1ª Taça Regional do Porto XCO inaugura pista no Comp. Desp. de Lousada

Figueiras BTT Lousada Carvicteam na organização do evento

O Complexo Desportivo de Lousada foi o palco escolhido para a 1.ª Taça Regional do Porto XCO, organizada pela Associação de Ciclismo do Porto, pela ADC Figueiras, pela Figueiras BTT Lousada e pela CarvicTeam. A prova de Cross-country Olímpico (XCO) marcou a abertura da nova pista do Complexo. Esta prova contou com a participação de mais de três centenas de atletas de 42 equipas portuguesas e espanholas.

O XCO, modalidade olímpica desde 1996, é uma vertente do BTT, que se pratica em pistas com cerca de quatro quilómetros de perímetro, com desníveis acentuados e obstáculos diversos.

Nuno Costa, diretor desportivo da equipa FigueirasBTT Lousada/ Carvicteam e desta prova, contou-nos que a ideia da organização do evento partiu de um convite do presidente da Associação de Ciclismo do Porto, aquando da realização da segunda prova de resistência, que foi um enorme sucesso e mostrou que o FigueirasBTT Lousada era perfeitamente capaz de organizar uma prova para a taça regional do Porto.

Espanhóis campeões nacionais da modalidade viram a Lousada

A prova foi realizada em parceria com o município de Lousada e correu, segundo Nuno Costa, muito bem. De realçar que foi inaugurada a nova pista permanente. “Deu muito trabalho, foram meses a trabalhar, com a ajuda de todos os meios dados pelo município. Passando essa fase muito dura para os membros da ADC Figueiras, seguiu-se a divulgação da prova, usando os conhecimentos nossos e de atletas lousadenses, Miguel Moura, Pedro Mota, Ilda Pereira, Roberto Ferreira, Márcio Barbosa e Raquel Queiroz, que nos ajudaram na promoção do evento”, salienta. Esta importante prova conseguiu trazer a Portugal 40 atletas espanhóis, quase todos os campeões nacionais e regionais da modalidade.

A organização mostra-se muito satisfeita com os resultados do seu trabalho e destaca o nível competitivo: “Conseguimos um nível competitivo digno de provas nacionais, 348 atletas, 42 equipas, 52 Treinadores, 60 diretores desportivos. E muitas centenas de pessoas passaram por Lousada para ver o evento”, salienta.

O feedback dos convidados também reforça o sentimento de satisfação: “O balanço feito pelos convidados VIP é muito positivo: o selecionador nacional de BTT, o presidente da AC Porto, a Dra. Cristina, deputada da Assembleia da República, o vereador António Augusto”.

Para além de outras valias, o evento permitiu-lhe ganhar experiência, que será certamente capitalizada noutras iniciativas.

“Pista ao nível das melhores do país e mesmo internacionais”

As condições físicas, especialmente a pista, foram avaliadas positivamente pelos participantes. Atletas e dirigentes salientaram o facto de a “pista estar ao nível das melhores do país e mesmo internacionais”, uma possibilidade para futuros estágios com as seleções nacionais dos vários escalões. “Pista que podemos ainda melhorar muito”, considera Nuno Costa.

A próxima iniciativa será a habitual resistência de 3 horas, no próximo dia 14 de março. Nuno acrescenta ainda que, juntamente com o Município, O Felgueiras BTT se irá candidatar a uma prova internacional para 2021.
Recorde-se que o Figueiras BTT, secção da ADC Figueiras, começou há muitos anos com um grupo de amigos, que foi crescendo e ganhando caráter competitivo. A legalização da equipa aconteceu apenas no ano passado, com 5 atletas de formação e 5 masters e os resultados não tardaram: conseguiram um total de 45 pódios ao longo do ano de 2019 e ainda 2 segundos lugares no campeonato de meias-maratonas de Vila Real. Na vertente escolinhas de estrada, o Figueiras BTT esteve representado nos nacionais e em várias outras provas no país inteiro.

