por | 2 Out, 2022 | Política, Sociedade

Diogo Aires – Presidente da Junta de Freguesia de Sousela

“Quando temos gosto pela nossa freguesia e pelas pessoas, existe sempre uma aptidão de querer servir”

Diogo Agostinho Carvalho Aires, nascido a 17 de outubro de 1986, é o Presidente da Junta de Freguesia de Sousela desde 2017. Representa o Partido Social Democrata na terra que o viu nascer e crescer. Recandidatou-se, no ano transato, e venceu. Através da presença que faz a diferença pretende continuar a responder às necessidades dos souselenses. Acompanhe a entrevista e fique a par de todas as pretensões deste autarca. 

Com 35 anos de idade, prestes a completar mais um ano de vida, Diogo Aires disponibilizou-se a prestar uma entrevista a’O Louzadense. Bem disposto e prestável são algumas das características que saltam à primeira impressão, porém, muito mais é digno de se afirmar. 

Natural e residente em Sousela, desde cedo, procurou conhecer bem as necessidades da sua freguesia. E, sem dúvida, esse foi um dos motivos que o levou a enveredar pela política. Para mais, o gosto por fazer algo bom pelas gentes da sua terra também contou na hora da decisão. 

Corria o ano de 2017 quando foi convidado para ser cabeça de lista numa candidatura à Junta de Freguesia de Sousela. O autarca aceitou o convite e em boa hora o fez pois venceu as eleições pela Coligação Lousada Viva (PSD/CDS). “Foi um grande desafio”, sublinha. Através deste cargo, auferiu a oportunidade de se envolver na freguesia de uma maneira diferente. 

Questionado acerca do seu estilo de gestão, de imediato, refere que se trata de uma gestão bastante apertada. Segundo o próprio, o orçamento não é muito elevado e, por consequência, a junta encontra-se bastante condicionada para realizar alguns projetos. Trata-se de uma situação que necessita de boa logística e administração para que tudo flua da melhor forma possível. 

“Gerir os serviços da freguesia, administrar, e conservar o seu património”, declara aquando da interrogação sobre a função de uma junta. Neste sentido, procura fazer o referido desde o dia em que assumiu o seu cargo. Diogo acredita que é fundamental estar presente e disponível para ouvir a população e, além disso, fazer de tudo para responder às necessidades o mais breve possível. 

Sede da Junta de Freguesia de Sousela

A Junta de Freguesia de Sousela é composta pelo Presidente e o seu respetivo executivo: a tesoureira, Lília Susana Ferreira Carneiro, e a secretária, Sílvia Marlene Ferreira Moreira. A importância destas pessoas para o autarca é imensa, na medida em que são o motor de arranque na resolução de todos os problemas. “O meu executivo dá-me energia para continuar”, salienta. 

São vários os projetos que já foram implementados desde 2017 e aqueles que estão no papel prontos a serem colocados em prática. Inicialmente, referindo o que já foi executado. Maiores acessibilidades foi sempre uma preocupação e, desta forma, deu-se o alargamento de vias e mais iluminação pública. A inserção de recursos humanos e equipamentos para a realização da limpeza das vias e dos espaços públicos foi um dos cuidados emergentes. 

Um dos projetos que se encontra em cima da mesa é o alargamento da Rua da Soeira. Tal sucede-se derivado às necessidades de acesso ao setor industrial, um projeto bastante apoiado pelo Município de Lousada. 

Atualmente, em fase de execução encontram-se: o alargamento do cemitério e a pavimentação da Ruela Emília Alves e da Ruela da Moimenta. Contudo, de acordo com o próprio, ainda existe muito por fazer e para evoluir. 

Após ter exercido o primeiro mandato e encontrando-se no início do segundo mandato, o autarca afirma que o balanço é bastante positivo. Os projetos que conseguiram desenvolver, o crescimento e a experiência são fatores a favor deste executivo. Porém, todos os dias são um desafio onde o trabalho árduo é a palavra-chave. 

“Um povo humano, paciente e humilde”, refere acerca dos habitantes de Sousela. E é por eles, pelos souselenses, que tudo vale a pena. Desta forma, pretende exercer os três mandatos consecutivos. Ou seja, daqui a 5 anos espera estar a desempenhar a função de Presidente da Junta, realizada com todo o gosto. 

Os seus tempos livres são ocupados junto à sua família. “É o meu refúgio e o meu ponto de abrigo”, afirma sobre o seu núcleo pessoal. A pessoa para lá do presidente? É  uma pessoa que sabe o que quer e que luta sempre pelos seus objetivos. 

Quanto às perspetivas de futuro, o autarca quer continuar a estar disponível para servir a sua freguesia. “Quando temos gosto pela nossa freguesia e pelas pessoas, existe sempre uma aptidão de querer servir”, conclui Diogo Aires.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Artur Faria demite-se da Caixa Agrícola

Artur Faria, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras...

Município integra projeto 2030 Youth Vision

"Queres construir um mundo mais justo e sustentável?" é a designação da iniciativa que vai ser...

Era uma vez uma praça do Românico (parte II)

Construtor contesta anulação da obra No seguimento da reportagem publicada na nossa edição...

AGRADECIMENTO

MARIA LUISA PAULA PEREIRA DE BESSA MACHADO (22 de Agosto 1947 a 11 de Setembro 2023) A família...

Apresentação do 6.º volume da Revista Lucanus

O 6.º volume da Revista Lucanus - Ambiente e Sociedade vai ser apresentado no dia 21 de setembro,...

Siga-nos nas redes sociais