por | 27 Mai, 2019 | Saber(or) Saudável

Suplementos alimentares: necessidade ou “moda”?

Atualmente em voga, pela procura, por vezes, de soluções rápidas e fáceis, os Suplementos Alimentares têm-se tornado atrativos e alvo de interesse, no entanto, gerando dúvidas e receios.

Não obstante, ao aumento da procura e compra destes por parte da população, está a indústria e meios de comunicação social, promovendo tais, como produtos “milagrosos” para, sem grande esforço reportar ao emagrecer, aumentar a massa muscular, otimizar o rendimento desportivo, entre outros. Face a tal, há uma maior oferta e variedade dos mesmos.
Importa esclarecer, o conceito de Suplementos Alimentares que constituem fontes concentradas de determinados nutrientes ou outras substâncias, normalmente também presentes nos alimentos, que exercem efeitos nutricionais ou fisiológicos. Podem conter nutrientes ou outro tipo de compostos, dos quais se destacam, vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos gordos essenciais, fibras e extratos de plantas ou ervas, visando complementar a alimentação de quem não consome os nutrientes necessários no dia-a-dia, dado que, a carência de nutrientes deixa o organismo débil, podendo comprometer a saúde. De ressalvar que, os Suplementos Alimentares são regulados como alimentos, não estando sujeitos a qualquer tipo de controlo de qualidade ou aprovação; comercializados em farmácias, supermercados, não necessitando de receita. Usados sem conhecimento, sem relevar o quadro clínico do consumidor, sem critério, em prol dos mais variados propósitos, podem-se tornar suplementos perigosos. O consumo exagerado de suplementos, sem orientação adequada, pode acarretar complicações graves de saúde, podendo ter como consequência o efeito contrário ao desejado. Os Suplementos Alimentares podem ser prejudiciais em situações de interação com medicamentos, por toxicidade ou contaminação ou devido à variabilidade individual de resposta aos suplementos.

Apesar dos suplementos serem, mais eficazes a produzir resultados em termos de velocidade temporal, é de mencionar que, não existe suplementos que, por si só, façam “milagres”, nem que sejam totalmente inócuos para a saúde.

Deste modo, é unanime que o ideal é tentar colmatar as necessidades nutricionais através dos alimentos, sem recorrer a suplementos, dado que, a absorção dos nutrientes é melhor quando estes estão enquadrados na matriz alimentar a que pertencem. Assim, recorrer a suplementação deve ser após deteção de alguma privação ou condição que o justifique, a qual não possa ser suprida através dos alimentos. Deste modo, é de extrema relevância estarem atentos/as aos suplementos a que recorrem para atingir os mais variados propósitos, procurando atingi-los de forma saudável e adequada, nunca descurando a Saúde como foco principal. Como tal, a avaliação da necessidade de Suplementos Alimentares deve ser orientada pelos profissionais de saúde especializados, antes de decidir iniciar o seu consumo, devem consultar um Nutricionista.

Em suma, devem praticar uma alimentação saudável, variada e equilibrada, só depois suplementar de acordo com necessidades reais e analisadas, e não ao sabor da publicidade que é realizada enaltecendo e apelando o uso de suplementos.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Portistas comentam eleições no FC do Porto

MAIORIA DEFENDE MUDANÇAS Nem só os partidos políticos estão em campanha eleitoral. Também o...

Bombos femininos crescem em Lousada

AS “BOMBÁSTICAS DE AVELEDA” No final do desfile do Carnaval de Lousada, todas aprumadas na...

“Câmara recusou sistema de rega inovador” (DR)

Ao abrigo do disposto nos artigos 24.º e 25.º da Lei da Imprensa, aprovada pela Lei n.º 2/99, de...

70.º aniversário do nascimento de um Grande Louzadense

MÁRIO FERNANDO RIBEIRO PACHECO FONSECA (1954-2012) «Gosto tanto de Lousada, que nela gosto de tudo...

Skaters queixam-se de perseguição da polícia Municipal para deixarem a “mítica” Praça do Bispo

FAMA DO LOCAL ONDE NASCEU O SKATE LOUSADENSE JÁ CHEGOU AO ESTRANGEIRO O fenómeno do skate...

Já começaram as movimentações para formar a Comissão de Festas

Romaria da Senhora Aparecida O artigo da anterior edição do nosso jornal, sobre a ausência de...

Editorial 115 | Silêncio

A 26 de fevereiro de 1954 nascia Mário Fernando Ribeiro Pacheco Fonseca, figura incontornável da...

Direção ameaça entregar chaves do clube se não houver acordo com autarquia

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE LOUSADA A ADL está em modo de «gestão a prazo», pois a atual Direção já...

Lousada recebeu entrega de prémios da AT Porto

Retomou-se, no passado dia 3 de Fevereiro, a habitual cerimónia de entrega de prémios da...

Peça de teatro promove a sensibilização e prevenção rodoviária nos mais novos

A nova edição da campanha de sensibilização, que transforma as crianças em agentes de segurança e...

Siga-nos nas redes sociais