por | 19 Jan, 2023 | Sociedade

Garagem Gatel: 50 anos de existência

A Garagem Gatel completa 50 anos desde a sua fundação. Este marco histórico é carregado de valores e princípios como a seriedade da equipa que, por conseguinte, encaminha à confiança dos clientes. São uma estrutura que providencia todos os serviços no mercado automóvel e, ainda, são pioneiros na formação da maioria dos indivíduos da área. 

A Garagem Gatel foi criada por Francisco Barbosa e, hoje, Hugo Barbosa e Diogo Barbosa comandam a oficina de automóveis. Os filhos do proprietário, desde cedo, iniciaram a sua atividade profissional na empresa do progenitor. Assim sendo, Diogo enquanto filho e gerente concedeu uma entrevista onde abordou os 50 anos de existência. 

Inicialmente, a Garagem Gatel foi constituída à beira dos atuais correios em Lousada, no edifício do antigo Grande Hotel, originando o nome da oficina. De seguida, mudou-se para onde se situa o posto de abastecimento da BP e, posteriormente, passou para as atuais instalações na Estrada Carreira da Areia 371, em Nogueira. 

“A minha missão e do meu irmão é dar continuidade ao trabalho do meu pai”, aborda o seu propósito com a oficina de reparação de automóveis, pintura, chapeiro e mecânica. Como referido, os filhos mantêm-se à frente, porém, Francisco Barbosa continua a visitar todos os dias a empresa e a acompanhar tudo desta. 

Francisco Barbosa, Hugo Barbosa e Diogo Barbosa

Os valores que motivaram o crescimento foram a seriedade da equipa que, consequentemente, transmitiu a confiança certa aos clientes oriundos do concelho e de várias freguesias limítrofes. Segundo o próprio, no ramo automóvel as situações não são tão claras como deveriam ser, mas o princípio da Garagem Gatel é não andar em rodeios e cumprir tudo dentro do prazo estipulado. 

Naturalmente, estes fazem com que a empresa se mantenha num patamar elevado ao nível do mercado automóvel. “Os clientes entregam a viatura e nós resolvemos o problema por completo, com bastante profissionalismo e qualidade”, afirma acerca da fórmula de sucesso. 

Não existem funcionários que estejam a datar de início. Hoje em dia, 10 elementos compõem a equipa e, embora não haja ninguém desde o começo, alguns completam mais de 30 e 40 anos de serviço à casa. 

“É importante referir que em 90% das oficinas existentes em Lousada, os proprietários passaram pela Garagem Gatel e depois abriram um negócio”, refere. A empresa que completa 50 anos de existência foi uma escola de aprendizagem na reparação de automóveis, na região de Vale do Sousa. Desta forma, o orgulho é um sentimento que prevalece na estrutura por serem pioneiros a este nível. 

Questionado sobre se esperava cumprir este marco histórico, de imediato, afirma que sim. Neste seguimento, explica que a oficina foi criada por Francisco Barbosa, seu pai, e que este possuiu a ajuda de três irmãos ao longo da extensa e contínua caminhada. Entretanto, reformaram-se e a mesma continua ao encargo de Diogo e Hugo. 

Os dois jovens sempre acreditaram na concretização dos 50 anos e, Diogo, não tem dúvidas que mais 50 anos irão ser concretizados com bastante sucesso. A confiança é resultante da perceção e entendimento do trabalho que têm realizado. 

“As mudanças de instalações foram momentos marcantes, sendo que hoje a Garagem Gatel dispõe de 2000m2 de área”, sublinha como um dos aspetos fulcrais na sobrevivência da empresa. 

Diogo ao longo da conversa apresenta o seu ponto de vista em relação aos próximos anos da reparação automóvel. De acordo com o próprio, existe muita dificuldade em arranjar um chapeiro e um pintor pois poucas pessoas decidem seguir este ramo. A Garagem Gatel possui uma equipa disponível há vários anos, no entanto, não deixa de ser um problema da sociedade. 

A falta de promoção da área origina a falta de mão de obra qualificada e o lousadense acredita que para colmatar esta adversidade é preciso que haja aposta na formação com a disponibilização de variados cursos. “Há cursos que envolvem a parte de mecânico e pintor, mas são raros os que envolvem a parte de chapeiro”, salienta. 

Reparação de automóveis

A história da empresa passa por várias fases históricas diferentes, sendo que a Covid-19 foi o mais recente desafio. A Garagem Gatel viu-se perante uma situação difícil, mas com bastante esforço manteve todos os funcionários e os compromissos em dia. Apesar da enorme queda de faturação e demais percalços, superaram com sucesso a época. “Hoje em dia, as coisas voltaram ao normal funcionamento e há muito trabalho”, declara. 

O caminho foi traçado paulatinamente e, hoje, ao olharem para o passado, orgulham-se de todos os momentos bons e maus. “Passados 50 anos, a força é igual à do início”, afirma. 

O lousadense aconselha os jovens empreendedores a, acima de tudo, regerem-se pela credibilidade e pontualidade. “Esperemos continuar a ser um ponto de referência na reparação de automóveis em Lousada e, ainda, continuar o excelente trabalho do nosso pai com o maior rigor e profissionalismo possível”, finaliza com boas perspetivas de futuro. 

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Artur Faria demite-se da Caixa Agrícola

Artur Faria, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras...

Município integra projeto 2030 Youth Vision

"Queres construir um mundo mais justo e sustentável?" é a designação da iniciativa que vai ser...

Era uma vez uma praça do Românico (parte II)

Construtor contesta anulação da obra No seguimento da reportagem publicada na nossa edição...

AGRADECIMENTO

MARIA LUISA PAULA PEREIRA DE BESSA MACHADO (22 de Agosto 1947 a 11 de Setembro 2023) A família...

Apresentação do 6.º volume da Revista Lucanus

O 6.º volume da Revista Lucanus - Ambiente e Sociedade vai ser apresentado no dia 21 de setembro,...

Conferência sobre Inovação em Paisagens Rurais

Vai realizar-se amanhã, 20 de setembro, a conferência sobre Inovação em Paisagens Rurais. O evento...

Siga-nos nas redes sociais