A Casa de Vila Pouca, em Meinedo, integra as minha memórias de criança e seguramente da maioria dos Meinedenses. Até aos dez anos de idade vivi ali relativamente perto, no Lugar de Espindo. Recordo-me daquela deslumbrante casa senhorial quando por ali passava a caminho da escola ou quando ia encher a leiteira com o leite de vaca vendido pela esposa do Senhor Garcês, caseiros da Casa de Vila Pouca.
Nunca tive oportunidade de conhecer o interior daquele magnífico edifício que lamentavelmente foi votado ao abandono nos últimos trinta anos.
A Casa de Vila Pouca integrava a Quinta de Vila Pouca e foi propriedade da família de um cidadão ilustre deste país, Dr. Duarte Leite, tal como outras três quintas que confinavam com aquela.
Duarte Leite casou em Meinedo no ano de 1898, mas apenas em 1931 fixou residência na Casa de Vila Pouca, aí permanecendo até 1950, ano em que faleceu com 86 anos.
Duarte Leite veio residir para Meinedo quando regressou a Portugal, vindo do Brasil, onde tinha exercido durante 17 anos o cargo de embaixador de Portugal.
Recordo que Duarte Leite teve um percurso brilhante a nível académico e político desde os finais do século dezanove e nas primeiras décadas do século vinte. Além de diplomata, foi Vereador na Câmara Municipal do Porto, Ministro do Interior, Ministro das Finanças, Primeiro-ministro e foi convidado pelo Parlamento para exercer o cargo de Presidente da República, convite que recusou. Em termos profissionais e académicos, foi professor universitário, matemático, astrónomo, jornalista e historiador, tendo publicado vários livros relativos à História de Portugal e aos Descobrimentos Portugueses.
Tudo isto vem a propósito da última reunião do executivo da Câmara Municipal de Lousada, na qual foi aprovada a compra pela Câmara Municipal da Casa de Vila Pouca e dos terrenos adjacentes até ao Rio Sousa. Obviamente que na qualidade de Vereador votei favoravelmente e com entusiasmo tal proposta, até porque o preço é razoável.
Na mesma reunião propus que o Município de Lousada contactasse um herdeiro do Dr. Duarte Leite que, segundo informações fidedignas, é o depositário do seu espólio. Sugeri ainda que na Casa de Vila Pouca ou em parte desta, dependendo da quantidade daquele espólio, após a realização das necessárias obras, seja criado o Museu Dr. Duarte Leite.
Meinedo, território milenar, no futuro próximo, na Casa de Vila Pouca, poderá encontrar o espaço ideal para preservar e promover o seu valiosíssimo património, a sua cultura e as suas tradições.

Leonel Vieira
Comentários