Na passada quinta-feira, 22 de junho, Lousada deu início às comemorações do São João com a iniciativa São João Social. O evento organizado município de Lousada teve lugar no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca.
O São João Social contou com a participação de mais de 400 pessoas entre voluntários e seniores dos 17 movimentos do concelho e familiares. Durante o arraial os seniores protagonizaram as tradicionais marchas, com todos os movimentos a apresentarem as suas atuações alusivas ao São João, no arraial não faltou bailarico que animou os utentes dos 17 movimentos.
Em declarações ao O Louzadense, a vereadora com o pelouro de ação social do município de Lousada, Maria do Céu Rocha, explicou-nos os objetivos do São João Social.
“O São João Social tem vindo a ser desenvolvido entre muitas daquelas iniciativas que são promovidas ao longo do ano, faz parte do calendário de atividades do Município de Lousada para a dinamização dos movimentos sénior e tem em vista a promoção do convívio, da dança e da música entre os seniores e fazer reavivar aqueles que são os nossos costumes, promovendo aquilo que é o convívio saudável entre todos que por norma estão dispersos nos seus 17 movimentos, mas que nestes dias se juntam num espaço e convivem entre todos”, disse a vereadora.
A edil garantiu que a iniciativa chega a cerca de quatro centenas de pessoas, entre seniores dos 17 movimentos e voluntários que colaboram na iniciativa social e destacou a importância que estes têm na realização da iniciativa, “Os voluntários que se juntam às atividades, e sem os quais seria impossível desenvolver esta atividade, visto que a ajuda dos voluntários é preciosa, porque, efetivamente, nenhum destes recursos é pago por isso. Daí o cariz do voluntariado eles colaboram com a atribuição do lanche com as entradas nos transportes, ou seja, eles dão todo o apoio que as pessoas mais idade necessitam, auxiliando os nas atividades dos movimentos géneros”, conclui Maria do Céu Rocha.


Comentários