Festividades em honra de Santo Tirso adiadas para 2021, com a promessa de uma grande festa

Em 2019, em apenas três meses, José Coelho e a sua equipa organizaram as festas em honra de Santo Tirso e o resultado final foi muito positivo: “Arregaçamos as mangas, fomos para o caminho e correu muito bem. A população de Meinedo ajudou. A mensagem que eu ouvi do povo de Meinedo é que correu muito bem. Ficamos orgulhosos, pois quem gosta da Terra é mesmo assim”, afirma.

A experiência positiva levou o presidente a propor a sua realização por mais um ano. O objetivo era, com mais tempo, preparar uma festa maior, “à altura de Meinedo”. Os restantes elementos aceitaram o desafio e deitamos mãos à obra. Infelizmente, a pandemia Covid-19 impediu a concretização da festa, o que causou grande tristeza: “Estávamos empenhados em fazer umas grandes festas, tínhamos tudo programado”, refere. O programa de atividades prévias não foi concretizado na íntegra. Ficaram-se pelo passeio de motas de enduro, que juntou cerca de 120 participantes, e pelo passeio à Serra da Estrela, que encheu três autocarros. Duas atividades realizadas no mês de fevereiro, que correram muito bem. A partir daí, parou tudo. “O programa musical estava todo contratado, por isso tivemos de desmarcar com todos. A cabeça de cartaz era a Adriana Lua, no sábado à noite”, comenta.

Apesar de não ter havido festa, a data não passou em branco. “Tivemos no passado sábado um pequeno evento com porco no espeto e pequenos momento musicais”, conta.

▲ Convívio organizado pela Comissão de Festas de S. Tirso de Meinedo

Para o próximo ano, está garantida festa rija se as condições de saúde pública o permitirem. José Coelho aguça a curiosidade: “O povo de Meinedo assim o merece. O programa vai transitar para o próximo ano, mas com algumas surpresas”.

Meinedo diz muito a José Coelho. “Fiz muitos amigos aqui em Meinedo e há um laço muito grande com todos os meinedenses”. Reconhece grande potencial na freguesia, que diz ter muito para crescer: “É importante Meinedo ter mais empresas aqui na freguesia, que durante o dia fica um pouco vazia. Uma prioridade para Meinedo é captar empresários para abrirem o seu negócio em Meinedo e criarem postos de trabalho”, deixa a dica.

Amigos Solidários de Meinedo ajudam famílias com dificuldades
José Coelho é também presidente da associação Amigos Solidários de Meinedo, cujas atividades foram alteradas em virtude da Covid-19. Se, por um lado, foram forçados a interromper as atividades programadas, por outro lado, deitaram as mãos a um projeto para ajudar as famílias carenciadas de Meinedo, que, com a pandemia, vivem em sérias dificuldades.

José Coelho, presidente da associação, explica-nos em que consiste o projeto, que se chama “Caixa Solidária – dar e receber”: “Temos aqui cinco supermercados, onde quem pode deposita o seu donativo. Temos uma caixa central que está aberta e assim as pessoas podem passar lá e levantar o que quiserem. A ideia foi ajudar, mas sem as pessoas terem de dar a cara, sem terem o receio de irem lá e pegar nas coisas”. O espaço está aberto todos os dias, das nove às vinte horas e o balanço é muito positivo.
Assim, a associação “Amigos Solidários de Meinedo”, que surgiu para “pôr Meinedo a mexer” adaptou-se à realidade do país e da freguesia.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Rezar por mais saúde e menos guerras

A PROCISSÃO DE VELAS É UM SINAL DOS TEMPOS Em maio realizam-se as procissões de velas. Os...

LADEC Celebra 14.º Aniversário com Jantar Convívio

No passado dia 18, a LADEC - Lousada Associação de Eventos Culturais comemorou o seu 14.º...

Hugo Regadas Vence a Internacional XCO Super Cup

No passado domingo, em Vila do Conde, o lousadense Hugo Regadas, a competir pela equipa Rompe...

Editorial 121 | Lousada é Grande

Lousada, terra de história e tradição, ostenta com orgulho a sua grandeza. O nosso Torrão, que há...

Lousada Junior Cup: Título da primeira prova ficou em casa

O português João Dinis Silva conquistou a primeira prova da Lousada Junior Cup, depois de derrotar...

Lousada ao rubro na Super Especial do Rally de Portugal

A 57º edição do Rally de Portugal trouxe a Lousada os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis...

DIALLEY – Agência de Marketing em Lousada

O nome foi inspirado na Diagon Alley, um local emblemático da saga Harry Potter, da qual Sofia...

Apresentação da trilogia “As Aventuras da Maria” encanta público

No passado dia 11, a Assembleia Louzadense acolheu a apresentação da trilogia "As Aventuras da...

Luís Santos é mandatário da candidatura da Aliança Democrática em Lousada

A candidatura da Aliança Democrática (AD) em Lousada terá como mandatário Luís Santos, Coordenador...

USALOU é um berço de cultura sénior

CAVAQUINHOS E TUNA SÃO DOIS EXPOENTES O principal objetivo da Universidade Sénior do Autodidata de...

Siga-nos nas redes sociais