A Solidão é natural ao ser humano, todos nascemos sozinhos/as… Até com gémeos cada um tem a sua hora para nascer…sozinho.
Estamos sozinhos na nossa pele e pensamentos, contudo, receamos a solidão. Conscientemente, compreendemos que a solidão é o estado de quem se acha /sente desacompanhado ou só. Porém, existe um paradoxo interessante: não se sente só ou desacompanhado quem está apenas fisicamente sozinho… Podemos sentir solidão mesmo estando acompanhados.
Enquanto seres humanos temos uma necessidade inata de nos relacionarmos com outras pessoas… Mas podemos estar sozinhos por força das circunstâncias de não termos companhia e sofrer com isso; ou podemos estar sozinhos por uma escolha pessoal com o objetivo de promover autoconhecimento, tranquilidade,…
Períodos de solidão prolongada impactam negativamente a nossa saúde psicológica, originando problemas como a ansiedade, a depressão e até mesmo adições (álcool, drogas, jogos virtuais,…).
Para momentos de solidão pratique as próximas sugestões:
1º Descubra o motivo da sua solidão: identificar a razão por nos sentirmos sozinhos, permitirá agir de forma mais saudável perante a solidão;
2º Desfrute da sua própria companhia com atividades individuais de lazer que lhe promovam bem-estar;
3º Trabalhe competências sociais conversando com desconhecidos ou com pessoas com quem não conversa há muito tempo;
4º Crie um estilo de vida orientado por objetivos e atividades que mais lhe interessam e procure rodear-se de pessoas com os mesmos interesses;
Se considerar, contudo, que a solidão está a causar-lhe sofrimento, não se iniba de partilhar isso.
Procure ajuda.
Andreia Moreira

Solidão: Escolha Pessoal ou Sofrimento?

Comentários