O que espera do novo ano?

INQUÉRITO

Tal como aconteceu no final de 2020, o ano de 2021 chegou ao fim com a crise sanitária da Covid-19 a dominar todas as atenções. As incertezas são novamente mais que muitas, desta vez com a nova variante (Ómicron) a abrir perspetivas diferentes e debates variados acerca das estratégias a adotar para fazer face ao problema.

A pandemia vai desaparecer ou manter-se? Quanto vai encarecer o custo de vida? O preço dos combustíveis vai continuar elevado? Quem vai governar Portugal depois das Legislativas de 30 de Janeiro? Quem vai ser campeão nacional de futebol? A Rússia vai invadir a Ucrânia? Em suma, o que se pode esperar do novo ano? Para esta pergunta sobre o futuro pessoal e social fomos ouvir algumas respostas e, como seria de esperar, todas as pessoas desejam que 2022 seja o ano do fim da pandemia.

Alberto Fernandes (aposentado)

“Jesus já foi embora!”

Para 2022, nos meus desejos já não peço o despedimento do treinador do meu clube. Jesus já foi embora. Ainda bem que tal foi consumado no ano velho.

Em termos desportivos e políticos, tenho que admitir que com tantos casos a vir à baila, vou desacreditando nas pessoas que se querem passar por sérias.

Espero que em 2022 seja o ano de viragem desta pandemia. Desejo ainda que possamos voltar a ter uma vida normal e, claro que seja extensível a toda a Humanidade.

Paulo Sousa (emigrante)

Vai faltar mão-de-obra”

As minhas maiores expectativas e desejos são que o Porto seja campeão e que eu seja eleito deputado pelo RIR.

Chamo a atenção para um pormenor importante no novo ano: no setor da construção vai existir atrasos dos empreiteiros, por falta de mão de obra.

Espero e gostava que o Ano Novo entrasse em Portugal com alma renovada de esperança e alegria para todos os Portugueses em geral e para os Lousadenses em especial.

Sónia Oliveira (Professora)

“Espero que não voltemos ao ensino à distância”

O ano de 2022 vem carregado de esperança. Após dois anos de pandemia, todos esperamos o fim da insegurança trazida pela Covid-19, sendo, na minha opinião, a vacinação massiva a chave para o seu controlo. Por isso, vacinem-se e votos de muita saúde para todos.

Que as pessoas não percam a resiliência e a capacidade de superação. Acreditemos sempre que o melhor está ainda por chegar! Em termos pessoais, espero que não voltemos ao Ensino à Distância, porque a escola é presença, é proximidade, é afeto. Quanto ao resto, que permaneça por perto quem me faz bem e que o FC Porto seja campeão!  Para todos, um novo ano repleto de momentos felizes!

António Sousa (GNR)

“Ultrapassar o grave problema de saúde pública…”

A nível pessoal o que mais desejo é saúde, para mim e para os meus familiares e amigos. Espero continuar a melhorar a nível pessoal e profissional sempre na perspetiva de crescer e ajudar o próximo.

Quanto a Lousada (ai a minha amada Louzada), espero que continue a ser um concelho jovem, interventivo, dinâmico e uma referência para os nossos jovens.

Para Portugal e para o Mundo, espero e desejo que possamos ultrapassar o grave problema de saúde pública (COVID-19) que nos afeta e que os nossos dirigentes políticos, empresários e demais decisores mundiais consigam decidir, de forma a que a constante iminência de crise política, económica e social não se concretize.

Maria do Céu Rocha (Vereadora)

“Saúde e esperança”

Os meus desejos para o novo ano prendem-se com duas palavras muito comuns nesta época, mas que nunca nos fizeram tanto sentido como nos últimos dois anos: saúde e esperança.

Em termos pessoais, espero que 2022 me continue a trazer saúde, bem como aos que me são mais queridos, de modo a poder abraçar os constantes desafios do dia a dia.

Para Lousada, para Portugal e para o Mundo, desejo que se consiga ultrapassar esta pandemia e todos os efeitos nefastos por ela gerados. Que possamos recuperar a nossa liberdade e concentrarmo-nos no desenvolvimento económico e na melhoria do bem-estar da população, em particular dos grupos mais vulneráveis.

