A LYRIS – Advanced Science School já estreou o seu primeiro podcast: o RE-THINK SCIENCE. Os primeiros episódios, lançados ao longo do mês de maio e já disponíveis para ouvir na plataforma Spotify, estão subordinados ao tema da saúde mental no meio académico.
Ser investigador no meio académico implica muitas vezes lidar com limitações de financiamento, mobilidade internacional e gestão de expectativas.
Ser investigador no meio académico implica muitas vezes lidar com limitações de financiamento, mobilidade internacional e gestão de expectativas. A incerteza associada à progressão na carreira e a elevada pressão para produzir resultados e publicar em jornais científicos com alto fator de impacto (publish or perish), funcionam como gatilho para o desenvolvimento de doenças como a ansiedade e depressão. A saúde mental continua a ser um estigma, em particular no meio académico. Um estudo realizado em 2018 pela Universidade de Kentucky, EUA, revelou que os estudantes de pós-graduação e doutoramento têm seis vezes mais probabilidades de desenvolver depressão do que o resto da população.
Por esses motivos e para celebrar o mês da Saúde Mental (maio), a LYRIS desafia à reflexão sobre este tema através do podcast RE-THINK SCIENCE. T
Todas as semanas é lançado um novo episódio com a participação de diversos convidados nacionais e internacionais que partilham as suas histórias e a forma como aprenderam a lidar com estas dificuldades. No entanto o RE-THINK SCIENCE não abordará apenas as questões relacionadas com a saúde mental. A próxima série de episódios dará a conhecer os cientistas além da ciência, focando-se nas questões da mobilidade, deixando tudo para trás, e sobre a perseguição de um sonho. Um dos convidados já confirmados é o Professor Cláudio Sunkel, diretor do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), no Porto.
Já na terceira série daremos a conhecer organizações que fazem divulgação de ciência para diferentes públicos-alvo e da sua importância para a literacia científica da população.
RE-THINK SCIENCE é de acesso gratuito e já conta com quatro episódios disponíveis.
Comentários