por | 11 Dez, 2023 | Saúde, Sociedade

José Ribeiro Nunes foi reconhecido pela Ordem dos enfermeiros, com atribuição “prémio de mérito”

O enfermeiro diretor do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (CHTS) e docente em Instituições do Ensino Superior, recebeu este sábado o Prémio de Mérito, durante a 4.ª edição da Gala Valoriza, que decorreu no Auditório da Escola Superior de Enfermagem do Porto e promovida pela Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros.

Este reconhecimento pelo seu trabalho e brilhante desempenho no âmbito da gestão e da docência é um culminar de um percurso de vida profissional, onde se salienta a sua capacidade de liderança, a promoção da inovação e da investigação, da melhoria da qualidade assistencial, humanização dos cuidados e a idoneidade formativa. Este ano de 2023, participou na edição de quatro livros, fez mais de vinte conferências e publicou mais de seis artigos em revistas científicas internacionais. Todo este trabalho e o seu impacto para a enfermagem, os enfermeiros e cidadãos, sustenta a atribuição do prémio de mérito da Ordem dos Enfermeiros.

José Ribeiro, com humildade, perfilhou que era merecedor desta distinção e que o momento ficará para sempre na sua memória. Considerou ainda que “o reconhecimento deste trabalho e a verdade dos factos que que o sustentam não se escreve no singular” e por isso, o prémio foi partilhado com todos os que trabalharam e trabalham com ele, nomeadamente neste ano de 2023. Referiu “os seus alunos das instituições do ensino superior, onde leciono desde 2001, onde aprendi com eles e com o que ensinei, aos profissionais de saúde com quem trabalhei e trabalho, em particular os que foram e são adjuntos, no Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, Centro Hospitalar Alto Ave, Hospital Nossa Senhora da Conceição de Valongo e na ARSNorte, são todos merecedores da partilha deste prémio”.

No final considerou que mais do que o prémio significa para si é o que significa para a enfermagem e para os cidadãos. Este prémio de mérito significa “o estímulo para continuar a trabalhar para uma boa governança clínica e na evolução científica de enfermagem. A Evolução científica de enfermagem e do seu contributo na criação de valor para as instituições de saúde, utentes e para a enfermagem propriamente dita”. “Quando uma associação profissional, reguladora do exercício profissional, nos reconhece só pode significar um bom trabalho na gestão e elevado contributo para a qualidade na prestação de cuidados de enfermagem de excelência e para a formação e aperfeiçoamento profissional”.

Desafiado a deixar uma mensagem para o Louzadense e ainda sobre a enfermagem, disse o seguinte: “Amamos e respeitamos a vida. Que todos, nomeadamente os governantes, também nos amem e respeitem a nossa vida”. Continuando lá foi referindo que “Hoje os enfermeiros estão constantemente a ser injustiçados, com sobrecarga de trabalho, baixos salários e com dificuldade de exercer a profissão com qualidade e segurança, num sistema burocrático e centralizador. Somos fortes e sobrevivemos!… Sobrevivemos porque a enfermagem é a arte de cuidar incondicionalmente e a saúde é feita fundamentalmente de enfermagem. Que a enfermagem, tal como eu, tenha o seu devido reconhecimento profissional”.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

“Toda a glória do mundo é transitória”

JORGE NETO, ADVOGADO E POLÍTICO O lousadense Jorge Manuel Ferraz de Freitas Neto, de 67 anos, é um...

Associação dos Voluntários de Caíde de Rei Celebra 34.º Aniversário com Evento Memorável

A Associação dos Voluntários de Caíde de Rei comemorou, ontem, o seu 34.º aniversário com uma...

Queixas ambientais morrem num emaranhado de burocracias e “procedimentos duvidosos”

A (DES)ORDEM NO RIO MESIO (PARTE 2) Esta é a segunda parte da reportagem d'O Louzadense sobre um...

AD Lousada não se vai coligar com SAD Lank

FEDERAÇÃO NÃO AUTORIZA O “CASAMENTO” Estava tudo bem encaminhado entre as partes para que a junção...

Editorial 125 | O Gestor de Redes Sociais

Numa terra longínqua onde os emojis governam e os likes são moedas de troca, vive o temido Gestor...

LOUSADA RECEBE MAIOR FESTIVAL DE DRIFT DO PAÍS

O Eurocircuito da Costilha em Lousada será palco no final do mês da 11ª edição do Encontro...

Xadrez do Lousada Voleibol Clube com excelentes resultados no fim de semana

Esteban Dario Caro, xadrezista da secção de xadrez do Lousada Voleibol Clube venceu o VII Torneio...

Oficinoscópio assinala 10 anos de cinema de animação

No dia 10 de julho foi apresentado o livro Oficinoscópio, relativo aos 10 anos de Oficinas de...

AUTOR VISITA ALDAF E PROMOVE MOMENTO DE CULTURA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM LOUSADA

No passado dia 13 de junho a Associação Lousadense dos Deficientes, dos seus Amigos e Familiares...

Desvendando os Traços Antissociais

Os traços antissociais são confundidos por vários sintomas na linguagem coloquial, assim irei...

Siga-nos nas redes sociais