por | 9 Mai, 2024 | Editorial, Editorial

Editorial 120 | “Quo vadis” Europa?

Coincide a presente edição com a celebração do Dia da Europa, comemorado todos os anos a 9 de maio, para celebrar os ideais de paz e unidade do continente europeu.

A Europa, ao longo da história recente, tem sido um farol de progresso, democracia e cooperação. O projeto europeu emergiu das cinzas da Segunda Guerra Mundial, comprometendo-se com a reconciliação, a solidariedade e a integração económica e política. No entanto, nos dias de hoje, podemos dizer que a Europa se encontra numa encruzilhada diplomática, social, económica e, porque não dizê-lo, estratégica.

Uma Europa que nos habituou, através do seu modelo social, a altos padrões de proteção social e bem-estar, mas descurou continuamente uma estratégia para impulsionar um modelo produtivo. A falta de estratégia, investimento e inovação no setor produtivo tem limitado o seu crescimento económico e competitividade, ficando exposta aos mercados asiáticos e orientais. A influência, para não dizer imposição, dos grandes países europeus em questões como políticas fiscais, comércio e regulação financeira, tem servido mais o seu próprio interesse económico, que a riqueza global europeia, principalmente dos países de menor escala. Veja-se, p.e., ao nível do fabrico de automóveis ou definição de quotas em setores produtivos nacionais. O que aconteceu à nossa agricultura, pesca e indústria?

Internamente, tem-se assistido a divisões crescentes entre os estados-membros sobre questões como migração, economia e valores democráticos. O Brexit expôs uma fragilidade económica e política e a Guerra na Ucrânia revelou debilidades políticas, de estabilidade e de segurança. Em consequência, estes acontecimentos recentes têm provocado uma resposta fragmentada e inconsistente por parte da UE, apresentando um desafio significativo para a unidade e coesão do continente. Externamente, hoje, a Europa está muito mais exposta a pressões geopolíticas e globais, desde a firmeza e autoconfiança russa às incertezas decorrentes das mudanças na liderança global.

“Quo vadis” Europa? O caminho a seguir é desafiador. Nada melhor que aproveitar este mês que medeia o Dia da Europa (9 de maio) e o Dia das Eleições Europeias (9 de junho) para refletir e discutir questões como migração, economia, segurança, ambiente e valores democráticos, entre outros. Entre os desafios internos e externos que a Europa enfrenta, a oportunidade destas eleições é crucial para influenciar diretamente o rumo político da Europa e reafirmar os valores e princípios que definem a UE, como sejam a democracia, os direitos humanos, o Estado de direito, a solidariedade e a qualidade de vida dos europeus. Deixar de lado as hipocrisias políticas antieuropeias, para dar força à coesão social e económica, adaptação e reinvenção do projeto europeu, como um dos maiores trunfos da nossa história coletiva recente.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Piscinas sobrelotadas: expandir ou construir?

EMPREENDIMENTO AQUÁTICO TEM 27 ANOS As piscinas de Lousada foram inauguradas em 1997, numa altura...

Rezar por mais saúde e menos guerras

A PROCISSÃO DE VELAS É UM SINAL DOS TEMPOS Em maio realizam-se as procissões de velas. Os...

LADEC Celebra 14.º Aniversário com Jantar Convívio

No passado dia 18, a LADEC - Lousada Associação de Eventos Culturais comemorou o seu 14.º...

Hugo Regadas Vence a Internacional XCO Super Cup

No passado domingo, em Vila do Conde, o lousadense Hugo Regadas, a competir pela equipa Rompe...

Editorial 121 | Lousada é Grande

Lousada, terra de história e tradição, ostenta com orgulho a sua grandeza. O nosso Torrão, que há...

Lousada Junior Cup: Título da primeira prova ficou em casa

O português João Dinis Silva conquistou a primeira prova da Lousada Junior Cup, depois de derrotar...

Lousada ao rubro na Super Especial do Rally de Portugal

A 57º edição do Rally de Portugal trouxe a Lousada os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis...

DIALLEY – Agência de Marketing em Lousada

O nome foi inspirado na Diagon Alley, um local emblemático da saga Harry Potter, da qual Sofia...

Apresentação da trilogia “As Aventuras da Maria” encanta público

No passado dia 11, a Assembleia Louzadense acolheu a apresentação da trilogia "As Aventuras da...

Luís Santos é mandatário da candidatura da Aliança Democrática em Lousada

A candidatura da Aliança Democrática (AD) em Lousada terá como mandatário Luís Santos, Coordenador...

Siga-nos nas redes sociais