por | 4 Jul, 2022 | Educação, Sociedade

Programa DICAS: A educação como prioridade

O programa DICAS (Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade) começou como um projeto piloto no ano de 2006, tendo como objetivo a intervenção direta nas escolas dos quatro Agrupamentos de Lousada para combater o abandono escolar. Na época, esta situação verificava-se, porém, nos dias de hoje, as coisas evoluíram e os casos tornam-se residuais. Conheça os três projetos inovadores que compõem este programa. 

Inicialmente, o programa era constituído por vários projetos que, à medida do tempo, foram adequados e atualizados às necessidades verificadas. Ou seja, ao longo dos anos implementam-se novos projetos e redescobrem-se estratégias para dar resposta às constantes alterações no mundo da educação. Todos os anos, conforme Bruno Fernandes e António Cardoso, psicólogos do município de Lousada, é realizada uma reformulação juntamente com as entidades de ensino do concelho. 

As alterações e evoluções desde o início foram algumas. Neste momento, aufere de três projetos que são a estrutura do programa DICAS. O Projeto “SEA – Sinalização, Encaminhamento e Acompanhamento” deu início a este programa, ou seja, foi desenvolvido em 2006, entrando em vigor no ano letivo de 2007/2008.

Este é realizado de forma transversal a todos os ciclos de ensino, desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário, bem como é realizado também uma articulação com todos os educadores de infância, professores e diretores de turma. O propósito é albergar se existe alguma problemática que esteja a prejudicar o aluno. De imediato, é feita uma sinalização para o psicólogo da escola. O mesmo vai perceber a situação e serve de ponte de ligação para outros serviços. Ou seja, encaminha determinado discente para o sítio adequado para resolver as questões, nomeadamente: ação social, CPCJ; medicina, entre tantas outras.

As situações são referenciadas, acompanhadas e trabalhadas de forma articulada com o tecido social do concelho. Desde o seu começo, os números do insucesso escolar e do abandono escolar mudaram bastante, graças ao projeto SEA. Este é o que ocupa a maior parte do tempo, uma vez que funciona desde o início do ano letivo até ao final do mesmo. 

Além deste, existem mais dois projetos que são mais específicos. O projeto “Pré-SEA” foi implementado desde o ano letivo 2009/2010 e é direcionado a todas as crianças a partir dos 4 anos de idade, que frequentam os jardins de infância públicos do concelho. É feito um rastreio das aptidões e competências adquiridas, realizado no primeiro período. Após o mesmo são fornecidos os respetivos dados obtidos a cada educador de infância, para os mesmo auferirem a situação. Em muitos casos, é necessário haver reforço em alguma área ou o encaminhamento para alguma especialidade. 

O objetivo é haver uma intervenção, cada vez mais, precoce para prevenir o insucesso escolar. Através do rastreio é possível obter onde determinada criança se encontra relativamente à média, isto é, se situar-se abaixo desta será intervencionada. Por hábito os serviços mais comuns são: terapia da fala, oftalmologia e avaliação médica. 

Como referido, a perspetiva deste é a prevenção de situações mais graves que possam ocorrer e com a deteção existir uma intervenção rápida, no sentido de não causar maior perturbação.  Este é um projeto único em Portugal de ação ao nível do pré-escolar no ensino público e nos últimos 12 anos letivos, quase 5.000 crianças foram rastreadas.

Com base nos resultados e conclusões alcançadas, a equipa do DICAS achou pertinente encontrar respostas específicas de intervenção ao nível da linguagem e consciência fonológica, visto que são áreas com maior dificuldade. Nesta sequência, existem dois projetos pilotos que estão a decorrer, porém ainda não estão incorporados no programa DICAS que vêm dar resposta aos resultados do Pré-SEA e às dificuldades encontradas. 

Dessa forma, foram efetuados contatos com especialistas nesta área, nomeadamente a Doutora Joana Cruz, tendo esta elaborado uma proposta de “Promoção Da Leitura E Da Escrita Através De Uma Intervenção Multinível Na Educação Pré-Escolar “, a qual foi apresentada e aprovada por todos os responsáveis pelos Agrupamentos de Escolas do Concelho. Posto isto, este ano letivo (2021/2022] foi plenamente desenvolvido. 

Além destes dois projetos, existe o “Orienta-te e Segue”. Este projeto de orientação vocacional é dirigido a alunos do 9º ano e 12º ano de escolaridade. O mesmo inicia-se em janeiro de cada ano letivo e vai até ao final do mesmo. Com várias ações, nomeadamente, doze ações é um dos projetos com maior sucesso. Este é padronizado em cada um dos agrupamentos, na medida em que todos são parceiros do município e, consequentemente, do programa DICAS. Todos os psicólogos, sejam do Ministério da Educação ou do município de Lousada, têm uma coordenação comum do programa e todas as ações implementadas em determinada escola são também enraizadas nas restantes. De ressalvar, que esta política é realizada em todos os projetos do programa DICAS. 

Os materiais são iguais em todos os estabelecimentos de ensino, fornecidos e pagos pelo município. Todos os técnicos de psicologia, de três em três semanas reúnem para perceber como as coisas estão a correr, entre outras coisas. Desde o início, que a igualdade e uniformidade está presente. 

Relativamente ao Orienta-te e Segue, bem como nos outros projetos, é apresentado aos encarregados de educação, no sentido de recolher autorização. Após este passo, apresenta-se o mesmo aos alunos com o intuito de perceber se eles querem ou não participar. O projeto não é obrigatório e, acima de tudo, o município pretende que os alunos participem de forma consciente e responsável. Dado o passo mais burocrático, é implementado uma série de ações que passam por desmistificar várias questões relacionadas com o mundo do trabalho. Além disso, é feita uma abordagem ao sistema do ensino português para que os discentes tenham noção das vias de acesso disponíveis, assim como das vantagens e desvantagens de cada saída. 

