Habitação Jovem em Lousada: PS abstêm-se e Coligação Acreditar Lousada vota favoravelmente
Decorreu no passado dia 29 de outubro mais uma sessão ordinária da Assembleia Municipal de Lousada do quadriénio 2021-2025.
Por Ana Cristina Moreira, deputada municipal da Coligação Acreditar Lousada (PPD/PSD.CDS-PP), foi apresentada a Moção “Habitação Jovem Permanente em Lousada”, moção esta que salientava a importância de políticas de habitação favoráveis aos jovens lousadenses para a sua emancipação. É importante lembrar que, segundo a EUROSTAT 2022, a média de saída dos jovens da casa dos pais em Portugal é de 33,6 anos, devendo-se isto a fatores como baixos salários, preços dos materiais para a construção, especulação imobiliária, taxas e impostos. Estes fatores traduzem-se em entraves para qualquer pessoa, mas em especial para os jovens que pretendem construir, reconstruir ou adquirir um imóvel ao qual possam chamar de lar.
Medidas como a isenção da taxa de licenciamento; isenção do IMT a jovens munícipes que adquiram a primeira habitação permanente; criação do Programa “Arrendamento Jovem” a custos acessíveis e a criação de incentivos fiscais e financeiros para a construção ou reabilitação sustentável de imóveis no concelho de Lousada foram medidas que configuravam a proposta apresentada.
A moção foi aprovada, mas apenas com 12 votos favoráveis da Coligação Acreditar Lousada, uma vez que o Partido Socialista preferiu ter 22 abstenções.
A Coligação Acreditar Lousada não tem dúvidas quanto à mais-valia e pertinência das propostas apresentadas, pois pensar no futuro dos jovens do nosso concelho deve ser uma das prioridades do município.
Ana Cristina Moreira
Presidente da JSD Lousada / Deputada Municipal Coligação Acreditar Lousada (PPD/PSD.CDS-PP)
Comentários