Agosto, mês de férias e de festas, infelizmente este ano só de férias… poucas, controladas e patrióticas.
É nesse contexto, que O Lousadense trabalhou neste mês. Dedicamo-nos a enfatizar o que se pretendia comemorar nalgumas freguesias e como as suas gentes reagem a este novo paradigma.
Esta edição reforça a nossa dedicação às freguesias, particularmente a Meinedo e à sua devoção ao padroeiro Santo Tirso. Mais uma vez apresentámos um contexto histórico sobre a freguesia em causa através do nosso historiador Pedro Magalhães e do reputado meinedense Leonel Vieira.
Nesta edição, o nosso “Grande Louzadense” é um professor, que além de ser diretor de um dos nossos agrupamentos concelhios tem uma grande dedicação às artes. A música é a sua grande paixão, mas o teatro também fez parte das suas vivências. Referimo-nos a Orlando Pereira, que foi cofundador do Teatro Experimental Magnetense. Figura afável, culta, empreendedora e determinada, contribuiu há muitos anos para que o Agrupamento de Escolas Lousada Este sirva essa região com ótima competência pedagógica.
A comissão de festas tentou não deixar esquecer a efeméride – Festas em honra de Santo Tirso, O Louzadense esteve presente relevou essa maneira simples, mas emblemática de recordar a celebração do padroeiro de Meinedo.
A confraria do bazulaque e a sua relação com as festividades do Santo Tirso ficaram bem destacadas na entrevista que fizemos ao seu Chanceler-mor Paulo Mendes.
No desporto, acompanhamos a atualidade do FC Romariz e da JDM Futsal Meinedo. Os dois clubes têm tido um trabalho frutuoso, respetivamente, na área da formação do futebol e no futsal. Ouvimos as suas realidades, carências e ambições.
Voltamos aos “Louzadenses com Alma” com Manuel Almeida, figura incontornável do rock em Lousada e para muitos o seu verdadeiro pai. Apesar de ser nespereirense, a sua guitarra e a paixão pela música eram transversais a todo o concelho e influenciador de várias gerações de músicos lousadenses.
Os nossos colaboradores articulistas continuam a deter o condão de nos brindar com artigos pertinentes e acutilantes, que satisfazem os nossos leitores.
Enfim, mais uma edição com temas oportunos, que visam elevar a nossa condição de lousadenses.
Boa leitura!