacional das Profissões

O jovem Diogo Magalhães, de Lousada, formando do Núcleo do CENFIM de Amarante, alcançou uma...

Casa de Juste

Situa-se num alto, sobranceira à estrada nacional que liga Caíde - Felgueiras, e acede-se por um...

Siga-nos nas redes sociais