por | 23 Dez, 2023 | Espaço Cidadania, Sociedade

Hugo Santos lidera a ADL Hóquei e lança apelo

“Precisamos do apoio de todos”

O lousadense Hugo Santos “Severa” tem mais de 35 anos dedicados ao hóquei em campo (e de sala ou indoor). “É uma vida”, afirma o antigo jogador, agora dirigente, formador e treinador, que nesta entrevista chama a atenção para o grande evento europeu que vem a Lousada na Páscoa. Apoios precisam-se.

Depois de uma carreira notável como jogador nacional e internacional, Hugo Santos assumiu a liderança da Associação Desportiva de Lousada Hóquei, abrindo-se uma nova fase na sua exemplar carreira: “Esta nova etapa, como presidente, não estava nos meus planos, uma vez que já estou como treinador dos seniores e coordenador dos escalões de formação. Não digo que não tinha esse pensamento, mas não era para ser agora”.

Contudo, Hugo Santos não quis deixar pairar um vazio que se antevia e avançou. “Com a saída do Eng. José António Oliveira, era necessário formar uma direção e com o passar do tempo, tive que dar um passo em frente e assumir direção juntamente com um grupo fantástico de pais dos atletas e alguns membros da antiga direção”, acrescentou.

Do que aí vem diz que “não vai ser fácil igualar o trabalho que o Eng. José António realizou, mas temos muita vontade de trabalhar, queremos dar as melhores condições aos nossos atletas e claro aumentar o número de praticantes”.

Para conseguir isso, revela que “o futuro da modalidade continuará a ser trabalhado nas escolas, onde temos que tentar chegar ao maior número de crianças possível e só conseguindo aumentar o número das academias é que conseguiremos alcançar o nosso maior objetivo”.

Entre as iniciativas previstas declara que irão “manter as atividades que foram realizadas no ano passado, como a Caminhada (que teve mais de 180 pessoas), os torneios do dia do Pai e da Mãe, assim como queremos trabalhar para a comunidade lousadense, e temos mais atividades planeadas”. Realizaram recentemente o jantar de Natal, a 25 de novembro. Foi um excelente evento de convívio e promoção social da modalidade, que foi “aberto a toda a família hoquista, aos que praticam e aos que praticaram”. Para Hugo Santos este tipo de ações “são fundamentais, pois juntos podemos fazer este clube ainda mais forte”.

A concorrência está a ficar forte

No aspeto desportivo, as coisas não estão muito risonhas, mas tendem a melhorar, pois o Lousada tem estrutura e capacidade humana para muito mais. “O AD Lousada – Hóquei, é sempre um candidato a vencer todas os campeonatos em que participa. Na época passada, tivemos uma época de sonho, vencemos todas as competições nacionais (campeonato Nacional de Hóquei em Campo, Campeonato Nacional de Hóquei Indoor, Taça de Portugal e Supertaça Carlos Fernandes e as duas competições Europeias (campo e indoor), foi uma época marcante na história do Clube, difícil de repetir”, sublinhou o dirigente.

Este ano “vamos lutar para conseguir repetir o que conseguimos a nível interno e a nível Europeu vamos ter uma experiência brutal”. Sobre isto, Hugo afirma que “as vitórias nas competições europeias fizeram com que subíssemos de divisão, aumentando o nível de exigência”.

Nesse âmbito europeu, na Páscoa, “iremos organizar o Eurohockey Trophy, no Estádio de Hóquei de Lousada, e contamos com o apoio de todos os lousadenses e claro das empresas lousadendes, visto que é uma organização cara e todos os apoios são bem-vindos. Este evento terá um grande alcance a nível europeu, o que será muito bom para a promoção de Lousada e do nosso Estádio de Hóquei”.

Falando em termos nacionais, Hugo Santos diz que “todos os clubes estão a apostar na modalidade, uns mais que outros, dentro das suas capacidades e projetos. Todas as equipas estão obrigadas a trabalhar escalões de formação para que as equipas seniores, possam estar a competir e jogar as fases decisivas. Penso que no prazo de 3 anos, todos os clubes vão ter todos os escalões de formação e a competição irá ser ainda maior”.

A finalizar a entrevista, Hugo Santos lança um apelo: “aproveito esta oportunidade para pedir aos lousadenses que não se esqueçam do AD Lousada Hóquei. Somos o clube com mais títulos em Lousada, temos mais de 50 anos de história, todos os anos levamos o nome da nossa terra à Europa e para isso precisamos do apoio de todos”.

1 Comment

  1. Armindo de Vasconcelos

    Estiveram muito bem, um órgão de comunicação de Lousada e o treinador-formador-presidente da instituição lousadense que mais prestígio nacional e internacional conquistou nas últimas cinco décadas para a sua terra. É dever dos OCS locais alavancarem as instituições da terra, é dever dos clubes transformar essa visibilidade em admiração dos conterrâneos através do sucesso. É neste binómio que se cimenta o apoio da autarquia e do empresariado local que a ADL tem sabido gerir em conquistas nacionais e internacionais e em formação. Muita força para os desafios para Lousada no seu todo social, cívico e desportivo. Para ti, Hugo Santos, velho companheiro, o meu respeito. Mereces. Não sendo fáceis os desafios, por isso são desafios, nunca terás vida amorfa ou fácil. Mas também penso que em família ninguém quer. Tens esse núcleo perfeito para não deixar que esqueças a tua dimensão, a tua circunstância. Aguenta-te!

    Reply

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Rezar por mais saúde e menos guerras

A PROCISSÃO DE VELAS É UM SINAL DOS TEMPOS Em maio realizam-se as procissões de velas. Os...

LADEC Celebra 14.º Aniversário com Jantar Convívio

No passado dia 18, a LADEC - Lousada Associação de Eventos Culturais comemorou o seu 14.º...

Hugo Regadas Vence a Internacional XCO Super Cup

No passado domingo, em Vila do Conde, o lousadense Hugo Regadas, a competir pela equipa Rompe...

Editorial 121 | Lousada é Grande

Lousada, terra de história e tradição, ostenta com orgulho a sua grandeza. O nosso Torrão, que há...

Lousada Junior Cup: Título da primeira prova ficou em casa

O português João Dinis Silva conquistou a primeira prova da Lousada Junior Cup, depois de derrotar...

Lousada ao rubro na Super Especial do Rally de Portugal

A 57º edição do Rally de Portugal trouxe a Lousada os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis...

DIALLEY – Agência de Marketing em Lousada

O nome foi inspirado na Diagon Alley, um local emblemático da saga Harry Potter, da qual Sofia...

Apresentação da trilogia “As Aventuras da Maria” encanta público

No passado dia 11, a Assembleia Louzadense acolheu a apresentação da trilogia "As Aventuras da...

Luís Santos é mandatário da candidatura da Aliança Democrática em Lousada

A candidatura da Aliança Democrática (AD) em Lousada terá como mandatário Luís Santos, Coordenador...

USALOU é um berço de cultura sénior

CAVAQUINHOS E TUNA SÃO DOIS EXPOENTES O principal objetivo da Universidade Sénior do Autodidata de...

Siga-nos nas redes sociais