Romaria da Senhora Aparecida
O artigo da anterior edição do nosso jornal, sobre a ausência de comissão de festas a cerca de 6 meses da realização da romaria, suscitou reações em vários quadrantes da vila da Senhora Aparecida e arredores. A preocupação já existia, mas esse sentimento expandiu-se e motivou movimentações na localidade. Várias pessoas estão a diligenciar no sentido de se formar a respetiva comissão.
A povoação da Senhora Aparecida já está em festa, por causa do título de campeão de série, em futebol, que foi assegurado a oito jornadas do final do campeonato da Divisão de Honra Distrital. Parece que vai ser um ano de muita festa na localidade.
Quanto aos festejos da romaria histórica em honra da padroeira, ainda não há quem a realize. Mas várias pessoas contactadas pelo nosso jornal acreditam que até pode aparecer mais que uma lista. Já diz o ditado “não há fome que não dê em fartura”.
O bairrismo tão típico dos aparecidenses parece estar a vir ao de cima e não surpreenderia que nos próximos dias fosse anunciada a comissão organizadora dos festejos da 201ª edição da romaria.
O pároco Filipe Vale disse ao Louzadense que a nossa publicação “provocou um amplo despertar de conversas” e adiantou que “houve pessoas que manifestaram vontade de ajudar a formar uma comissão, mas ainda não se sabe nada de concreto”.
O que se sabe é que existe um saldo positivo na ordem dos 40 mil euros, que resultou da romaria do ano anterior e que poderá transitar para a realização dos festejos de 2024. Contudo, O Louzadense apurou que ainda não é certo que isso aconteça pois está em aberto a possibilidade de investir o dinheiro numa obra a favor da freguesia ou da paróquia.
Comentários