A implementação de políticas de juventude consentâneas com as necessidades da nossa população medem-se por resultados ou dados oficiais e não pela existência ou não de um conjunto de intenções escritas que de nada valem se não forem sensatas. Exequíveis e práticas.
Comemoramos o Ano Internacional da Juventude e depois de em 2021 termos connosco os dados dos Censos, observamos que as políticas de juventude em Lousada, devidamente integradas com as mais diversas áreas, estão a resultar.
Somos um concelho jovem, dos mais jovens a nível nacional e com dados que comprovam isso mesmo na nossa região e no país.

Se não existe qualquer dúvida com o crescimento populacional que Lousada tem vindo a assistir, o mesmo acontece com o aumento de habitações e a vinda de jovens casais para a nossa terra com o intuito de constituir família. Prova disso são os dados dos últimos dois anos em que aumentamos o número de alunos no pré-escolar, com mais 11 turmas dispersas pelas várias freguesias do concelho.

Estão também em fase inicial para construção, novas creches também por diversas freguesias, e apesar do crescimento e aumento de preços imobiliários, existem projetos de construção de habitação a custos acessíveis.
Tudo isto num concelho em que a oferta desportiva é de renome e recentemente reconhecida com o Complexo Desportivo do Ano a par de Rio Maior, uma oferta cultural diversificada, a aposta na proteção ambiental perfeitamente ímpar com tudo aquilo que se faz na Europa e com cada vez mais oportunidades formativas e profissionais para os nossos jovens, caso contrário, não tínhamos este saldo migratório positivo.
Um concelho onde a opinião dos jovens conta e é executada, como tem sido evidente com a belíssima aposta no Orçamento Participativo Jovem que tão boas experiências e infraestruturas tem trazido a Lousada.
Este é um balanço importante de ser feito e o que realmente nos importa na defesa e promoção dos direitos dos jovens e das oportunidades que lhes devem ser concedidas.
Evidentemente que muito há a fazer mas mais do que nos centrarmos em conflitos de datas de festividades, o nosso propósito é a luta pela melhoria constante do que a nossa terra poderá dar à nossa juventude.
E não, não pensamos que tudo nos deve ser dado. A juventude é a fase das nossas vidas em que devemos arriscar, viajar, conhecer mundo e outras experiências, até passar por situações de difícil resolução num processo de aprendizagem contínua. O que pretendemos é que possibilitem a todos, as melhores condições possíveis para conseguirmos elevar e melhorar, em conjunto a nossa amada Vila de Lousada.
O Secretariado da Juventude Socialista de Lousada
Comentários