Opinião de Maria Neto
Exercício da liberdade alimentar
Abril pauta-se pelo mês de comemoração! Alinhado na liberdade frutífera do 25 de abril, um objetivo almejado por muitos, conquistado por alguns e vivido por nós, ainda que, atualmente com condicionantes oriundas do COVID-19, que em parte nos vem colocar à prova no reconhecimento e valorização desta conquista, que importa perpetuar. Com a chegada da liberdade, progressos em direção a um país mais qualificado, inovador e empreendedor surgiram.
Mês de abril, comemoração da liberdade, comemoração do 2º aniversário do jornal Louzadense, fruto da Liberdade, da inovação, do empreendedorismo, da resiliência, no avanço e progresso, na informação da atualidade e de diversas temáticas.
Ora, se estamos perante Comemorações, seja a comemoração do aniversário do jornal, seja a da liberdade conquistada, talvez estas comemorações se materializem em parte em refeições/alimentos/bolos/champanhe e com o encanto dos cravos a dar beleza, cor e significado. Também, o ato de nos alimentarmos é em si um exercício de liberdade, que espelha os nossos processos pessoais de escolha, os nossos mecanismos mentais de seleção. Urge assim, perguntar – Escolhemos o que temos ou temos o que escolhemos? Podemos estar limitados pela situação económica, pelo tempo para planear, comprar ou cozinhar. Porém, a seleção alimentar alinhada com a resiliência, na procura de sentido para cada decisão é nutrir a liberdade pessoal, num caminho livre e com sabor, saboreando a liberdade de comer o que escolhemos, de entre aquilo que temos à disposição.
A alimentação abre-nos espaços, espaços para colocar em prática a liberdade, a resiliência, a criatividade, a flexibilidade, de forma natural ou treinada. A exercitação da própria liberdade está premente no quotidiano, ainda que aparentemente, haja condicionantes, internos e externos.
E, perante e pela Liberdade, festejemos as conquistas, valorizaremos as mesmas, num processo de gerar valor e mudança, quer na sociedade, quer na alimentação.
Sejamos Conscientes do nosso exercício de Liberdade!