Esta última quinzena foi rica em acontecimentos importantes para Lousada.
O ano municipal para a ação climática tem por si só um relevo de estratégia municipal, mas também um motivo de envolvimento social em redor de temas que Lousada já está habituado e bem. Não nos podemos alhear dos milhares de lousadenses que já se voluntariaram para campanhas de sustentabilidade ambiental local. Acresce a isto, os prémios que o município tem recebido, na pessoa do vereador Manuel Nunes, como no caso desse último promovido pela Unesco.
Claro que nem tudo estará bem nestes assuntos, daí a nossa preocupação em acompanhar o mais possível as inquietações que sejam relevadas pelos nossos concidadãos. Não nos cabe fazer juízos de valor, mas sim levantar questões e apresentar factos que sejam merecedores da reflexão coletiva, para que os nossos leitores consigam formalizar uma opinião o mais assertiva possível.
O nosso Louzadense em destaque é Joaquim Valiñas! Figura ímpar no desporto lousadense e em particular no hóquei em campo. Grande impulsionador da modalidade, bem como cidadão ativo em instituições relevantes para a sociedade lousadense.
Esta edição terá as habituais rubricas ligadas à cultura e ao desporto, onde realçamos o 10.º aniversário da LADEC.
Continuamos a tentar inovar e, nesse sentido, iniciamos uma rubrica dedicada a “Louzadenses com Alma”, que já não estão entre nós, mas que o seu legado não permite esquecê-los, já que deixaram uma marca positiva de cidadania ativa e altruísta no concelho ou na sua freguesia. Esta rubrica é assinada pelo lousadense José Carlos Carvalheiras que, como muitos saberão, foi o autor de alguns livros sobre “Louzadenses”.
E assim se completa mais uma edição recheada de bons momentos de leitura e de reflexão, sempre no desígnio de ilustrar o que mais relevante tem esta “terra prendada”.
Boa leitura!
Editorial – Edição n.º 19

Comentários