A atividade autárquica está estranhamente muito tranquila. Não sabemos se será efeito da pandemia ou se há outras razões até agora desconhecidas, mas de facto a três meses das eleições, parece que a “pandemia” poderá ter enfraquecido alguma “genica” política. Não fora apresentação dos candidatos da coligação “Acreditar Lousada” e ninguém diria que estamos a preparar os próximos quatro anos de poder local.
Bem, resta-nos informar sobre as verdadeiras situações positivas que os lousadenses desenvolvem. Ouvimos o “chef” Luís Moreira, que tem um percurso de excelência, inicialmente na Alemanha e agora por terras portuenses. Lousadense de gema, visita assídua do nosso concelho, demonstrou uma grande simpatia e simplicidade ao disponibilizar-se para o conhecermos melhor.
Pedro Moreira, jogador profissional de futebol, subiu recentemente de divisão ao serviço do Arouca e é mais um lousadense de sucesso, que orgulha a nossa alma louzadense.
Ainda no desporto, temos um lousadense na presidência da Federação Portuguesa de Hóquei. Referimo-nos a Bruno Santos! Professor de profissão, cedo se revelou um excelente praticante da modalidade e atingiu níveis de excelência ao serviço das seleções. Oriundo de uma família em que o desporto corre nas veias, será certamente a pessoa certa para catapultar o hóquei em campo para uma crescente afirmação no panorama desportivo português.
Na rubrica “Cidadania” teremos oportunidade de conhecer Marta Valiñas! Jurista de formação, especialista em direitos humanos tem tido um percurso internacional assinalável, nesta área muito exigente e fundamental para a defesa do ser humano. Será certamente, mais uma boa razão para a conhecermos melhor.
Nesta edição teremos um artigo sobre o projeto Edge Coletivo! Criado por dois jovens criativos que pretendem dar maior visibilidade às artes na sua plenitude. Referimo-nos a José Moreira e Gonçalo Mota, que criaram esse projeto, que em parceria com O Louzadense, revelará através de um revista, as dinâmicas, as personalidades, os talentos, que têm intervenção na pintura/escultura, na música, na literatura, no cinema, na fotografia, enfim, em tudo que se revele como “arte”.
José Martins é o nosso “Grande Louzadense”. Um verdadeiro “self-made man”, que se aventurou com sucesso em diversas áreas de negócio, que nunca deixou de ser um homem simples e disponível para ajudar o próximo. Termina agora um ciclo de presidências da junta de Aveleda. Corresponde perfeitamente ao trabalhador incansável, que não gosta de dar entrevistas, que não sente necessidade de aparecer e de se fazer notar, mas que tem um enorme prazer em ajudar a sua terra e as instituições que lhe vão solicitando apoio. Bem-haja quem assim é e não necessita de se vangloriar do que faz.
O Louzadense está a relevar alguns autarcas em final de mandato ou ex-autarcas, que de uma forma ou outra disponibilizaram muito do seu tempo para a causa pública. Neste ano de eleições autárquicas, continuaremos a ter na rubrica “Grandes Louzadenses”, cidadãos que se dedicaram ao poder local.
A Associação Desportiva de Lousada (AD Lousada) inicia nova época e com os seus setenta e três anos de existência, perspetiva continuar a ser uma referência futebolística do nosso concelho, tanto nos escalões de formação como nos seniores.
O Louzadense continua a destacar estimulantes lousadenses e seus feitos. Assim se robustece o nosso bairrismo.
Continuem a seguir-nos!
Boa leitura!
Comentários