O que espera do novo ano?

INQUÉRITO

Tal como aconteceu no final de 2020, o ano de 2021 chegou ao fim com a crise sanitária da Covid-19 a dominar todas as atenções. As incertezas são novamente mais que muitas, desta vez com a nova variante (Ómicron) a abrir perspetivas diferentes e debates variados acerca das estratégias a adotar para fazer face ao problema.

A pandemia vai desaparecer ou manter-se? Quanto vai encarecer o custo de vida? O preço dos combustíveis vai continuar elevado? Quem vai governar Portugal depois das Legislativas de 30 de Janeiro? Quem vai ser campeão nacional de futebol? A Rússia vai invadir a Ucrânia? Em suma, o que se pode esperar do novo ano? Para esta pergunta sobre o futuro pessoal e social fomos ouvir algumas respostas e, como seria de esperar, todas as pessoas desejam que 2022 seja o ano do fim da pandemia.

Alberto Fernandes (aposentado)

“Jesus já foi embora!”

Para 2022, nos meus desejos já não peço o despedimento do treinador do meu clube. Jesus já foi embora. Ainda bem que tal foi consumado no ano velho.

Em termos desportivos e políticos, tenho que admitir que com tantos casos a vir à baila, vou desacreditando nas pessoas que se querem passar por sérias.

Espero que em 2022 seja o ano de viragem desta pandemia. Desejo ainda que possamos voltar a ter uma vida normal e, claro que seja extensível a toda a Humanidade.

Paulo Sousa (emigrante)

Vai faltar mão-de-obra”

As minhas maiores expectativas e desejos são que o Porto seja campeão e que eu seja eleito deputado pelo RIR.

Chamo a atenção para um pormenor importante no novo ano: no setor da construção vai existir atrasos dos empreiteiros, por falta de mão de obra.

Espero e gostava que o Ano Novo entrasse em Portugal com alma renovada de esperança e alegria para todos os Portugueses em geral e para os Lousadenses em especial.

Sónia Oliveira (Professora)

“Espero que não voltemos ao ensino à distância”

O ano de 2022 vem carregado de esperança. Após dois anos de pandemia, todos esperamos o fim da insegurança trazida pela Covid-19, sendo, na minha opinião, a vacinação massiva a chave para o seu controlo. Por isso, vacinem-se e votos de muita saúde para todos.

Que as pessoas não percam a resiliência e a capacidade de superação. Acreditemos sempre que o melhor está ainda por chegar! Em termos pessoais, espero que não voltemos ao Ensino à Distância, porque a escola é presença, é proximidade, é afeto. Quanto ao resto, que permaneça por perto quem me faz bem e que o FC Porto seja campeão!  Para todos, um novo ano repleto de momentos felizes!

António Sousa (GNR)

“Ultrapassar o grave problema de saúde pública…”

A nível pessoal o que mais desejo é saúde, para mim e para os meus familiares e amigos. Espero continuar a melhorar a nível pessoal e profissional sempre na perspetiva de crescer e ajudar o próximo.

Quanto a Lousada (ai a minha amada Louzada), espero que continue a ser um concelho jovem, interventivo, dinâmico e uma referência para os nossos jovens.

Para Portugal e para o Mundo, espero e desejo que possamos ultrapassar o grave problema de saúde pública (COVID-19) que nos afeta e que os nossos dirigentes políticos, empresários e demais decisores mundiais consigam decidir, de forma a que a constante iminência de crise política, económica e social não se concretize.

Maria do Céu Rocha (Vereadora)

“Saúde e esperança”

Os meus desejos para o novo ano prendem-se com duas palavras muito comuns nesta época, mas que nunca nos fizeram tanto sentido como nos últimos dois anos: saúde e esperança.

Em termos pessoais, espero que 2022 me continue a trazer saúde, bem como aos que me são mais queridos, de modo a poder abraçar os constantes desafios do dia a dia.

Para Lousada, para Portugal e para o Mundo, desejo que se consiga ultrapassar esta pandemia e todos os efeitos nefastos por ela gerados. Que possamos recuperar a nossa liberdade e concentrarmo-nos no desenvolvimento económico e na melhoria do bem-estar da população, em particular dos grupos mais vulneráveis.

