por | 31 Mar, 2026 | Freguesias

No plano das conjecturas ou suposições fala-se que a próxima época pode trazer de volta mais clubes lousadenses para o futebol oficial ou «federado». Um caso que parece decidido é o regresso do FC Nespereira. O histórico clube prepara-se para regressar à competição oficial nas provas da Associação de Futebol do Porto, numa fase marcada pela conclusão das obras do novo campo sintético, infraestrutura financiada pelo Município.

Apesar de o regresso à atividade competitiva estar no horizonte, a inauguração oficial do recinto ainda terá de aguardar. Para já, o clube assinala um momento simbólico: a celebração do seu 35.º aniversário, já no próximo fim de semana. “Antes disso, vamos festejar os 35 anos do Nespereira, porque a inauguração oficial do campo sintético ainda não é para já. O mau tempo e a chuva atrasaram tudo, ainda não temos o sistema de rega ligado e estamos com intervenções nos balneários para melhorar as condições e termos dois balneários para os árbitros e para acolher as nossas crianças”, explicou o presidente, Sérgio Silva.

O projeto de retoma desportiva passa, numa primeira fase, pela aposta clara na formação. “A ideia é arrancarmos com a formação e procurar integrar as competições à medida que tivermos equipas formadas. Queremos começar pelos mais pequenos, a partir dos 10 anos, em futebol misto, para aproveitarmos também as meninas que queiram jogar”, referiu o dirigente. O objetivo é, gradualmente, perceber a adesão da comunidade e construir uma base sólida para o futuro.

Atualmente, o clube mantém apenas a atividade de BTT, sendo o futebol uma vertente que tem estado inativa. Ainda assim, há já sinais de interesse para outras equipas, nomeadamente ao nível dos veteranos. “Temos de ir passo a passo, auscultando as pessoas da terra e ver com o que podemos contar”, acrescentou Sérgio Silva.

Nesta fase, a prioridade centra-se na conclusão do sistema de rega e na finalização das restantes intervenções. O presidente aponta o final da época como possível momento para voltar a ver a bola rolar no novo campo. “Queremos voltar a filiar-nos na Associação de Futebol do Porto na próxima temporada, se até lá conseguirmos reunir as condições necessárias. Vamos abrir captações até ao verão, porque há muita concorrência aqui em redor. Mas assim que tudo estiver pronto, os nossos planos passam por regressar à competição”, afirmou.

Antes disso, será ainda necessário cumprir todos os requisitos legais, incluindo o pedido de vistoria às infraestruturas, o que poderá prolongar o processo por mais alguns meses. Recorde-se que a última época em que o FC Nespereira esteve filiado na AF Porto foi em 2023/24, marcando agora um novo ciclo de esperança e ambição para o clube.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Foi hoje inaugurado, na Escola Secundária de Paços de Ferreira, um projeto inovador e sustentável:...

Lousadense Beatriz Ferreira mobiliza comunidade para apoiar escolas em Cabo Verde

A solidariedade volta a ganhar voz em Lousada pelas mãos de Beatriz Ferreira, jovem lousadense que...

Na última sessão da Assembleia Municipal de Lousada, perguntei ao executivo que estratégia tem...

“Contas certas não significam contas justas nem desenvolvimento real”

Na mais recente Nota de Imprensa do PSD Lousada, o partido "manifesta a sua profunda preocupação e...

Crédito Agrícola perde em tribunal

O Supremo Tribunal condenou a Caixa Agrícola a pagar e reintegrar Susana Faria, mantendo a decisão...

AGRADECIMENTO

COM ETERNA GRATIDÃO, eu, Maria Irene Monteiro, venho, através d’ O Louzadense, agradecer o imenso...

Montalegre voltou a ser palco de mais uma jornada intensa do Campeonato Nacional de Rallycross...

Os maiores inimigos da liberdade, ironicamente, são, precisamente, aqueles que dizem ser os seus...

Editorial 163 | Pseudo Abrilistas

São 52 anos de Abril, 50 anos da Constituição da República e, muito em breve, 50 anos do Poder...

Quando a igualdade falha, a democracia enfraquece

Fala-se frequentemente de democracia e liberdade como valores adquiridos, quase garantidos, em...

Siga-nos nas redes sociais