A 25 de abril celebra-se a revolução, enquanto aguardamos pela liberdade plena.
No dia 25 de abril comemoramos também o primeiro aniversário do jornal “O Louzadense”. Coincidência feliz. No decorrer de um ano a liberdade de imprensa em Lousada foi mais efetiva, apesar de muito ainda estar por concretizar.
Obrigatória e ironicamente confinados em casa, 46 anos depois da revolução de Abril, vamos seguramente valorizar muito mais esta data. A maioria de nós nunca tinha sentido verdadeiramente a falta de liberdade. O covid-19 veio avisar-nos que a liberdade não é um dado adquirido. Temos que estar vigilantes. Temos que fazer por merece-la todos os dias e, sobretudo, temos que ser, cada um de nós, construtores dessa mesma liberdade e cidadania plena. Não falta por aí quem queira coartar-nos as liberdades, as individuais e as coletivas.
Em Abril de 1974 anunciaram um tempo novo, de liberdade e de mais e melhor qualidade de vida. Hoje, temos seguramente motivos para comemorar, mas muito ainda falta realizar para atingirmos os principais objetivos da revolução.
A crescente pobreza e o desemprego de muitos concidadãos, o estado caótico do serviço nacional de saúde, o setor da justiça que teima em não funcionar e os problemas ambientais, são algumas das áreas ainda por resolver e que colocam em causa a liberdade de todos nós.
Enquanto pudermos, celebremos, mas acima de tudo, e mais importante, lutemos pela sua concretização!
Coincidência Feliz

Comentários