Outra ação muito importante e apelativa é o “Aprendiz por 1 Dia”. Esta ação tem como destinatários todos os jovens que frequentam as sessões de orientação vocacional, através da qual têm oportunidade de, durante um dia, acompanhar um profissional ao longo das suas funções diárias e participar nas tarefas quotidianas de um dia de trabalho. Por hábito, é realizado nas férias de páscoa, porém, este ano funcionará em mais duas fases no mês de julho. 

A visita à feira Qualifica é também feita. Inicialmente, era destinada aos alunos do 9º ano, contudo a equipa do DICAS chegou à conclusão que o tipo de amostra profissional era mais direcionada para os alunos do 12º ano. 

No fundo, desde 2006, que o programa DICAS pretendeu criar uma rede de trabalho e convergir tudo num técnico que direciona para os sítios corretos. Antigamente, era tudo mais difuso e confuso dentro das escolas. Por exemplo, o professor detetava determinada situação e não sabia a quem recorrer. Desde a instituição do programa DICAS o problema foi colmatado e, hoje, existe um elo de ligação. 

Como referido, à medida que as coisas vão evoluindo surgem realidades desconhecidas que encaminham à reestruturação dos próprios projetos. A educação será sempre a prioridade é, exemplo disso, o investimento que o município tem feito ao longo dos anos. Além do mais, fruto do sucesso do programa DICAS é o próprio ter sido alvo de candidatura da Comunidade Intermunicipal Tâmega e Sousa para que outros concelhos pudessem auferir do programa. Naturalmente, demonstra o reconhecimento do trabalho que Lousada está a fazer em termos de educação. 

O Louzadense contactou o Vereador do pelouro da Educação, na sequência do Programa DICAS. 

Aborde os principais projetos desenvolvidos pelo DICAS, ao longo dos anos?

São 3 projetos básicos que têm vários eixos cada um. O Pré-SEA destina-se às crianças do pré-escolar e consiste num conjunto de rastreios, aos 4 anos de idade, que se centram em aspetos motores, visuais e de aptidões e competências. Sempre que necessário as crianças são encaminhadas para os serviços competentes na área identificada como deficitária. Respondendo a algumas debilidades encontradas foi lançado recentemente um novo eixo de intervenção: Promoção da Leitura e da Escrita através de uma Intervenção Multinível na Educação Pré-Escolar. Todo este trabalho é feito em estreita colaboração com as Educadoras de Infância e sob a sua supervisão.

Outro dos projetos é designado por SEA (Sinalização, Encaminhamento e Acompanhamento), mais transversal em termos de idades, olha os alunos nas suas diferentes dimensões pessoal, familiar e social; parte de uma sinalização de um professor, de um não docente, de um próprio pedido de ajuda do aluno, etc. A situação é avaliada e decidida a intervenção a adotar que pode passar por uma avaliação psicológica, seguida de acompanhamento, ou encaminhamento para serviços diversos como a saúde, segurança social, etc. Os psicólogos envolvidos neste projeto (do Município e das Escolas) reúnem com frequência com outros técnicos onde é feito o encaminhamento das situações identificadas para essas áreas.

O 3º projeto trabalha a dimensão da orientação vocacional, começa no 9º ano e prolonga-se pelo Ensino Secundário e designa-se “Orienta-te e segue”. Organiza-se em sessões para alunos, encarregados de educação, visitas a feiras de educação e formação, experiências imersivas no mundo do trabalho através do “Aprendiz por um dia” (9º ano) e “Férias Ativas” (10º ano).

2 – Considera um programa pioneiro e revolucionário, levando em consideração o panorama escolar?

Estas diferentes vertentes integradas num programa único, constitui-se como um programa pioneiro e muito contribuiu para a redução do insucesso escolar e do abandono escolar que já tiveram no concelho uma expressão severa. Quando foi lançado, estava quase exclusivamente dependente dos psicólogos da autarquia, mas nos últimos anos, com a contratação de psicólogos pelas escolas, o trabalho é mais partilhado, com mais contribuições e logo com um olhar mais atento a cada caso. O programa DICAS tem chamado a atenção de muitos profissionais de psicologia e do mundo académico e tem sido adotado por muitos Municípios nomeadamente no âmbito do PIICIE, o que para nós é uma enorme satisfação.

3 – Qual a importância do DICAS para os estudantes e, consequentemente, para o município de Lousada?

Atribuímos ao DICAS uma grande importância na nossa estratégia para educação no concelho, já que tem concorrido para melhoria dos indicadores. Se atendermos ao facto de, desde 2007, terem sido efetuados quase 45 000 atendimentos a alunos e mais de 9 000 a encarregados de educação, quase 3 000 avaliações psicológicas e quase 5 000 rastreios a crianças do pré-escolar percebemos bem do impacto no número de situações resolvidas ou mitigadas. Simultaneamente tem sido feio um trabalho de formação contínua para os psicólogos do Município e das Escolas (Ciclos de Formação) e adquiridos conjuntos muito significativos de testes psicológicos e de outras provas (nomeadamente vocacionais) que se constituem como instrumentos trabalho fundamentais e que as Escolas têm dificuldade em adquirir. Esta é uma história de sucesso, que não é só do Município, mas também das Escolas e dos seus profissionais. Das direções que acreditam no projeto, dos professores e educadores que sinalizam, colaboram e contribuem com informações e necessidades para introduzir novos eixos de atuação, dos psicólogos das escolas que têm uma colaboração sistemática e que carregam para o DICAS novas ideias e novas competências. Este sucesso mede-se com percursos escolares das nossas crianças e jovens mais equilibrados e felizes.

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