por | 6 Mai, 2020 | Opinião, Saber(or) Saudável

Tríade: Liberdade, COVID-19 e Alimentação

O 25 de abril de 1974 pauta-se pela Democracia e Liberdade. Abriu portas a avanços, que perfilam o país, na esfera do social, da saúde, da educação, da liberdade das mulheres, entre outros.

A construção progressiva de um Estado Social e de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi um dos projetos empreendidos após a Revolução, extensível a sua relevância, até aos dias de hoje.

Pela atualidade vivida e vivenciada, premente pela pandemia da COVID-19, a construção de outrora do Estado Social e do SNS, denota um papel fundamental e crucial, testando a sua resistência e valência, para colmatar este flagelo, tentando não descurar as outras patologias, já existentes e que vão continuar a existir, aliando o suporte social às famílias.

Os programas para a saúde, têm como prioridade, defender o SNS e promover a saúde. A política de promoção de uma alimentação saudável para a obtenção de ganhos em saúde resulta da intervenção nos vários determinantes, de forma integrada e sistémica, com eixos estratégicos, nas Políticas Saudáveis, contribuindo para a criação de ambientes promotores da saúde e do bem-estar, procurando assegurar oportunidades igualitárias.
Assim, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a Nutrição assume um papel crucial, na melhoria da saúde e na prevenção de doenças, bem como, no tratamento de patologias.

O potencial e papel da Nutrição reve-se de importância, na atualidade, na COVID-19, desmistificando, clarificando e informando, sobre assuntos relacionados com a alimentação e nutrição, nomeadamente, na elucidação relativamente à COVID-19. Se pode ser transmitido através dos alimentos, se podemos reforçar o sistema imunitário através de determinados alimentos ou suplementos alimentares ou, ainda, se é seguro amamentar, bem como, o reforço das boas práticas de higiene e segurança alimentar, na agilização de um sistema imunitário otimizado, com contributo do estado nutricional e de hidratação adequados. Auxiliando na gestão do quotidiano, no que concerne, ao processo de compras alimentares, bem como, nas rotinas alimentares, que requerem ajustes. De reforçar, a importância da alimentação/nutrição na saúde e desenvolvimento das crianças, com a permanência prolongada em casa, para travar a propagação da COVID-19, dada a existência de uma menor atividade física, de alterações nos padrões de compra/escolhas de alimentos, que podem colocar algumas crianças em risco, conduzindo ao ênfase da educação alimentar, pela mão dos pais, educadores e nutricionistas, agentes promotores da alimentação saudável. Não obstante, a nutrição, é uma componente essencial na prestação de cuidados, a todos os doentes internados nas enfermarias (em áreas dedicadas a doentes Covid-19) e na prestação de cuidados da medicina intensiva, podendo reduzir o risco de complicações, através do suporte nutricional, ao doente com COVID-19.

A Liberdade almejada mostra-nos, também no Hoje, que a nossa Liberdade tem consequências, para nós e para os outros. A Liberdade de escolhas alimentares, não é exceção, terá consequências e refletirá na saúde do amanhã, as escolhas de hoje.

Que a Liberdade, seja celebrada em prol da saúde, da nossa e dos outros, para um combate exímio à COVID-19, reemergindo e acentuando o papel da alimentação/nutrição na e pela Saúde.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Resistência e Liberdade» obteve 3.º Prémio no Concurso «25 de Abril, um projeto de Liberdade»

Alunos e professores do AE Dr. Mário Fonseca, envolvidos no Projeto «Resistência e Liberdade»,...

Mostra coletiva de artistas revela vitalidade da arte lousadense

NA BIBLIOTECA MUNICIPAL E CAIS CULTURAL DE CAÍDE DE REI A diversidade de estilos e técnicas são...

Uma centena de jovens na Final Regional do Xadrez Escolar do Norte na Escola Secundária de Lousada

A Escola Secundária de Lousada acolheu, no dia 10 de maio, a final da modalidade de xadrez da...

Sacrifício, Liberdade e Memória da Revolução dos Cravos

No ano em que se comemora os cinquenta anos da Revolução dos Cravos importa mergulhar no passado...

Iluminar Lousada – Uma Luz Solidária para a Cooperativa Lousavidas

O Iluminar Lousada vai realizar-se no dia 18 de maio, e as velas solidárias estão já estão à...

Pimenta na censura dos outros, na minha liberdade é refresco

No passado dia 25 de Abril celebraram-se os 50 anos sobre a revolução que derrubou o regime...

Vinhos das Caves do Monte projetam Lousada no mundo

Freitas de Balteiro: O embrião de uma tradição Em 1947, nas terras férteis da freguesia de...

Caixa Agrícola rejeita lista de sócios candidatos a eleições: Lista avança com Providência Cautelar

A Caixa de Crédito Agrícola de Terras do Sousa, Ave, Basto e Tâmega (CCAM TSABT) está envolta em...

Um pioneiro da comunicação regional

Rafael Telmo da Silva Ferreira, professor e diretor da Valsousa TV Em setembro faz 25 anos que...

A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Tipologias - XII | Capela II A capela podia ser levantada por forma a dar seguimento à fachada da...

Siga-nos nas redes sociais