por | 27 Set, 2019 | Pela sua Saúde

Seja um Herói do Coração

E se eu lhe pedir para ser um héroi? Aceita o desafio? E se acrescentar que gostaria que fosse héroi de si mesmo? Héroi do seu coração? Eu passo a explixar. E é mais simples que parece, acredite.

Todos os anos, neste mês, mais precisamente no dia 29, celebra-se o Dia Mundial do Coração, um dos órgãos mais vitais e importantes para a nossa existência e sobrevivência. É então esta uma oportunidade para nos fazer lembrar e focar na importância do nosso coração.

O mote da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) para as comemorações deste dia este ano é: “Faça uma promessa”. Fazer uma promessa a si mesmo, ao seu bem-estar e à sua Saúde. Mas também, e porque não, também fazer umas promessas aqueles que ama? É que quantas vezes já não lhes disse que o seu coração bate por eles? Então, se assim é, faça também uma promessa aos que ama.

É importante lembrar-mo-nos do coração, até porque, todos os anos, 33 mil portugueses morrem, em Portugal, por doenças do aparelho circulatório, onde se incluem o AVC e o Ataque Cardíaco. E as causas são mais que conhecidas, sendo as mais frequentes o Tabagismo, a Diabetes, a Hipertensão, o Colestrol e a Obesidade. E veja, podemos intervir positivamente em todas estas causas, basta querer, basta, digamos, fazer hoje mesmo uma promessa.

A sugestão da FPC é simples, tornando-se uma tarefa fácil de cumprir: Comer e beber saudavelmente, ser mais ativo e dizer não ao tabagismo.
Começando pelo fim, dizer não ao tabagismo é mesmo a melhor coisa que se pode fazer para melhorar a saúde do coração e sabemos, que após 2 anos de deixar de fumar o risco de doença cardíaca é substancialmente reduzido e após 15 anos, o risco reduz para o igual ao de um não fumador.

Em relação ao comer e beber mais saudável, acredito que a tarefa possa ser um pouco mais difícil, no sentido que alterar hábitos alimentares nem sempre é fácil, mas vale a pena o esforço, acredite. Basta reduzir o consumo das bebidas açucaradas e os sumos de fruta, prefira água ou sumos sem açúcar, troque, por exemplo, guloseimas açucaradas por fruta fresca.
Evite os alimentos processados e pré-embalados, que muitas vezes, são ricos em sal, açucar e gordura e mantenha a quantidade de álcool que ingere dentro do moderadamente aceitável e recomendado. Faça o seu próprio almoço saudável em casa e leve para o trabalho ou escola e tente comer 5 porções de frutas e vegetais por dia, ou seja, cerca de uma mão cheia cada porção destes alimentos.

Não se esqueça de prometer também ser mais ativo, fazendo, pelo menos, 30 minutos de atividades física de intensidade moderada 5 vezes por semana, ou, então, pelo menos, 75 minutos distribuídos ao longo da semana de atividade física de intensidade vigorosa. Instale uma aplicação para o seu telemóvel de exercício físico para acompanhar o seu progresso e aumentar os seus objetivos.

Seja mais ativo, basta preferir as escadas ao elevador ou caminhe em vezes de pegar no carro para curtas distâncias e convide os seus amigos e familiares para realizar caminhadas consigo, ficará mais motivado e será muito mais divertido. E esteja atento, não faltam oportunidades para começar a caminhar. Em Lousada à imensas oportunidade para tal: Procure o Programa Municipal de Caminhadas ou o Projeto Lousada a Correr e inscreva-se, vai ver que irá encontrar nesses eventos imensas pessoas conhecidas e que o ajudarão a alcançar cada meta.

Ajude o seu coração a bater bem a cada dia que passa! Faça-o bater por alguém, mas acima de tudo, faça-o bater por si e pelo seu bem-estar.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Tanto talento e humildade numa pessoa só

JOÃO DA MOTA TEIXEIRA Este cristelense de 78 anos tem tanto de discreto e humilde como de talento...

Estradas esburacadas 

ACONTECE UM POUCO POR TODO O CONCELHO As chuvas intensas que caíram neste inverno contribuíram...

“O Julgamento do Natal”

Nos dias 22 e 23 de março, a Nova Oficina de Teatro e Coral de Lousada, para finalizar o Dia do...

COPAGRI CONTINUA COM LITÍGIO INTERNO

“Arrumar a casa” para investir no supermercado, mas anterior direção insiste com ação judicial Por...

Adriano Rafael Moreira é o novo Secretário de Estado do Trabalho

TERCEIRO LOUSADENSE NUM GOVERNO CONSTITUCIONAL A tomada de posse de Adriano Rafael Moreira,...

Editorial 118 | Um lousadense no Governo de Portugal

Não é todos os dias que temos um lousadense no Governo de Portugal, sendo, por isso, motivo de...

~ in memoriam ~

Armando José Gonçalves da Costa (1946 – 2024) Faleceu a 26 de Março o estimado dono do Mini...

Lousada recebe o Mega Sprinter

Lousada recebe, nos dias 19 e 20 de abril, o XVIII Mega Sprinter. A atividade envolve 25 comitivas...

Seminário da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa

Lousada recebe o III Seminário da Unidas — Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega...

Noites da Juventude apresentam We Are

O segundo evento no âmbito das Noites da Juventude realiza-se dia 12 de abril. A partir das 22h00,...

Siga-nos nas redes sociais