
Esta secção que O Louzadense gentilmente me permite iniciar hoje tem como objetivo primordial desenvolver um trabalho que visa eleger as 25 pessoas que na história moderna de Lousada se destacaram em altruísmo, bairrismo e cidadania.
Numa época civilizacional marcadamente materialista, como é aquela em que vivemos e na qual a carolice escasseia e o pro bono é cada vez mais raro, importa mostrar à saciedade e à sociedade quem foram os promotores e as tecedeiras desses valores em cada uma das freguesias de Lousada.
Tenho vindo a consultar as forças vivas de cada freguesia para eleger as pessoas já desaparecidas que patentearam, nas mais diversas formas, o seu amor pela localidade, o seu sentido cívico e o seu humanismo, ou seja, Louzadenses com Alma.
Mais do que uma homenagem póstuma ou qualquer revivalismo, importa aqui enaltecer esses valores próprios do lousadensismo e que se precipitam para a sua extinção.
Para o arranque desta secção escolhi a freguesia de São Lourenço de Pias, onde a minha auscultação concluiu pela eleição que se segue e cuja resenha biográfica se deve muito à colaboração de Eng.º José António de Bessa Pacheco, filho e homónimo do biografado a quem agradeço, como também a José da Silva (ex-presidente da junta de freguesia de Pias).
Comentários