por | 26 Fev, 2024 | Associativismo, Sociedade

Bombos femininos crescem em Lousada

AS “BOMBÁSTICAS DE AVELEDA”

No final do desfile do Carnaval de Lousada, todas aprumadas na escadaria da Praça das Pocinhas, mais de vinte mulheres entoaram “quem vai mandar no mundo é a mulher”, o hit da dupla sertaneja brasileira Teodoro e Sampaio. Chamam-se Bombásticas de Aveleda e são o mais recente grupo de bombos feminino de Lousada, fenómeno que está a aumentar.

A ideia de criar um grupo de bombos só de mulheres na freguesia de Aveleda surgiu em Julho de 2023, numa iniciativa de Carla Marques. O cartaz das festas em honra de Santo Ovídio anunciava uma noite de bombos e aquela aveledense lançou o desafio na freguesia. No espaço de poucas horas eram já trinta mulheres interessadas em participar. Ao fim de alguns dias o grupo aumentou  para 53 mulheres e 12 meninas. “Por enquanto não somos associação, mas temos que agradecer muito à Associação Desportiva e Recreativa de Aveleda por toda a ajuda e apoio que nos tem dado, começando pela cedência do espaço para os ensaios”, refere a promotora desta iniciativa.

Parece que a escolha do nome foi muito difícil. “Queríamos que fosse um nome que identificasse a nossa garra e amor pela nossa freguesia”, explica. Depois de muitas pesquisas todas concordaram com o nome Bombásticas de Aveleda.

A participação na festa local foi o ponto de partida para um projeto que está a dar os primeiros passos mas que tem já algumas certezas. Neste momento o grupo é formado por 39 mulheres e 10 meninas. “Com o tempo chuvoso tivemos que procurar um espaço coberto para os nossos ensaios e foi então que nos surgiu o apoio da Quinta das Pontezinhas, a quem aproveitamos para agradecer de coração todo o apoio que sempre nos deram”, declara. Ensaiam uma vez por semana com um ensaiador, Fausto Silva, também ele aveledense, que prontamente aderiu ao projeto.

Falar de diretoras e cargos, é tema ainda um bocado prematuro, pois “neste grupo temos algumas pessoas que lideram nisto e naquilo, mas não existem diretoras. Para isso teríamos que formalizar a nossa situação, coisa que neste momento ainda não está em cima da mesa”, explica.

Um dos aspetos que mais chama a atenção neste grupo é a apresentação. Possuem um instrumental vistoso e ainda mais notável é a indumentária. “Todos os instrumentos foram adquiridos por cada um dos elementos, facto que mostra o empenho e o amor ao grupo. A escolha das cores foi de acordo com o nosso logótipo. O vestuário tanto de verão, como de inverno foi pensado por nós e contamos com o apoio e paciência da nossa fenomenal costureira Ana Maria por tudo o que ela nos faz e apoia. Ela é incrível. Não diz que não a nenhuma das nossas ideias malucas. Todas as despesas com o vestuário foram suportadas por patrocinadores e pessoas amigas”, revela aquela aveledense. Além do convívio, amizade e força de grupo, o que lhes dá mais força para continuar “são os apoios que temos tido, a vários níveis, desde empresas e pessoas amigas que nos conhecem. Agradecer é pouco para lhes mostrar o apreço que sentimos por todos. Também muitas vezes já nos organizamos para angariar dinheiro fosse com a venda de bolos na feira mensal de Aveleda até mesmo à venda de rifas com o sorteio de um cabaz de Natal”, receitas que servem para fazer face aos investimentos e despesas, nomeadamente com as deslocações do grupo.

Contando com a participação no Desfile de Carnaval, já atuaram cinco vezes em eventos dentro e fora da freguesia.

Para o ano que está a decorrer, têm na agenda três eventos confirmados: dia 9 de maio nas Festas de Santo Estêvão, Barrosas, dia 26 de maio nas Festas em honra da Nossa Senhora da Conceição, em Cristelos e claro nas Festas de Santo Ovídio, em Aveleda no dia 10 de agosto.

Nesta curta mas rica existência, as Bombásticas de Aveleda salientam que “o momento mais marcante que vai ficar para sempre na memória de todas nós foi sem dúvida o nosso primeiro evento no dia 6 de agosto nas festas de Santo Ovídio em Aveleda. Foi uma noite muito bem organizada pela comissão de festas e as ruas encheram-se de pessoas. A expetativa da nossa estreia na freguesia era muita. Foi mesmo uma noite incrível e inesquecível. O sorriso em cada uma das nossas Bombásticas, os sorrisos e acenos dos nossos familiares, vizinhos afastaram todos os nossos receios e medos”, revela a representante do grupo.

Ainda sobre esse “evento memorável”, que ficou na história do grupo, “saímos da nossa zona de conforto, sem vergonha e modéstia à parte, triunfamos, com apenas quatro semanas de ensaio, onde apenas as últimas duas todas as mulheres tinham instrumento, com a ajuda da ensaiadora Bruna, que deu tudo por nós, uma música criada quase de raiz alusiva à nossa terra”.

A despedirem-se nesta entrevista fazem questão de expressar uma parte do seu hino, que é uma mensagem de força e união: “Até morrer, é sentimento; De quem te traz no coração; Serás para sempre a minha terra; Aveleda é uma nação”.

Bombásticas de Aveleda

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Piscinas sobrelotadas: expandir ou construir?

EMPREENDIMENTO AQUÁTICO TEM 27 ANOS As piscinas de Lousada foram inauguradas em 1997, numa altura...

Rezar por mais saúde e menos guerras

A PROCISSÃO DE VELAS É UM SINAL DOS TEMPOS Em maio realizam-se as procissões de velas. Os...

LADEC Celebra 14.º Aniversário com Jantar Convívio

No passado dia 18, a LADEC - Lousada Associação de Eventos Culturais comemorou o seu 14.º...

Hugo Regadas Vence a Internacional XCO Super Cup

No passado domingo, em Vila do Conde, o lousadense Hugo Regadas, a competir pela equipa Rompe...

Editorial 121 | Lousada é Grande

Lousada, terra de história e tradição, ostenta com orgulho a sua grandeza. O nosso Torrão, que há...

Lousada Junior Cup: Título da primeira prova ficou em casa

O português João Dinis Silva conquistou a primeira prova da Lousada Junior Cup, depois de derrotar...

Lousada ao rubro na Super Especial do Rally de Portugal

A 57º edição do Rally de Portugal trouxe a Lousada os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis...

DIALLEY – Agência de Marketing em Lousada

O nome foi inspirado na Diagon Alley, um local emblemático da saga Harry Potter, da qual Sofia...

Apresentação da trilogia “As Aventuras da Maria” encanta público

No passado dia 11, a Assembleia Louzadense acolheu a apresentação da trilogia "As Aventuras da...

Luís Santos é mandatário da candidatura da Aliança Democrática em Lousada

A candidatura da Aliança Democrática (AD) em Lousada terá como mandatário Luís Santos, Coordenador...

Siga-nos nas redes sociais