Muito se fala agora do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Ouvimos falar dos seus problemas, das suas fragilidades, da sua capacidade de resposta, das dificuldades que enfrenta para combater esta pandemia que a todos nos pôs à prova. Por vezes, também ouvimos ótimas notícias, principalmente sobre os resultados que o nosso SNS consegue obter. Das vidas que salva, da inovação criada nos Hospitais Portugueses, ou dos centros de referência que são uma verdadeira referência na Europa e no Mundo.
Falar do SNS é falar de Abril de 1974. Com o 25 de Abril de 1974, assentiu-se a consagração do direito à proteção da Saúde para todos, independentemente da sua condição económica, social ou localização geográfica. A criação do SNS fez evoluir Portugal! Os progressos na saúde curativa foram grandes, mas grande foi o impulso na saúde preventiva, tendo o SNS sido usado também como uma ferramenta de combate à exclusão social e com um uma grande ação no aumento da qualidade de vida em Portugal.
Uma das grandes conquistas foi o empoderamento que a criação do SNS trouxe ao Plano Nacional de Vacinação, que já tinha dados alguns passos, mas que teve com a revolução de Abril um grande impulso. E vejamos bem a necessidade que nós temos das vacinas e da vacinação e da forma como ansiámos para que as novas vacinas sejam rapidamente desenvolvidas e incluídas no Plano Nacional de Vacinação.
Neste 25 de Abril temos ainda a comemorar o 1º Aniversário deste meio onde nos temos encontrado, ao longo deste ano, por algumas vezes. Um ano d`O Louzadense é também festejar as conquistas de Abril, relembrando a necessidade de lutarmos diariamente pela liberdade de expressão e pluralidade de opiniões. Parabéns a toda a família deste Jornal, à InovLousada e a todos nós, ferranhos habitantes da nossa Bela Vila de Lousada.
Comentários