por | 22 Dez, 2023 | Cultura, Sociedade

O ANO ACABA SEM COMISSÃO

FESTAS DO CONCELHO DE 2024

Há precisamente três meses, o Louzadense trouxe a público o debate em torno da ausência de uma comissão organizadora das Festas do Concelho de 2024. Vários setores da sociedade manifestaram preocupação, mas o vazio mantém-se. Procuramos com insistência ouvir a posição do padre Paulo Godinho e do presidente da Câmara Municipal, Pedro Machado, acerca do assunto, mas sem sucesso. Parece que as duas entidades de proa nesta matéria se fecham em copas.

Os antigos festeiros ouvidos pelo nosso jornal corroboram da preocupação generalizada que se tem vindo a instalar na sociedade local. Esse sentimento é provocado pela falta de tempo para preparar, com a antecedência desejada, aqueles que supostamente são os principais festejos concelhios do ano.

Várias comissões de festas espalhadas pelas freguesias estão a laborar fortemente para os respetivos festejos, como é o caso das festas em honra de Nossa Senhora da Conceição, em Cristelos (em Maio), que apresentou recentemente um grande cartaz de variedades e está em constante atividade visando angariar fundos. As Janeiras serão um dos meios escolhidos para o efeito.

Esta é uma ocasião do ano em que as comissões preparam a participação nas Janeiras, que são uma forma de angariar algum dinheiro para custear despesas dos festejos. As Janeiras são também um fator muito importante para a criação de espírito de grupo entre a comissão organizadora e ao mesmo tempo uma forma de envolver a comunidade e dar a conhecer a comissão organizadora e o respetivo evento.

Há também quem alvitre que o tempo escasseia rapidamente para garantir a vinda de artistas de renome, os quais são cativados por outras comissões com antecedência. Há ainda quem aponte o avultado nível financeiro que as festas do concelho atingiram (fala-se em três centenas de milhar de euros) para desanimar algumas pessoas que até poderiam avançar com uma comissão de festas.

Procuramos ouvir a posição da associação Ladec, que além de ter organizado a Festa Grande durante vários anos nas décadas anteriores, possui uma capacidade organizativa única em eventos desta média e grande dimensão, como são os casos da Corrida São Silvestre que esta sexta-feira vai para a estrada. Precisamente por causa da proximidade e concentração na organização desta prova desportiva que envolve cerca de meio milhar de participantes, o presidente Joaquim Gonçalves escusou-se a comentar o tema da falta de comissão de festas em honra do Senhor dos Aflitos.

Contudo, este lousadense mostrou-se “bastante preocupado” com o facto e perante a nossa insistência disse que “a Ladec aprovou recentemente o plano de atividades e orçamento para 2024 e dele constam eventos de grande monta e responsabilidade”, facto que retira a esta coletividade a possibilidade de organizar os festejos magnos do concelho.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Quem não se lembra de comer sopa, tomar um remédio ou tentar adormecer ao som da famosa canção: …"...

A recente aprovação, em Conselho de Ministros, de alterações ao regime de arrendamento em...

Há cinquenta anos, em Abril de 1974, o país acordava diferente. A madrugada da Revolução dos...

O que de positivo acontecer na ADL é muito importante para Lousada, é uma ideia que resulta da...

Na semana em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, Julia Silva tornou-se a primeira...

A recente eleição para a presidência da Associação Desportiva de Lousada marca o início de um novo...

À primeira vista pode parecer apenas uma planta ornamental, colocada em jardins, quintais ou à...

2 – Assembleias de Freguesia (Vulgo juntas de Freguesias) – VIResultados eleitorais: percentagens,...

2 – Assembleias de Freguesia (Vulgo juntas de Freguesias) – VIIResultados eleitorais:...

O que podemos concluir dos resultados eleitorais das diversas forças partidárias a 12 deoutubro de...

Siga-nos nas redes sociais