por | 15 Dez, 2023 | Educação, Sociedade

«Resistência e Liberdade»

UM PROJETO INOVADOR E AGREGADOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. MÁRIO FONSECA

Tudo começou há cerca de um ano! No âmbito das disciplinas de História e de Cidadania e Desenvolvimento, no ano letivo de 2022/2023, envolveu-se os alunos do 9.º ano de escolaridade do Agrupamento, quer da EBS Lousada Norte (Lustosa) quer da EBS Dr. Mário Fonseca (Nogueira), num projeto agregador e interdisciplinar, sob o tema dos Direitos Humanos, tendo por base os processos de lousadenses no arquivo da polícia política (PVDE/PIDE/DGS) durante o Estado Novo.

A partir do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), os alunos, percorrendo mais de 29 mil processos, conseguiram apurar 38 indivíduos (5 mulheres e 33 homens) relacionados com Lousada, por naturalidade e/ou residência, que foram presos pelas mais diversas razões (motivos políticos, alteração da ordem pública, atividades subversivas, comunismo ou emigração clandestina), envolvendo pessoas mais sobejamente conhecidas na comunidade lousadense, como o Dr. Arnaldo Mesquita e Rui Feijó, ou pessoas anónimas, como o caso dos detidos num motim que ocorreu em São Miguel devido ao racionamento da farinha em tempo de fome e guerra.

Com base no processo de cada detido, fez-se uma análise temática procurando desvendar as vivências dos portugueses durante o Estado Novo, a partir de exemplos lousadenses. O projeto culminou com uma exposição, publicamente apresentada à comunidade no dia 2 de junho, sob o tema «Resistência e Liberdade», num trabalho interdisciplinar, que teve o apoio da Biblioteca Escolar e da disciplina de Educação Visual, e do qual se produziram 18 painéis onde foram homenageados aqueles que, na comunidade lousadense, resistiram ao fascismo e que padeceram na prisão e/ou com um processo na polícia política. Deste modo, a comunidade foi sensibilizada para um passado dominado pela ditadura fascista, que, apesar da opressão constante, foi capaz de resistir e lutar, protagonizando atos heroicos de liberdade, facto que nos conduziu ao Presente democrático.

No presente ano letivo, o Agrupamento, reconhecendo o vanguardismo do projeto, está empenhado em dar-lhe continuidade e a aprofundar o tema. Assim, no dia 4 de outubro promoveu uma ação de formação para professores, tendo contado com a participação de docentes dos agrupamentos de Lousada, mas também de Infias, Trofa, Idães, Airães e Marco de Canaveses. Por sua vez, no passado dia 17 de novembro, este projeto pedagógico e de investigação foi apresentado à comunidade como um exemplo de boas práticas nas «VIII Jornadas da Rede de ​Bibliotecas de Lousada​».

A continuidade do projeto, este ano letivo, culminará com a produção de um livro, que se pretende que seja apresentado à comunidade escolar no âmbito das comemorações do cinquentenário do 25 de Abril. Assim, para aprofundar o tema, nos dias 27 e 28 de outubro, um grupo de alunos e professores, em articulação com o Clube Ciência Viva do Agrupamento, foram ao ANTT para analisarem outra documentação sobre os lousadenses detidos pela PVDE/PIDE/DGS. A iniciativa decorreu num ambiente de perfeita colaboração entre os técnicos da Torre do Tombo e os alunos, orientados pelos professores. Esta foi verdadeiramente uma iniciativa inovadora, dado que foi a primeira vez que o Arquivo Nacional registou a presença de alunos do ensino secundário para contactarem com fontes primárias.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Conseguir um espaço próprio é objetivo

ACADEMIA DE GINÁSTICA DE LOUSADA A ginástica em Lousada tem na professora Paula Oliveira uma...

Tanto talento e humildade numa pessoa só

JOÃO DA MOTA TEIXEIRA Este cristelense de 78 anos tem tanto de discreto e humilde como de talento...

Estradas esburacadas 

ACONTECE UM POUCO POR TODO O CONCELHO As chuvas intensas que caíram neste inverno contribuíram...

“O Julgamento do Natal”

Nos dias 22 e 23 de março, a Nova Oficina de Teatro e Coral de Lousada, para finalizar o Dia do...

COPAGRI CONTINUA COM LITÍGIO INTERNO

“Arrumar a casa” para investir no supermercado, mas anterior direção insiste com ação judicial Por...

Adriano Rafael Moreira é o novo Secretário de Estado do Trabalho

TERCEIRO LOUSADENSE NUM GOVERNO CONSTITUCIONAL A tomada de posse de Adriano Rafael Moreira,...

Editorial 118 | Um lousadense no Governo de Portugal

Não é todos os dias que temos um lousadense no Governo de Portugal, sendo, por isso, motivo de...

~ in memoriam ~

Armando José Gonçalves da Costa (1946 – 2024) Faleceu a 26 de Março o estimado dono do Mini...

Lousada recebe o Mega Sprinter

Lousada recebe, nos dias 19 e 20 de abril, o XVIII Mega Sprinter. A atividade envolve 25 comitivas...

Seminário da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa

Lousada recebe o III Seminário da Unidas — Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega...

Siga-nos nas redes sociais