As Festas Grandes de Lousada em honra do Senhor dos Aflitos não se realizaram de acordo com a tradição e o programa inicialmente definido, mas foram assinaladas ainda que simbolicamente, de forma a cumprir as regras sanitárias definidas pela Direção-Geral da Saúde.
Sabendo que as festas são para muitos lousadenses emblemáticas, a Comissão de Festas proporcionou-lhes alguns momentos festivos. Leonel Vieira, Presidente da Comissão de Festas, composta por cerca de 100 elementos, reconhece que as expectativas eram grandes e que o programa era ambicioso. Depois de se ver obrigado a cancelá-lo, espera agora poder concretizá-lo no próximo ano: “Vamos procurar executá-lo no próximo ano, se as condições sanitárias o permitirem. Lembro que temos contratos firmados com Miguel Araújo, Fulano X, Zé Amaro e com o norte-americano Matt Simons. Desejamos que, em 2021, tenhamos saúde e estejamos mais fortes para unidos celebrarmos a vida”.
Este ano foi feito o possível para manter o espírito das Festas Grandes. O programa incluiu a iluminação da Capela do Senhor dos Aflitos, uma sessão de fogo de artifício, no domingo à noite, e um trio elétrico, que percorreu algumas ruas do concelho, na segunda-feira, a partir das 19,30 h, para “levar a festa para fora da vila”.
Leonel Vieira referiu ainda que “as atividades religiosas foram dinamizadas pelo Senhor Padre Paulo Godinho, embora tenha contado com a colaboração e ajuda financeira da Comissão de Festas”. Das atividades religiosas, Leonel Vieira destaca “a Eucaristia Solene, de domingo, em honra do Senhor dos Aflitos como um dos pontos altos, bem como o programa de concertos na e para a vila. Tivemos um concerto de órgão no sábado e outro vocal e órgão no domingo”.
Leonel Vieira garante que as normas da DGS foram sempre observadas: “Não tenho dúvidas de que, nas atividades promovidas pela Comissão de Festas e pela Paróquia, as regras foram escrupulosamente cumpridas”.
Comentários