por | 20 Jan, 2023 | Associativismo, Sociedade

Cracs Sousela

O Cracs Sousela foi fundado em setembro de 1976 por um grupo de associados que trabalhou para que este albergasse várias modalidades. Contudo, os anos passaram e apenas prevaleceu o futebol. Em 2018 a coletividade encerra por problemas diretivos e, desde dezembro de 2021, que António Dias e a sua direção estão à frente desta. Acompanhe o estado atual e as novidades. 

O Presidente do Cracs Sousela, António Dias, concedeu uma entrevista onde abordou a história do clube e os objetivos futuros. Não acompanhou de perto a fundação, mas conta aquilo que consta nos papéis e também aquilo que vai ouvindo das pessoas mais antigas. 

O Cracs Sousela surgiu em setembro de 1976 por vontade de poucos associados, porém, o número não fez justiça ao grandioso trabalho que fizeram em prol deste. Conseguiram angariar bastantes sócios e albergar várias práticas culturais e desportivas como o rancho, o teatro, a música e o futebol de 5 e 11. Passados 10 anos, inauguraram o campo de futebol. 

Os anos foram passando e, por decisões incorretas, certas modalidades não sobreviveram. Em 2016 apenas havia futebol e, em 2018, por problemas diretivos a coletividade acabou por fechar. Após 3 anos sem qualquer atividade, em dezembro de 2021, aparece uma nova direção cheia de força e garra para tomar posse. 

António foi incentivado por vários elementos da Câmara Municipal de Lousada, da Junta de Freguesia de Sousela e, ainda, de associados para assumir o encargo, sendo considerado por estes como a pessoa certa para reerguer o clube. O convite foi feito, porém, durante 2 anos, hesitou e nunca aceitou. 

Em 2021 a chave iria ser entregue, definitivamente, à Junta de Freguesia de Sousela e nessa altura decidiu aceitar e colocar-se ao dispor do Cracs Sousela. A nova direção, de 18 elementos, tomou posse em dezembro de 2021 e, desde então, começaram logo com obras de reabilitação, pois o clube encontrava-se destruído. 

“De imediato, vimos o estado caótico da coletividade e partimos para as obras. Foi um bocado difícil pois as pessoas não tinham disponibilidade para ajudar devido ao seu dia-a-dia atarefado, logo, demorou mais tempo”, afirma. Vário dinheiro foi despendido e, segundo o próprio, as ajudas da Câmara Municipal de Lousada e da Junta de Freguesia de Sousela foram imprescindíveis. 

O ponto de partida era criar o bar/café para conseguirem angariar algum dinheiro, deste modo, foi inaugurado a 1 de dezembro de 2022. Este é um bar acolhedor onde as pessoas se sentem bem, estando aberto de segunda-feira a sexta-feira das 17h às 24h e ao sábado e domingo das 7h às 24h. 

Bar do Cracs
Novas instalações do bar

O objetivo é conseguirem voltar a ter todas as modalidades que, anteriormente, a coletividade já albergou. No entanto, sabem que será pouco a pouco. O próximo passo é retomar as obras, direcionando-as para o auditório e também para a futura sala de troféus. A nível de práticas, inicialmente, arrancará o futebol e o auditório para dinamizar várias atividades como o teatro. 

Todos os projetos que serão concretizados dependem da disponibilidade das pessoas em ajudar, mas a direção desportiva irá começar a trabalhar nestes para que no verão consigam já possuir equipa de futebol e algumas pessoas para as outras práticas. “Esta é a nossa perspetiva, porém, sabemos que não quer dizer que estejamos logo prontos a competir mal a equipa esteja feita”, sublinha. 

António refere o facto de ser um campo de terra ao invés de um sintético, sendo este um problema da coletividade em angariar jovens. Aliás, outro problema relacionado é derivado de o terreno não pertencer à coletividade, apesar de já estar a usufruir do mesmo há mais de 30 anos. Naturalmente, o espaço não sendo do Cracs Sousela encaminha a atrasos e dificuldades adicionais. 

“A Câmara Municipal de Lousada estava com um projeto em fazer um campo sintético nas escolas primárias da freguesia, porém, não foi avante devido à falta de apoio das associações”, conta. 

O presidente tem a perceção que será muito difícil cativar jovens e adultos para as diferentes práticas, na medida em que o clube esteve inativo vários anos e quem fazia parte deste rumou para outras coletividades. Assim sendo, irá começar pelas crianças e, de seguida, passará para as faixas etárias mais velhas. 

A direção desportiva irá começar a tratar de realizar promoções às variadas atividades, de maneira a que as pessoas conheçam as mesmas. Em apenas 1 ano de trabalho, já conquistaram 100 sócios, sendo que quando chegaram ao clube este número estava a 0. “Já alcançamos um bom número, mas importa frisar que trata-se de uma coletividade que já albergou 400 sócios”, salienta.

De acordo com o presidente, o maior desafio foi chegar e ver uma associação completamente destruída a nível de infraestruturas e financeiro. Desta forma, pediram ajuda ao Município de Lousada e à Junta de Freguesia de Sousela e, ainda, a empresas e pessoas particulares. “As empresas ajudaram, mas não como antigamente pois nunca viram resultados do clube e estão receosas a confiar novamente”, declara. 

A nova direção entrou numa fase extremamente complicada, porém, a força de vontade nunca faltou em prol do Cracs Sousela. “O futuro, certamente, passará por incentivar as pessoas para que estas venham praticar todas as modalidades que pretendemos albergar”, finaliza António Dias.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Artur Faria demite-se da Caixa Agrícola

Artur Faria, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras...

Município integra projeto 2030 Youth Vision

"Queres construir um mundo mais justo e sustentável?" é a designação da iniciativa que vai ser...

Era uma vez uma praça do Românico (parte II)

Construtor contesta anulação da obra No seguimento da reportagem publicada na nossa edição...

AGRADECIMENTO

MARIA LUISA PAULA PEREIRA DE BESSA MACHADO (22 de Agosto 1947 a 11 de Setembro 2023) A família...

Apresentação do 6.º volume da Revista Lucanus

O 6.º volume da Revista Lucanus - Ambiente e Sociedade vai ser apresentado no dia 21 de setembro,...

Siga-nos nas redes sociais