MAIS DE 250 JOGADORES FILIADOS
Fora da região Grande Porto, só Penafiel (15) e Paços de Ferreira (13) têm mais equipas que Lousada (11) no futebol distrital sénior masculino. O Aparecida está no escalão mais alto (Pro Nacional), segue-se o Lousada (Elite) e nos escalões abaixo estão Boim, Lustosa, Águias de Figueiras, Lagoas, Nevogilde, Caíde de Rei, Lodares, Macieira e Pienses. Em relação à época anterior, Nespereira e Aveleda retiraram-se da competição e entra o Lodares.

O Aparecida está no primeiro escalão distrital, que antecede os campeonatos nacionais. Diz o treinador José Oliveira, que “é um campeonato muito forte, onde a maioria das outras equipas têm mais condições, mais experiência neste nível e até no campeonato nacional”.
“Vamos lutar pela manutenção. Sabemos que vai ser muito difícil, mas temos as nossas possibilidades, apesar de tudo. Somos claramente uma das equipas com menos condições de trabalho”, lamenta o treinador.
De facto, ao contrário do Aparecida, a quase totalidade das outras equipas treina em horários de dia. Além disso, o Aparecida tem que dividir o campo com as equipas jovens, da formação. “Só há um dia na semana que temos o campo só para a equipa sénior.
Temos um plantel de 24 jogadores, cinco dos quais são jovens que vieram da formação. Acho que somos a equipa que meteu mais jovens da formação”, afirma José Oliveira.
A equipa está em primeiro, isolada, ao fim de duas jornadas: “fruto do nosso empenho e da nossa qualidade entramos bem no campeonato com duas vitórias. Batemos mais um recorde que foi completar um ano sempre em primeiro lugar. Mas não nos iludimos e estamos cientes das dificuldades que nos esperam. Com o habitual apoio e dedicação dos diretores e dos sócios vamos juntos pintar o mundo de verde e branco”, declara o treinador.
No que diz respeito ao Lousada, que começou com uma vitória, em casa, neste domingo, o seu treinador Rúben Moreira disse ao O Louzadense que “vai ser um campeonato muito competitivo, com várias equipas a lutar pela subida”. Embora não queira falar em nomes, adianta que há três ou quatro equipas candidatas a esse feito. Admitiu que “o Lousada será mais um dos vários clubes com a ambição de andar nos primeiros lugares, pela sua grandeza e pelas suas condições”. Acrescentou que “estamos a preparar-nos em todos os sentidos. Sabemos que não basta ter uma equipa com qualidade e que precisamos de outros argumentos, pois vamos ter saídas complicadas, contra boas equipas e em campos com dimensões e características completamente diferentes das que estamos habituados”.
O Boim começou a competição oficial com um empate em casa contra o Salvadorense (Amarante) a uma bola. Mas o conjunto treinado por Armando Cardoso tem potencial e ambição para mais. O técnico diz que a sua equipa “irá tentar fazer uma época diferente dos últimos anos. Para isso, será necessário o melhor de todos nós, e ter uma mentalidade forte e uma atitude competitiva ao melhor nível”. Reconhece que a equipa “tem bons jogadores, mas só conseguimos fazer um bom campeonato se tivermos união”. Acredita que vão estar “todos virados para o mesmo objetivo, e para isso os adeptos serão muito importantes, pois vamos para Caíde jogar até as obras estarem terminadas e será muito importante fazer de Caíde a nossa casa na mesma”.
Para o treinador do Lustosa, Germano Pereira, a equipa “parte para o campeonato com a intenção de cimentar a sua posição na divisão de honra, sabemos que fomos dos últimos a garantir posição neste campeonato, sabemos que vamos encontrar muitas dificuldades, mas prometemos trabalho e empenho para sermos competitivos em todos os jogos”. Adiantou que “com o apoio dos sócios, vamos procurar os três pontos em todos os jogos e esperamos no final sermos felizes e conseguir o nosso objetivo”.
Outro técnico, Sérgio Calé, que se transferiu do União de Lagoas para o Águias de Figueiras, diz que a nova época “será um desafio aliciante”. Para este treinador e sua equipa técnica “é ponto assente que vamos com muita entrega e muito trabalho”. Espera um campeonato muito competitivo, “com boas equipas, muitos reforços, vai ser muito bom participar nesta divisão. Estamos nesta divisão e vamos fazer tudo para dar continuidade”. Por fim, “à família do Águias prometemos que de tudo faremos para lhes dar muitas alegrias”.
Os Pienses fizeram uma excelente campanha na época transata. Para este ano o treinador escolhido é Joel Mendes, que esteve no Nespereira, entre outros clubes. Disse que “é um campeonato difícil, pela competitividade que nos irá esperar, adversários novos e reforçados que vão dificultar a nossa tarefa. Mas temos certeza de que temos valor e que podemos disputar todos os jogos para ganhar. A época passada serve de exemplo e partimos daí, para nos dar uma referência e perceber que é melhor que na anterior que queremos ficar na tabela. Será um desafio ambicioso mas é esse o objetivo”.
Lamentavelmente, não nos foi possível em tempo útil recolher as declarações dos restantes treinadores.













Comentários