1ª Taça Regional do Porto XCO inaugura pista no Comp. Desp. de Lousada

Figueiras BTT Lousada Carvicteam na organização do evento

O Complexo Desportivo de Lousada foi o palco escolhido para a 1.ª Taça Regional do Porto XCO, organizada pela Associação de Ciclismo do Porto, pela ADC Figueiras, pela Figueiras BTT Lousada e pela CarvicTeam. A prova de Cross-country Olímpico (XCO) marcou a abertura da nova pista do Complexo. Esta prova contou com a participação de mais de três centenas de atletas de 42 equipas portuguesas e espanholas.

O XCO, modalidade olímpica desde 1996, é uma vertente do BTT, que se pratica em pistas com cerca de quatro quilómetros de perímetro, com desníveis acentuados e obstáculos diversos.

Nuno Costa, diretor desportivo da equipa FigueirasBTT Lousada/ Carvicteam e desta prova, contou-nos que a ideia da organização do evento partiu de um convite do presidente da Associação de Ciclismo do Porto, aquando da realização da segunda prova de resistência, que foi um enorme sucesso e mostrou que o FigueirasBTT Lousada era perfeitamente capaz de organizar uma prova para a taça regional do Porto.

Espanhóis campeões nacionais da modalidade viram a Lousada

A prova foi realizada em parceria com o município de Lousada e correu, segundo Nuno Costa, muito bem. De realçar que foi inaugurada a nova pista permanente. “Deu muito trabalho, foram meses a trabalhar, com a ajuda de todos os meios dados pelo município. Passando essa fase muito dura para os membros da ADC Figueiras, seguiu-se a divulgação da prova, usando os conhecimentos nossos e de atletas lousadenses, Miguel Moura, Pedro Mota, Ilda Pereira, Roberto Ferreira, Márcio Barbosa e Raquel Queiroz, que nos ajudaram na promoção do evento”, salienta. Esta importante prova conseguiu trazer a Portugal 40 atletas espanhóis, quase todos os campeões nacionais e regionais da modalidade.

A organização mostra-se muito satisfeita com os resultados do seu trabalho e destaca o nível competitivo: “Conseguimos um nível competitivo digno de provas nacionais, 348 atletas, 42 equipas, 52 Treinadores, 60 diretores desportivos. E muitas centenas de pessoas passaram por Lousada para ver o evento”, salienta.

O feedback dos convidados também reforça o sentimento de satisfação: “O balanço feito pelos convidados VIP é muito positivo: o selecionador nacional de BTT, o presidente da AC Porto, a Dra. Cristina, deputada da Assembleia da República, o vereador António Augusto”.

Para além de outras valias, o evento permitiu-lhe ganhar experiência, que será certamente capitalizada noutras iniciativas.

“Pista ao nível das melhores do país e mesmo internacionais”

As condições físicas, especialmente a pista, foram avaliadas positivamente pelos participantes. Atletas e dirigentes salientaram o facto de a “pista estar ao nível das melhores do país e mesmo internacionais”, uma possibilidade para futuros estágios com as seleções nacionais dos vários escalões. “Pista que podemos ainda melhorar muito”, considera Nuno Costa.

A próxima iniciativa será a habitual resistência de 3 horas, no próximo dia 14 de março. Nuno acrescenta ainda que, juntamente com o Município, O Felgueiras BTT se irá candidatar a uma prova internacional para 2021.
Recorde-se que o Figueiras BTT, secção da ADC Figueiras, começou há muitos anos com um grupo de amigos, que foi crescendo e ganhando caráter competitivo. A legalização da equipa aconteceu apenas no ano passado, com 5 atletas de formação e 5 masters e os resultados não tardaram: conseguiram um total de 45 pódios ao longo do ano de 2019 e ainda 2 segundos lugares no campeonato de meias-maratonas de Vila Real. Na vertente escolinhas de estrada, o Figueiras BTT esteve representado nos nacionais e em várias outras provas no país inteiro.

