por | 11 Abr, 2025 | Opinião, Pela sua Saúde

Enfermeiro de família: o rosto da proximidade

Entrar no gabinete do enfermeiro de família deve ser como entrar na casa de alguém que nos conhece bem. Alguém que sabe o nome dos nossos filhos, recorda-se da última vez que ali estivemos e pergunta, com genuína preocupação, como temos estado. Idealmente, não há pressa, apenas atenção.

Desde o primeiro choro do recém-nascido até à sabedoria das rugas dos mais velhos, afinal o enfermeiro de família acompanha-nos em todas as fases da vida. Vê os bebés crescerem, ensina os pais inseguros a dar o primeiro banho, tranquiliza as mães sobre as dificuldades da amamentação. Mais tarde, orienta os adolescentes sobre hábitos saudáveis e aconselha os adultos sobre a importância de um estilo de vida equilibrado. Quando as doenças surgem, não é muito diferente. Lá está ele, a avaliar  a tensão arterial, a lembrar a importância dos medicamentos, a ensinar um cuidador cansado a dar conforto ao avô que já não anda.

No sistema de saúde, é muitas vezes o primeiro rosto, sendo, portanto, um pilar fundamental dos cuidados de saúde primários, criando uma relação de proximidade e confiança com as famílias. O seu trabalho contribui para um sistema de saúde mais eficiente e para o bem-estar da comunidade, reforçando a importância de um acompanhamento preventivo e contínuo. Sabe o nome do seu?

Joana Pinho

Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Entrevista Exclusiva com Fabien Pailler: “Ganhar em Lousada seria uma enorme surpresa, mas o futuro promete”

O Campeonato da Europa de Rallycross vai ter todos os focos apontados a Lousada no próximo fim de...

João Silvestre: “Temos um grupo que pode surpreender neste campeonato”

O novo treinador da AD Lousada, em entrevista exclusiva ao Louzadense, antevê o arranque da...

AMBIENTE & PATRIMÓNIO, POR ERNESTO GONÇALVES

A POUPA — A ave com uma crista de guitarrista punk-rock Há aves que até podem passar...

Segurança de cosmética: a conta que polícias e cidadãos estão a pagar

Durante décadas, a política de segurança pública em Portugal foi marcada por uma progressiva...

Entrevista: Cafi Sousa, do Inferno das Febras e a estrela americana Chris Lembrach

Esta é uma breve entrevista centrada na componente política, que está fortemente presente nos...

Paula Teles prepara álbum que mistura Rock e Fado

A vocalista Paula Teles, a artista lousadense com maior atividade no panorama rock e metal do...

Artista Leonor Afonso expõe na Contextile 2026

Uma jovem artista de Lousada apresenta em Guimarães uma obra inspirada no stress e na ansiedade...

Vindimas 2026: Adega Cooperativa de Lousada já definiu calendário para entrega de uvas

Campanha arranca a 1 de setembro e prolonga-se, previsivelmente, até 25 de setembro, com a receção...

Casais e o Seu Lado Lunar

Há lugares que se descrevem pela geografia. Outros, pela história. Casais, porém, pertence ao raro...

IL LANÇA “DADOS ABERTOS LOUSADA”

NOTA DE IMPRENSA DA Iniciativa Liberal Lousada de 17 de agosto de 2026A Iniciativa Liberal de...

Siga-nos nas redes sociais