O que verdadeiramente precisamos é de saúde e esperança num ano melhor. Cada um de nós pode e deve dar o seu melhor para que o novo ano seja extraordinário. Feliz Ano de 2022 para todos os Lousadenses!

Joaquim Bessa (Deputado municipal do PSD/Lousada)

“Normalidade social”

A nível pessoal, 2022 tem obrigatoriamente e acima de tudo de ser encarado como um ano de esperança, na retoma da normalidade da vida social e dos afetos, esse é o meu maior desejo e acredito que seja o desejo da maioria das pessoas.

Outro dos meus anseios, para o próximo ano, é a estabilidade política que o nosso país tanto necessita e a mesma que seja alcançada através de políticas reformistas, que tragam crescimento e desenvolvimento para Portugal, seguindo um caminho bem diferente do adotado nos últimos anos. Cabe a todos os eleitos no dia 30 de janeiro, ter a maturidade e hombridade para colocar Portugal e os Portugueses em primeiro lugar das suas prioridades.

Resumidamente, que 2022 seja um ano de normalidade social e não menos importante, reformista ao nível de políticas económicas e sociais. Bom ano a todos!

Paula Teixeira da Rocha (diretora escolar)

“Eleição de um Governo sério”

Neste novo ano, o que mais desejo é o fim da pandemia que assolou o mundo e nos privou da nossa liberdade; que possamos viver sem medo de conviver uns com os outros, de fazer projetos, de sonhar.

Para Lousada, desejo que continue um concelho jovem e dinâmico, que continue a crescer a todos os níveis e que se possa voltar às atividades festivas e culturais que nos caracterizam e tantas alegrias nos dão.

Para o nosso país o que mais desejo é a eleição de um Governo sério e com a estabilidade necessária para fazer as reformas essenciais e encetar a retoma económica após estes anos tão difíceis, nos quais todos perdemos tanto.

Em termos pessoais peço saúde para mim e para os meus, ajudar a realizar os sonhos dos meus filhos, manter a minha família unida e feliz. 2022 vai ser um ano decisivo para o projeto do meu filho Pedro, espero que dê o salto decisivo para a construção da sua carreira no mundo da música; profissionalmente quero continuar a desenvolver e a fazer crescer o meu Colégio, contribuindo para a educação e formação de tantos jovens e consolidando a posição de Instituição de Ensino Particular de referência no Vale do Sousa.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Autores foram às escolas oferecer livros do Plano Municipal de Leitura

No seguimento das VIII Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lousada, que decorreram nos dias 17 e 18...

Natal Associativo a partir de quinta-feira

A época de Lousada Vila Natal já começou, com iluminação das ruas e abertura da Pista de Gelo. O...

Inauguração da exposição “Unidos Venceremos!” com Pacheco Pereira

No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, foi inaugurada, no dia 24 de novembro, a...

Lousada tem 4.3 milhões para construir e requalificar Centros de Saúde

O Dr. Nelson Oliveira, Vereador da Saúde da Câmara Municipal de Lousada anunciou hoje, na reunião...

Escola: um espelho do Antigo Regime

ABRIL LOUZADENSE (IV) O ensino escolar tinha como regra sagrada “obedecer, obedecer, obedecer”....

Grande polo de formação desportiva

ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E DESPORTIVA DE ROMARIZ Fundada em 1977, a Associação Recreativa e...

Mentes Brilhantes para abordar Cibersegurança

No dia 30 de novembro, quinta-feira, realiza-se uma nova edição de Mentes Brilhantes com o tema...

População pressiona Câmara para reabrir avenida Sr. dos Aflitos ao trânsito

PROBLEMAS DA CIRCULAÇÃO AUTOMÓVEL EM LOUSADA São várias as reclamações e sugestões que se colhem...

Nunca é tarde para realizar sonhos e concretizar projetos

JOSÉ FERREIRA NETO O “bichinho” da pintura esteve quase sempre presente na intensa vida artística...

Cecília Mendonça é uma super atleta

COMEÇOU NA PATINAGEM E ESTÁ NO TRIATLO Mãe de dois filhos, Francisco (5 anos) e Duarte (3 anos),...

Siga-nos nas redes sociais