Tendo em conta que vivemos um período atípico em virtude da pandemia, as Festas Grandes, no formato em que as conhecemos, foram canceladas. No entanto, a Comissão de Festas e a Paróquia de Silvares, não quiseram deixar em branco esta época tão querida dos lousadenses e, com sentido de responsabilidade, decidiram, em parceria, que os próximos dias deveriam evocar o Sr. dos Aflitos e também proporcionar momentos de alegria aos lousadenses.
Assim, do ponto de vista religioso, o Padre Paulo Godinho convida à congregação espiritual: “Por isso, venho propor alguns momentos, e convidar para eles, que nos permitirão viver espiritualmente as nossas festas na Capela, em casa e na Vila”, diz.
O sacerdote afirma ainda que foi necessário efetuar alterações no programa, “que nos ajudará a viver este ano as festas mais numa perspetiva interior”, acrescenta.
A Comissão de Festas, para além da colaboração com as atividades religiosas que vão ter lugar a partir do dia 22, irá também assumir o custo com o som e o concerto vocal, que terá lugar no domingo.
De destacar a vertente mais profana, organizada pela Comissão de Festas, que integrará o tradicional fogo de artifício, a iluminação da Capela do Senhor dos Aflitos e a animação musical, proporcionada pelo trio elétrico que percorrerá todas as freguesias do concelho.
Conheça o programa, intercalado por algumas palavras do Padre Paulo Godinho:
• Dia 22 (quarta-feira), pelas 22 h: iluminação da Capela do Senhor dos Aflitos, seguida de uma sessão de fogo.
Dias 22, 23 e 24 de Julho (4ª, 5ª e 6ª feira), pelas 19h: na Capela Senhor dos Aflitos, meditação sobre o mistério da Cruz de Cristo.
• Dias 23 (5ª feira) e 30 de Julho (5ª feira), pelas 15h…(com transmissão online na página das paróquias)… Momentos de Oração em casa. “Este ano será diferente do habitual. O Senhor dos Aflitos será contemplado no lugar onde durante o ano nos pede que elevemos o nosso rosto e com ele cruzemos o olhar. Acompanhem em casa ou onde estiverem nesse momento”.
• Dia 26 de Julho (domingo) – A Capela do Senhor dos Aflitos estará aberta ao longo de todo o dia, desde as 9h da manhã;
Eucaristia Solene em Honra do Senhor dos Aflitos, pelas 17h no adro, seguida de sessão de fogo;
22h30m: Sessão de fogo de artifício.
•Concertos na a Vila:
– 25 de Julho (sábado), pelas 21h – Concerto de órgão;
– 26 de Julho (domingo) pelas 15h – Concerto vocal e órgão.
(“Os concertos serão transmitidos para o exterior. Onde estiveres, escuta a música que te vamos oferecer. Durante os concertos, a capela encontrar-se-á aberta.”)
Dia 27 de julho (segunda-feira), a partir das 20 h): Trio elétrico com animação musical percorrerá todas as Freguesias do Concelho.
Comentários