A autarquia de Lousada reuniu com o Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira e com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de forma a concretizar um protocolo de colaboração para a reinserção social e laboral de reclusos em regime aberto deste estabelecimento prisional “e que venham prestar trabalho de campo na área ambiental no âmbito de ação do município”, refere Nélson Oliveira, vereador da Ação Social, na sua rede social.
O Município irá apoiar os reclusos afetos aos trabalho através dos programas de apoio do IEFP (CEI+) e “fornecerá todo o equipamento e material necessário para a correta e segura execução dos trabalhos à disposição dos reclusos, tais como: alfaias e ferramentas manuais e moto-manuais”, afirma.
De acordo com o autarca, a pré-seleção e entrevistas dos reclusos já foi feita pelos técnicos de Ação Social e Ambiente do Município, existindo autorização da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
“Pretende-se com este protocolo que os reclusos possam exercer funções laborais na área do ambiente, obtendo formação prática, com a colaboração dos técnicos municipais. De futuro e com a componente formativa garantida e a prática adquirida, pressupõe-se que este seja um meio de reintegração social e profissional para o seu percurso de vida.”, garante.