por | 9 Mai, 2024 | Editorial, Editorial

Editorial 120 | “Quo vadis” Europa?

Coincide a presente edição com a celebração do Dia da Europa, comemorado todos os anos a 9 de maio, para celebrar os ideais de paz e unidade do continente europeu.

A Europa, ao longo da história recente, tem sido um farol de progresso, democracia e cooperação. O projeto europeu emergiu das cinzas da Segunda Guerra Mundial, comprometendo-se com a reconciliação, a solidariedade e a integração económica e política. No entanto, nos dias de hoje, podemos dizer que a Europa se encontra numa encruzilhada diplomática, social, económica e, porque não dizê-lo, estratégica.

Uma Europa que nos habituou, através do seu modelo social, a altos padrões de proteção social e bem-estar, mas descurou continuamente uma estratégia para impulsionar um modelo produtivo. A falta de estratégia, investimento e inovação no setor produtivo tem limitado o seu crescimento económico e competitividade, ficando exposta aos mercados asiáticos e orientais. A influência, para não dizer imposição, dos grandes países europeus em questões como políticas fiscais, comércio e regulação financeira, tem servido mais o seu próprio interesse económico, que a riqueza global europeia, principalmente dos países de menor escala. Veja-se, p.e., ao nível do fabrico de automóveis ou definição de quotas em setores produtivos nacionais. O que aconteceu à nossa agricultura, pesca e indústria?

Internamente, tem-se assistido a divisões crescentes entre os estados-membros sobre questões como migração, economia e valores democráticos. O Brexit expôs uma fragilidade económica e política e a Guerra na Ucrânia revelou debilidades políticas, de estabilidade e de segurança. Em consequência, estes acontecimentos recentes têm provocado uma resposta fragmentada e inconsistente por parte da UE, apresentando um desafio significativo para a unidade e coesão do continente. Externamente, hoje, a Europa está muito mais exposta a pressões geopolíticas e globais, desde a firmeza e autoconfiança russa às incertezas decorrentes das mudanças na liderança global.

“Quo vadis” Europa? O caminho a seguir é desafiador. Nada melhor que aproveitar este mês que medeia o Dia da Europa (9 de maio) e o Dia das Eleições Europeias (9 de junho) para refletir e discutir questões como migração, economia, segurança, ambiente e valores democráticos, entre outros. Entre os desafios internos e externos que a Europa enfrenta, a oportunidade destas eleições é crucial para influenciar diretamente o rumo político da Europa e reafirmar os valores e princípios que definem a UE, como sejam a democracia, os direitos humanos, o Estado de direito, a solidariedade e a qualidade de vida dos europeus. Deixar de lado as hipocrisias políticas antieuropeias, para dar força à coesão social e económica, adaptação e reinvenção do projeto europeu, como um dos maiores trunfos da nossa história coletiva recente.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Cool Dance levou dança e emoção ao Euro RX em Lousada

O grupo de dança Cool Dance, a convite do Clube Automóvel de Lousada (CAL), marcou presença no...

Chega setembro, regressam as aulas e, com elas, algumas das memórias de infância e juventude desse...

NOVOS BOMBOS EM LOUSADA (1)

Os Magnetenses: a tradição que ganha nova força Um novo grupo de bombos nasceu em Meinedo com 20...

O ESCUDO INVISÍVEL NO CIRCUITO INTERNACIONAL DE LOUSADA

ED4 levou a segurança no desporto automóvel ao patamar mundial Vamos falar de uma equipa que não...

Edifício da Adega nasceu há 70 anos

OBRA CUSTOU “DOIS MIL CONTOS” Assinalam-se este mês 70 anos do início de um dos projetos mais...

Grande Entrevista a LUÍS MARINHO (CAL)

“Não procuro ficar na história, procuro continuar a fazer mais e melhor” Aos 38 anos,...

JULIANA COSTA, UMA ARTISTA QUE SE REVELA FORA DE LOUSADA

Das raízes em Figueiras à afirmação na arte texturizada Natural de Figueiras, no concelho de...

DECATHLON LIGA PRO JÁ COMEÇOU

Lousada e Aparecida entraram com o pé esquerdo num campeonato que se espera espetacular. Os...

Câmara reforça apoio ao CAL para o Euro RX

A Câmara Municipal de Lousada reforçou em 428.721,27 euros o apoio financeiro ao Clube Automóvel...

EURO RX PROMETE GRANDE ESPETÁCULO

Lousada decide títulos europeus de Ralicross com estreia de corrida noturna O Circuito...

Siga-nos nas redes sociais