por | 28 Abr, 2020 | Pela sua Saúde

SNS – Uma conquista de abril

Muito se fala agora do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Ouvimos falar dos seus problemas, das suas fragilidades, da sua capacidade de resposta, das dificuldades que enfrenta para combater esta pandemia que a todos nos pôs à prova. Por vezes, também ouvimos ótimas notícias, principalmente sobre os resultados que o nosso SNS consegue obter. Das vidas que salva, da inovação criada nos Hospitais Portugueses, ou dos centros de referência que são uma verdadeira referência na Europa e no Mundo.

Falar do SNS é falar de Abril de 1974. Com o 25 de Abril de 1974, assentiu-se a consagração do direito à proteção da Saúde para todos, independentemente da sua condição económica, social ou localização geográfica. A criação do SNS fez evoluir Portugal! Os progressos na saúde curativa foram grandes, mas grande foi o impulso na saúde preventiva, tendo o SNS sido usado também como uma ferramenta de combate à exclusão social e com um uma grande ação no aumento da qualidade de vida em Portugal.

Uma das grandes conquistas foi o empoderamento que a criação do SNS trouxe ao Plano Nacional de Vacinação, que já tinha dados alguns passos, mas que teve com a revolução de Abril um grande impulso. E vejamos bem a necessidade que nós temos das vacinas e da vacinação e da forma como ansiámos para que as novas vacinas sejam rapidamente desenvolvidas e incluídas no Plano Nacional de Vacinação.

Neste 25 de Abril temos ainda a comemorar o 1º Aniversário deste meio onde nos temos encontrado, ao longo deste ano, por algumas vezes. Um ano d`O Louzadense é também festejar as conquistas de Abril, relembrando a necessidade de lutarmos diariamente pela liberdade de expressão e pluralidade de opiniões. Parabéns a toda a família deste Jornal, à InovLousada e a todos nós, ferranhos habitantes da nossa Bela Vila de Lousada.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

​Inferno das Febras revela distribuição das bandas e coloca à venda bilhetes diários

A ​organização do Inferno das Febras divulgou a distribuição das bandas pelos dois dias do...

PSD exige maior transparência na contratação pública municipal

NOTA DE IMPRENSA DO PSD/Lousada O PSD Lousada questionou no passado dia 6, o Executivo Municipal...

Paulo Alberto reforça liderança do Nacional de Supercross em Lustosa

O Complexo Desportivo Voltas e Rodas, em Lustosa, concelho de Lousada, recebeu mais uma jornada do...

Concerto da Banda de Música de Lousada na abertura da Festa Grande de 2026

Crónica de J. C. Carvalheiras Acerca do concerto da Banda de Música de Lousada (BML), começo pelo...

Lustosa: Quando o Futuro Começa por Acreditar nas Pessoas

Há terras que carregam o tempo como um peso. E há terras que o transformam em esperança. Lustosa...

Fake ou Facto? Aprender a verificar informação

Vivemos numa era em que distinguir factos de ficção se torna cada vez mais difícil. Todos os dias...

SUPERCROSS NA NOITE DE SÁBADO EM LUSTOSA

As grandes emoções do Supercross vão concentrar-se em Lustosa (Lousada) no próximo 18 de julho de...

O DIA EM QUE DEIXÁMOS DE EDUCAR CRIANÇAS E COMEÇAMOS A EDUCAR MÁSCARAS.

"Há adultos que, em crianças, nunca foram insultados. Nunca foram espancados. Nunca passaram fome....

PSD Lousada desafia Câmara Municipal a aproveitar financiamento europeu para criar mais habitação social

O PSD Lousada considera que o novo financiamento europeu para habitação social representa uma...

“O verdadeiro problema não é jurídico. É a injustiça no tratamento das freguesias”, ripostou o PSD Lousada.

Em comunicado enviado à nossa Redação, o PSD Lousada "regista o esclarecimento prestado pelo...

Siga-nos nas redes sociais