por | 19 Jan, 2024 | Cultura, Educação

Oficinas de Cinema de Animação assinalam 10 anos

As Oficinas de Cinema de Animação promovidas pelo Município de Lousada em parceria com a Casa-Museu de Vilar e o realizador Abi Feijó são desenvolvidas há 10 anos. Os agrupamentos de escolas do concelho, bem como estabelecimentos de ensino privados, participam neste projeto, tendo sido já produzidas mais de 70 curtas-metragens.

Para o Vereador da Educação do Município de Lousada, Dr. António Augusto Silva, “as diferentes técnicas e linguagens criam ambientes de aprendizagem estimulantes, agregadores do currículo e claramente transformadores para as crianças e jovens alunos que os frequentam“.

Desde 2018 que têm sido organizadas mostras dos filmes produzidos à comunidade escolar. Muitos dos filmes produzidos em Lousada têm marcado presença em festivais de Cinema de Animação nacionais e internacionais. Exemplo disso é o Cinanima, Festa Mundial da Animação, AÇÃO! – Festival de Vídeo Escolar, Monstinha, Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, Festival IFive – Festival Internacional de Vídeo Escolar, em Coimbra, 3in1 Film Fest, em Almeirim, entre outros.

A nível internacional os filmes de Lousada já passaram pelo Festival de Cinema Escolar de Alvorada-RS, no Brasil, Festival ANIMÁNIE, na República Checa, Animador Fest, na Sérvia, TOFUZI International Animated Film Festival, na Geórgia, Prime The Animation, em Espanha, The Cultural Animation Film Festival, no Hawaii, e, mais recentemente, pelo Festival 23rd Camera Zizanio, na Grécia.

A participação dos filmes em diferentes festivais tem resultado na obtenção de vários prémios. Entre eles, o Prémio Nacional de Animação na categoria Oficinas em 2017 com o filme “Aves Raras” realizado por alunos da EB Lousada Este (Caíde de Rei), “Um Dia Muito Agitado” (2020) – na versão inglesa “A Troubled Day” – do Externato Senhora do Carmo, ganhou o 2º prémio no 8th Animator fest – European Youth Festival of Animated Film, na Sérvia. O melhor filme no Ação 07! Festival de Vídeo Escolar foi “100 Palavras” da EBS Lousada Norte (Lustosa) e o “Em Quadrado” do Agrupamento de Escolas de Lousada venceu o Cinedita – Festival de Curtas de Arganil em 2022. Para além disso, têm sido distinguidos com menções honrosas. Assim, no Cinanima foram distinguidos os filmes “Assombriação”, da EB Lousada Este, em 2018, e o “O Vírus da Felicidade” da Escola EBS Lousada Norte, em 2021.

No mesmo ano “O Sumiço dos Sorrisos” da EB Lousada Este ganhou uma menção honrosa na categoria oficinas do “Prémio Nacional da Animação” da Festa Mundial da Animação e, em 2022, o mesmo filme foi agraciado a menção honrosa no AÇÃO08! – Festival de Cinema em Viana de Castelo. Em 2021 no AÇÃO07! – Festival de Vídeo Escolar destacou o filme “Vila das Camélias” (EBS Dr. Mário Fonseca), e em 2022 “Sobe & Desce” do Externato Senhora do Carmo recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Nacional de Animação 2022.

O Dr. Abi Feijó destaca que “nas nossas oficinas o mais importante é fazer um filme com as crianças e jovens, colocá-los do outro lado da câmara, questioná-los sobre este meio de comunicação e, se possível, fazer com que eles se surpreendam com os resultados, dignificar e valorizar o seu trabalho. E se, por acaso, algum deles pretender vir a seguir esta profissão têm depois a oportunidade de frequentar um dos diversos cursos disponíveis em universidades e institutos politécnicos têm para oferecer”.

Para o cineasta de animação “praticamente todas as disciplinas podem encontrar maneiras de transmitir os seus próprios programas de uma maneira diferente das habituais e isso pode despertar o interesse dos alunos. Para encontrar estas pontes e estabelecer parcerias é fundamental estamos abertos a ouvir o que os professores tem a dizer, quais as suas preocupações e estudarmos em conjunto maneiras de trabalhar”.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Os pais tiveram receio da sua escolha mas deram todo o apoio

LUÍS MELO, ARTISTA PLÁSTICO E PROFESSOR DE ARTES O curso de Artes da Escola Secundária de Lousada...

Não se tratou apenas de guerra – a nostalgia dos combatentes em África

LOUSADENSES NO ULTRAMAR (PARTE 2) Nem tudo foi mau, dizem os que tentam perspetivar algo de...

Resistência e Liberdade» obteve 3.º Prémio no Concurso «25 de Abril, um projeto de Liberdade»

Alunos e professores do AE Dr. Mário Fonseca, envolvidos no Projeto «Resistência e Liberdade»,...

Mostra coletiva de artistas revela vitalidade da arte lousadense

NA BIBLIOTECA MUNICIPAL E CAIS CULTURAL DE CAÍDE DE REI A diversidade de estilos e técnicas são...

Uma centena de jovens na Final Regional do Xadrez Escolar do Norte na Escola Secundária de Lousada

A Escola Secundária de Lousada acolheu, no dia 10 de maio, a final da modalidade de xadrez da...

Sacrifício, Liberdade e Memória da Revolução dos Cravos

No ano em que se comemora os cinquenta anos da Revolução dos Cravos importa mergulhar no passado...

Iluminar Lousada – Uma Luz Solidária para a Cooperativa Lousavidas

O Iluminar Lousada vai realizar-se no dia 18 de maio, e as velas solidárias estão já estão à...

Pimenta na censura dos outros, na minha liberdade é refresco

No passado dia 25 de Abril celebraram-se os 50 anos sobre a revolução que derrubou o regime...

Vinhos das Caves do Monte projetam Lousada no mundo

Freitas de Balteiro: O embrião de uma tradição Em 1947, nas terras férteis da freguesia de...

Caixa Agrícola rejeita lista de sócios candidatos a eleições: Lista avança com Providência Cautelar

A Caixa de Crédito Agrícola de Terras do Sousa, Ave, Basto e Tâmega (CCAM TSABT) está envolta em...

Siga-nos nas redes sociais