O Concelho de Lousada na segunda metade do século XVIII – Caracterização geral do concelho.
A Freguesia de Santo André de Cristelos nas Memórias Paroquiais.

De Cristelos, década vinte do séc. XX.
Estendia-se por um vale “de singelos campos de cultura”, como afirma José Augusto Vieira no seu Minho Pitoresco, e estava «cituada em hum valle entre sinco montes de pouca entidade”, segundo a sua Memória Paroquial.
Desta freguesia avistava-se a Vila de Arrifana de Sousa, que ficava a uma légua de distância; era constituída por oito lugares: Lagoa, Agro do Favo, Crasto, Baixo, Costa, Barreiro, Burgo, Marecos, alcançando oitenta e nove fogos e trezentos e dezoito habitantes.
Em 1706 a freguesia de Santo André de Cristelos era abadia do Mosteiro de Vilela, com reserva, e tinha a obrigação de dar um jantar e ceia, anualmente, ao Prior do Mosteiro e a dois homens a cavalo, assim como a todos os que fossem a pé como acompanhantes; rendia, anualmente, duzentos e vinte mil réis, rendimento aumentado, em 1751 para duzentos e oitenta mil réis.

Segundo a sua Memória Paroquial, o abade era “alternativa a aprezentaçam a saber Sua Santidade, o Senhor Ordinario do mesmo Bispado, e os Religiosos de Santo Agostinho do Convento de Nossa Senhora do Pillar da Serra da cidade do Porto, e rendera annualmente quatro centos e sincoenta para quinhentos mil reis.” Em 1801, os frades Crúzios do Mosteiro de Vilela apresentavam o pároco. Rendia, então, por ano, seiscentos mil réis.
A imagem de Santo André, padroeiro desta freguesia, estava colocada no altar da capela-mor da igreja paroquial, do lado do evangelho; o altar que se situava à esquerda era da irmandade das Almas, ali representadas pictoricamente; a sua festa era no mesmo dia da romaria de St.º André, promovida pelos seus titulares.
Envolviam esta freguesia cinco montes, de pouca importância: Laboreiros, Pensucos, Urjal, S. Domingos e da Costa.
Obras Consultadas:
I. A. N./ T. T. – Dicionário Geográfico. 1758, vol. 11; CARDOSO, P. Luís – o. c., p. 641; COSTA, Américo – o. c., p. 496; COSTA, P. António Carvalho – o. c., p. 338; Lousada Terra Prendada, p. 89; SILVA, José Carlos Ribeiro da – o. c., p. 121; OLIVEIRA, Rosa Maria – o. c., p. 53; CARDOSO, P. Luís – o. c., p. 642. BAPTISTA, João Maria – o. c., p. 683; Dicionário Enciclopédico das Freguesias. – o. c., p. 251; D’ ALMEIDA, António – o. c., p. 108; LEAL, Augusto Soares d’ Azevedo Barbosa de Pinho – o. c., p. 534; COSTA, Agostinho Rebelo da – Descrição e Topográfica e Histórica da Cidade do Porto, o. c., p. 128.
Comentários