O que verdadeiramente precisamos é de saúde e esperança num ano melhor. Cada um de nós pode e deve dar o seu melhor para que o novo ano seja extraordinário. Feliz Ano de 2022 para todos os Lousadenses!

Joaquim Bessa (Deputado municipal do PSD/Lousada)

“Normalidade social”

A nível pessoal, 2022 tem obrigatoriamente e acima de tudo de ser encarado como um ano de esperança, na retoma da normalidade da vida social e dos afetos, esse é o meu maior desejo e acredito que seja o desejo da maioria das pessoas.

Outro dos meus anseios, para o próximo ano, é a estabilidade política que o nosso país tanto necessita e a mesma que seja alcançada através de políticas reformistas, que tragam crescimento e desenvolvimento para Portugal, seguindo um caminho bem diferente do adotado nos últimos anos. Cabe a todos os eleitos no dia 30 de janeiro, ter a maturidade e hombridade para colocar Portugal e os Portugueses em primeiro lugar das suas prioridades.

Resumidamente, que 2022 seja um ano de normalidade social e não menos importante, reformista ao nível de políticas económicas e sociais. Bom ano a todos!

Paula Teixeira da Rocha (diretora escolar)

“Eleição de um Governo sério”

Neste novo ano, o que mais desejo é o fim da pandemia que assolou o mundo e nos privou da nossa liberdade; que possamos viver sem medo de conviver uns com os outros, de fazer projetos, de sonhar.

Para Lousada, desejo que continue um concelho jovem e dinâmico, que continue a crescer a todos os níveis e que se possa voltar às atividades festivas e culturais que nos caracterizam e tantas alegrias nos dão.

Para o nosso país o que mais desejo é a eleição de um Governo sério e com a estabilidade necessária para fazer as reformas essenciais e encetar a retoma económica após estes anos tão difíceis, nos quais todos perdemos tanto.

Em termos pessoais peço saúde para mim e para os meus, ajudar a realizar os sonhos dos meus filhos, manter a minha família unida e feliz. 2022 vai ser um ano decisivo para o projeto do meu filho Pedro, espero que dê o salto decisivo para a construção da sua carreira no mundo da música; profissionalmente quero continuar a desenvolver e a fazer crescer o meu Colégio, contribuindo para a educação e formação de tantos jovens e consolidando a posição de Instituição de Ensino Particular de referência no Vale do Sousa.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Fontanários de Lousada: Obra do fontanário das Quintãs, em Lodares, por terminar

O fontanário das Quintãs, em Lodares, sofreu recentemente algumas obras de requalificação. No...

Ansiedade ou sonho

O aumento galopante dos nossos gastos, fruto sobretudo da inflação, a guerra, o choque energético...

Uma mulher que não esquecemos…

Lúcia Lousada (minha mãe) foi uma grande mulher e já morreu há 19 anos. É claro que a recordo em...

Joaquim Nunes Teixeira: O cidadão humilde

Joaquim Nunes Teixeira, de 89 anos, é natural e ainda residente da freguesia de Cristelos, porém,...

Furto de comida aumenta nos «HIPERS» e Vasco Bessa (AMI) alerta: Há muita pobreza envergonhada

Um agente de segurança de um hipermercado de Lousada revelou a O Louzadense que o número de furtos...

Associação Juventude Mariana Vicentina: Grupo de São Miguel

Cátia Pinheiro, de 28 anos, concedeu uma entrevista enquanto Presidente do Grupo de São Miguel (de...

Ser Mulher

Os talentos e as competências das mulheres têm o mesmo reconhecimento fora de Portugal? Flávia...

Podar árvores de fruto e de jardim: porquê, quando e como?

A poda é uma prática agrícola de extrema importância com o objetivo da eliminação dos...

O lousadense, Diogo Magalhães conquistou a medalha de excelência no 45.º Campeonato Nacional das Profissões

O jovem Diogo Magalhães, de Lousada, formando do Núcleo do CENFIM de Amarante, alcançou uma...

Casa de Juste

Situa-se num alto, sobranceira à estrada nacional que liga Caíde - Felgueiras, e acede-se por um...

Siga-nos nas redes sociais