“A ideia passa por fazer desta associação uma referência nacional ao nível do BTT”

A Figueiras BTT Lousada Carvicteam, entre formação e seniores, conta com 20 atletas federados em competição.

A continuação do BTT na ADC Figueiras é uma certeza, até porque os promotores da modalidade estão há mais de três décadas ligados à associação, exercendo cargos na direção: “A ideia passa por fazer desta associação uma referência nacional ao nível do BTT”, refere.

Nuno agradece a todos os atletas e dirigentes “que tornaram este nosso sonho possível: ter uma equipa de bom nível e fazer estes eventos históricos”. Agradeceu ainda ao município de Lousada “por ter apostado no BTT, que é uma modalidade muito forte no nosso concelho”. Um investimento que considera ter retorno, uma vez que o as condições para a prática de BTT atraem atletas a Lousada durante todo o ano, o que significa receitas para o comércio local.

“Balanço é muito positivo” António Augusto CM de Lousada

O verador do desporto da autarquia lousadense, António Augusto, esteve presnete nesta iniciativa, considerando-a muito positiva: “Fazemos um balanço muito positivo desta jornada de XCO e nesta avaliação somos acompanhados pelas centenas de atletas presentes que não se cansaram de fazer elogios à organização bem como ao traçado da pista.
Impõe-se dar os parabéns ao FigueirasBTT/ADCFigueiras e em conjunto aproveitarmos as sinergias do Complexo Desportivo e preparamos outras provas ainda mais ambiciosas de carácter internacional, conclui o autarca.
Resultados

Elite Masculinos:
1.º Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)
2.º Miguel Salgueiro (Sicasal/Constantinos)
3.º Vítor Santos (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão)

Elite Femininos:
1.ª Raquel Queirós (Guilhabreu BTT)
2.ª Ilda Pereira (Casa Myzé Team)
3.ª Rita Caetano (Vasconha BTT Vouzela)

Escolas/Pupilo-Benjamim
1.º Lourenço Fernandes (Penafiel Bike Clube).
2.º Tiago Nogueira (DOMARSA/CODE/Santa Cruz/Bicicastro)
3.º Tomás Vigário (DOMARSA/CODE/Santa Cruz/Bicicastro)

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Grande polo de formação desportiva

ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E DESPORTIVA DE ROMARIZ Fundada em 1977, a Associação Recreativa e...

Mentes Brilhantes para abordar Cibersegurança

No dia 30 de novembro, quinta-feira, realiza-se uma nova edição de Mentes Brilhantes com o tema...

População pressiona Câmara para reabrir avenida Sr. dos Aflitos ao trânsito

PROBLEMAS DA CIRCULAÇÃO AUTOMÓVEL EM LOUSADA São várias as reclamações e sugestões que se colhem...

Nunca é tarde para realizar sonhos e concretizar projetos

JOSÉ FERREIRA NETO O “bichinho” da pintura esteve quase sempre presente na intensa vida artística...

Cecília Mendonça é uma super atleta

COMEÇOU NA PATINAGEM E ESTÁ NO TRIATLO Mãe de dois filhos, Francisco (5 anos) e Duarte (3 anos),...

«WE ARE» renovam oferta musical em Lousada

A MAIS RECENTE BANDA EM LOUSADA Por norma os músicos começam por praticar em estúdio ou sala de...

Tenham medo, muito medo, da Dark Web

A PROFUNDEZA OBSCURA DA INTERNET Cada vez mais a Internet é um mundo de oportunidades conhecidas e...

Inauguração da exposição “Unidos Venceremos!” com Pacheco Pereira

No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, vai ser inaugurada, hoje, 24 de novembro,...

Pedaladas Solidárias é o podcast de Joaquim Aires, com a assinatura d’O Louzadense

Em cada episódio, Joaquim Aires terá um convidado, para mergulhar em histórias inspiradoras de...

Editorial 109 | Podcasts O Louzadense

O jornal O LOUZADENSE tem vindo a afirmar-se de forma crescente e notória na nossa comunidade. É...

Siga-nos nas redes sociais