por | 22 Dez, 2023 | Cultura, Sociedade

O ANO ACABA SEM COMISSÃO

FESTAS DO CONCELHO DE 2024

Há precisamente três meses, o Louzadense trouxe a público o debate em torno da ausência de uma comissão organizadora das Festas do Concelho de 2024. Vários setores da sociedade manifestaram preocupação, mas o vazio mantém-se. Procuramos com insistência ouvir a posição do padre Paulo Godinho e do presidente da Câmara Municipal, Pedro Machado, acerca do assunto, mas sem sucesso. Parece que as duas entidades de proa nesta matéria se fecham em copas.

Os antigos festeiros ouvidos pelo nosso jornal corroboram da preocupação generalizada que se tem vindo a instalar na sociedade local. Esse sentimento é provocado pela falta de tempo para preparar, com a antecedência desejada, aqueles que supostamente são os principais festejos concelhios do ano.

Várias comissões de festas espalhadas pelas freguesias estão a laborar fortemente para os respetivos festejos, como é o caso das festas em honra de Nossa Senhora da Conceição, em Cristelos (em Maio), que apresentou recentemente um grande cartaz de variedades e está em constante atividade visando angariar fundos. As Janeiras serão um dos meios escolhidos para o efeito.

Esta é uma ocasião do ano em que as comissões preparam a participação nas Janeiras, que são uma forma de angariar algum dinheiro para custear despesas dos festejos. As Janeiras são também um fator muito importante para a criação de espírito de grupo entre a comissão organizadora e ao mesmo tempo uma forma de envolver a comunidade e dar a conhecer a comissão organizadora e o respetivo evento.

Há também quem alvitre que o tempo escasseia rapidamente para garantir a vinda de artistas de renome, os quais são cativados por outras comissões com antecedência. Há ainda quem aponte o avultado nível financeiro que as festas do concelho atingiram (fala-se em três centenas de milhar de euros) para desanimar algumas pessoas que até poderiam avançar com uma comissão de festas.

Procuramos ouvir a posição da associação Ladec, que além de ter organizado a Festa Grande durante vários anos nas décadas anteriores, possui uma capacidade organizativa única em eventos desta média e grande dimensão, como são os casos da Corrida São Silvestre que esta sexta-feira vai para a estrada. Precisamente por causa da proximidade e concentração na organização desta prova desportiva que envolve cerca de meio milhar de participantes, o presidente Joaquim Gonçalves escusou-se a comentar o tema da falta de comissão de festas em honra do Senhor dos Aflitos.

Contudo, este lousadense mostrou-se “bastante preocupado” com o facto e perante a nossa insistência disse que “a Ladec aprovou recentemente o plano de atividades e orçamento para 2024 e dele constam eventos de grande monta e responsabilidade”, facto que retira a esta coletividade a possibilidade de organizar os festejos magnos do concelho.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Conseguir um espaço próprio é objetivo

ACADEMIA DE GINÁSTICA DE LOUSADA A ginástica em Lousada tem na professora Paula Oliveira uma...

Tanto talento e humildade numa pessoa só

JOÃO DA MOTA TEIXEIRA Este cristelense de 78 anos tem tanto de discreto e humilde como de talento...

Estradas esburacadas 

ACONTECE UM POUCO POR TODO O CONCELHO As chuvas intensas que caíram neste inverno contribuíram...

“O Julgamento do Natal”

Nos dias 22 e 23 de março, a Nova Oficina de Teatro e Coral de Lousada, para finalizar o Dia do...

COPAGRI CONTINUA COM LITÍGIO INTERNO

“Arrumar a casa” para investir no supermercado, mas anterior direção insiste com ação judicial Por...

Adriano Rafael Moreira é o novo Secretário de Estado do Trabalho

TERCEIRO LOUSADENSE NUM GOVERNO CONSTITUCIONAL A tomada de posse de Adriano Rafael Moreira,...

Editorial 118 | Um lousadense no Governo de Portugal

Não é todos os dias que temos um lousadense no Governo de Portugal, sendo, por isso, motivo de...

~ in memoriam ~

Armando José Gonçalves da Costa (1946 – 2024) Faleceu a 26 de Março o estimado dono do Mini...

Lousada recebe o Mega Sprinter

Lousada recebe, nos dias 19 e 20 de abril, o XVIII Mega Sprinter. A atividade envolve 25 comitivas...

Seminário da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa

Lousada recebe o III Seminário da Unidas — Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega...

Siga-nos nas redes sociais