por | 4 Mai, 2024 | Desporto, Uncategorized

Lousada está ao rubro com nova época motorizada

RALLY DE PORTUGAL E OUTRAS PROVAS PROMETEM

O desporto automóvel em Lousada está a evidenciar uma dinâmica muito forte em termos de preparativos para a época que está a arrancar. São inúmeros os pilotos e as equipas deste concelho que se inscreveram nos mais diversos campeonatos. O grande destaque vai para os jovens concorrentes, que são cada vez mais e são sinónimo da grande vitalidade que o desporto automóvel tem em Lousada e no país. Uma delas é uma navegadora, Cátia Dias.

Há uma imensa legião de pilotos e equipas lousadenses nas mais diversas modalidades e categorias do desporto automóvel. A juventude surge cada vez com mais presença. Vamos passar em revista alguns desses casos no desporto automóvel local, que é sinónimo da vitalidade que o setor atravessa. No ralicross um dos mais jovens é Luís Pedro Ferreira piloto lousadense que irá disputar o Campeonato Nacional de Ralicross na categoria de 2RM.

É o caso dos pilotos mais jovens do Rali Start Norte, que merecem destaque por isso mesmo e não apenas por serem de Lousada.

Com 20 e 21 anos, respetivamente, David Teixeira e o primo Miguel Leal, estrearam-se no campeonato com um Peugeot 205 Rallye, em Gondomar. “Gostamos da estreia, apesar de algumas avarias” e a classificação para já não é o mais importante, mas ficaram em 18.º entre 32 concorrentes.

O Peugeot 205 Rallye dos estreantes Miguel Leal e David Teixeira

Também de Lousada e igualmente muito nova (22 anos de idade) é a navegadora Cátia Dias, filha do campeoníssimo Sérgio Dias. A jovem estreou-se no ano passado no rali de Mesão Frio, navegando Vera Cardoso, de Paredes, e teve no Penafiel Racing Fest um saboroso pódio, o primeiro da carreira. Este ano, Cátia Dias corre com o piloto Bruno Gomes, no Rali Start Norte. A estreia não correu bem, pois ficaram parados na etapa inicial com uma avaria. Mas não desistem e vão ao Rali de Santo Tirso, daqui a 15 dias.

Cátia Dias_navegadora de Bruno Gomes

Um dos mais promissores pilotos da sua geração, o jovem lousadense Guilherme Lemos vai estrear-se no Iberian Supercars e Campeonato de Portugal de Velocidade, com um Aston Martin Vantage AMR GT4, da equipa Araújo Competição. Este piloto lousadense, com êxitos conquistados no Karting e no Turismo, já disse que “este campeonato tem pilotos muito fortes e a temporada deste ano terá um plantel com um nível ainda mais elevado. É muito competitivo e é a melhor competição de pista da Península Ibérica. Será uma época de grandes novidades, mas vou para à pista para tentar andar o mais à frente possível e vencer”. A primeira prova do Iberian Supercars, Campeonato de Portugal de Velocidade e Supercars España será realizada no Circuito de Jerez, nos dias 25 e 26 de Maio.

O Rali Terras D’Aboboreira (26/27 abril), que se disputa neste fim de semana, tem vários aliciantes. Além de etapas míticas no Marão, a prova conta com pilotos de renome mundial e onde também vão estar dois pilotos lousadenses. Um deles é Sérgio Dias, com o navegador Bruno Abreu, em Peugeot 208 RALLY4. O experiente piloto de Ralicross é um aficionado dos ralis e recentemente já participou no exigente Rali Serras de Fafe.

Num carro idêntico, também de Lousada, vai Luís Morais, que em 2022 participou no Rali de Portugal. O seu co-piloto é Rafael Cunha. Esta dupla tem no seu palmarés alguns pódios na categoria de duas rodas motrizes em campeonatos nacionais de ralis. Recentemente esteve em destaque no Rallye dos Casinos do Algarve, depois de uma estreia menos feliz no rali das Serras de Fafe, onde desistiu por avaria mecânica.