“A ideia passa por fazer desta associação uma referência nacional ao nível do BTT”

A Figueiras BTT Lousada Carvicteam, entre formação e seniores, conta com 20 atletas federados em competição.

A continuação do BTT na ADC Figueiras é uma certeza, até porque os promotores da modalidade estão há mais de três décadas ligados à associação, exercendo cargos na direção: “A ideia passa por fazer desta associação uma referência nacional ao nível do BTT”, refere.

Nuno agradece a todos os atletas e dirigentes “que tornaram este nosso sonho possível: ter uma equipa de bom nível e fazer estes eventos históricos”. Agradeceu ainda ao município de Lousada “por ter apostado no BTT, que é uma modalidade muito forte no nosso concelho”. Um investimento que considera ter retorno, uma vez que o as condições para a prática de BTT atraem atletas a Lousada durante todo o ano, o que significa receitas para o comércio local.

“Balanço é muito positivo” António Augusto CM de Lousada

O verador do desporto da autarquia lousadense, António Augusto, esteve presnete nesta iniciativa, considerando-a muito positiva: “Fazemos um balanço muito positivo desta jornada de XCO e nesta avaliação somos acompanhados pelas centenas de atletas presentes que não se cansaram de fazer elogios à organização bem como ao traçado da pista.
Impõe-se dar os parabéns ao FigueirasBTT/ADCFigueiras e em conjunto aproveitarmos as sinergias do Complexo Desportivo e preparamos outras provas ainda mais ambiciosas de carácter internacional, conclui o autarca.
Resultados

Elite Masculinos:
1.º Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)
2.º Miguel Salgueiro (Sicasal/Constantinos)
3.º Vítor Santos (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão)

Elite Femininos:
1.ª Raquel Queirós (Guilhabreu BTT)
2.ª Ilda Pereira (Casa Myzé Team)
3.ª Rita Caetano (Vasconha BTT Vouzela)

Escolas/Pupilo-Benjamim
1.º Lourenço Fernandes (Penafiel Bike Clube).
2.º Tiago Nogueira (DOMARSA/CODE/Santa Cruz/Bicicastro)
3.º Tomás Vigário (DOMARSA/CODE/Santa Cruz/Bicicastro)

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Rezar por mais saúde e menos guerras

A PROCISSÃO DE VELAS É UM SINAL DOS TEMPOS Em maio realizam-se as procissões de velas. Os...

LADEC Celebra 14.º Aniversário com Jantar Convívio

No passado dia 18, a LADEC - Lousada Associação de Eventos Culturais comemorou o seu 14.º...

Hugo Regadas Vence a Internacional XCO Super Cup

No passado domingo, em Vila do Conde, o lousadense Hugo Regadas, a competir pela equipa Rompe...

Editorial 121 | Lousada é Grande

Lousada, terra de história e tradição, ostenta com orgulho a sua grandeza. O nosso Torrão, que há...

Lousada Junior Cup: Título da primeira prova ficou em casa

O português João Dinis Silva conquistou a primeira prova da Lousada Junior Cup, depois de derrotar...

Lousada ao rubro na Super Especial do Rally de Portugal

A 57º edição do Rally de Portugal trouxe a Lousada os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis...

DIALLEY – Agência de Marketing em Lousada

O nome foi inspirado na Diagon Alley, um local emblemático da saga Harry Potter, da qual Sofia...

Apresentação da trilogia “As Aventuras da Maria” encanta público

No passado dia 11, a Assembleia Louzadense acolheu a apresentação da trilogia "As Aventuras da...

Luís Santos é mandatário da candidatura da Aliança Democrática em Lousada

A candidatura da Aliança Democrática (AD) em Lousada terá como mandatário Luís Santos, Coordenador...

USALOU é um berço de cultura sénior

CAVAQUINHOS E TUNA SÃO DOIS EXPOENTES O principal objetivo da Universidade Sénior do Autodidata de...

Siga-nos nas redes sociais