O transporte dos alunos para o Centro Escolar do Torno está a ser dificultado pelas condições do autocarro da Junta de Freguesia, que, de acordo com a lei, está impedido de continuar a efetuar o transporte de crianças. Os pais veem-se assim obrigados a assegurar o transporte dos filhos, o que causa grandes transtornos na organização da vida familiar e laboral.
Vera não sente essa dificuldade, visto que reside perto para escola, mas reconhece que os pais estão com o problema de transporte. Pelo que diz ter ouvido, o novo autocarro só está previsto para janeiro. Uma licença poderia ter evitado a paragem do velho, segundo esta mãe: “O autocarro tem anos a mais, deveria ter-se pedido uma licença”, afirma.
Vera Peixoto aponta ainda outra solução, que seria alugar um autocarro, que os pais ajudariam a pagar: “Para a maioria dos pais era um serviço essencial, os pais pagavam uma parte do transporte”, diz. “Ainda não houve nenhuma reunião da parte da comissão de pais. Há alguns pais a tirarem alguns filhos da escola”, concluiu.
Luís Carvalho, membro da Assembleia de Freguesia pelo PSD, considera que a falta de transporte de alunos é “desleixo” do executivo da Junta de Freguesia. “Já há muito sabiam da situação atual e as condições em que se encontram. Teriam que trabalhar com tempo na aquisição da compra do novo autocarro. Todos sabemos que o início do ano letivo é em setembro”, diz.
Para resolver a situação, sugere o aluguer de um autocarro para estes 3 meses: “Afinal de contas, os pais pagam o transporte e, se não chegasse, a junta deveria assumir o restante. Falamos em apoio às crianças e, acima de tudo, o transtorno que está a causar aos pais levarem os seus filhos à escola. Questionei alguns pais sobre o que diz o executivo da Junta de Freguesia sobre o assunto e dizem-me que a senhora presidente só em tempo de eleições se preocupa com as coisas e se desleixou da freguesia”.
Procuramos ter uma resposta sobre este assunto por parte da Junta de Freguesia mas até fecho da edição não foi possivel entrar em contacto com a senhora presidente de Junta de Freguesia do Torno