Aston Martin_Guilherme Lemos

Diretor de Provas prefere pista na Costilha

Vitor Sousa_Diretor de Provas Motorizadas

Manter ou mudar o circuito lousadense na Costilha continua a ser tema de debate. Ouvimos Vítor Sousa, um experiente comissário de pista e enquanto colaborador do CAL diz que pretende “ficar fora de políticas sobre o circuito, no entanto apesar do circuito estar obviamente «espartilhado» pelo urbanismo, a sua localização é excelente, e seria uma pena se houvessem alterações, porque pela sua história, que não é breve, ficou mítico e é uma referência para o desporto automóvel”.

“Não é possível falar em Rallycross sem estar em cima da mesa o nome da pista da Costilha, assim como não é fácil falar de Lousada, sem falar na sua mítica pista de Rallycross”, refere o especialista em provas motorizadas.

Acrescenta que “ficaria muito triste com a mudança do circuito, pois são muitos anos nesse local onde conheço exatamente cada centímetro da pista, onde sei como vai estar o tempo apenas olhando para a serra, assim como consigo sentir o tempo que ainda tenho com luz natural para as sessões do sábado”.


Super Especial de Lousada do Rally de Portugal no dia 11 de maio

3, 2, 1 PARTIDA! Os motores já se ouvem…

Vai para a estrada no próximo dia 9 de Maio a 57ª edição do Rally de Portugal, a quinta prova do Campeonato Mundial de Ralis (WRC) 2024. Como é habitual, Lousada faz parte do percurso da prova, disputando-se no dia 11 de maio, pelas 19h05, na Pista de Ralicross da Costilha a PEC 18 – Super Especial de Lousada, a disputar com dois carros em simultâneo e que tem transmissão em direto pela televisão. Ainda antes da disputa da Super Especial de Lousada é possível estar com os pilotos nos dias em que vêm tirar as notas de andamento referentes ao percurso, abaixo fica a tabela com os dias e as horas dos referidos reconhecimentos. 

Horário dos Reconhecimentos
6 MaioGrupo A e B14,30 / 20,00
7 MaioGrupo A16,00 / 20,00
7 MaioGrupo B18,30 / 22,00

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Rezar por mais saúde e menos guerras

A PROCISSÃO DE VELAS É UM SINAL DOS TEMPOS Em maio realizam-se as procissões de velas. Os...

LADEC Celebra 14.º Aniversário com Jantar Convívio

No passado dia 18, a LADEC - Lousada Associação de Eventos Culturais comemorou o seu 14.º...

Hugo Regadas Vence a Internacional XCO Super Cup

No passado domingo, em Vila do Conde, o lousadense Hugo Regadas, a competir pela equipa Rompe...

Editorial 121 | Lousada é Grande

Lousada, terra de história e tradição, ostenta com orgulho a sua grandeza. O nosso Torrão, que há...

Lousada Junior Cup: Título da primeira prova ficou em casa

O português João Dinis Silva conquistou a primeira prova da Lousada Junior Cup, depois de derrotar...

Lousada ao rubro na Super Especial do Rally de Portugal

A 57º edição do Rally de Portugal trouxe a Lousada os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis...

DIALLEY – Agência de Marketing em Lousada

O nome foi inspirado na Diagon Alley, um local emblemático da saga Harry Potter, da qual Sofia...

Apresentação da trilogia “As Aventuras da Maria” encanta público

No passado dia 11, a Assembleia Louzadense acolheu a apresentação da trilogia "As Aventuras da...

Luís Santos é mandatário da candidatura da Aliança Democrática em Lousada

A candidatura da Aliança Democrática (AD) em Lousada terá como mandatário Luís Santos, Coordenador...

USALOU é um berço de cultura sénior

CAVAQUINHOS E TUNA SÃO DOIS EXPOENTES O principal objetivo da Universidade Sénior do Autodidata de...

Siga-nos nas redes sociais