por | 8 Mai, 2025 | Editorial, Editorial

Maio Maior

Maio é mesmo um mês maior! Não só porque os dias aparentam ser realmente mais longos, devido ao maior período de luz solar, que permanece connosco durante mais tempo. Maio é um mês especial. Mês de Maria, das festas marianas e populares, das mães, da liberdade da imprensa, da Europa, da Enfermagem e de tantas outras datas importantes.

É certo que, no que toca à Enfermagem, tenho um pequeno (grande) conflito de interesse. Afinal, foi essa a arte que aprendi e que voltaria a querer aprender se pudesse viajar no tempo. Diria que celebrar o dia do Enfermeiro em maio foi uma feliz coincidência com outras datas celebradas. Ser Enfermeiro(a) é ter um bocadinho de maternal, é aceitar uma vocação, é ter um coração do tamanho do mundo, é ter uma coragem inabalável e ter um privilégio único de tocar e cuidar o outro nos seus momentos de maior fragilidade.

No entanto, ser Enfermeiro(a) é cada vez mais um desafio! Foi isso mesmo que quisemos relatar no destaque desta edição. Ouvimos três perspetivas de três referências da Enfermagem no nosso concelho. Aliamos a possibilidade de conhecer a opinião do Presidente do Conselho Diretivo Regional da Ordem dos Enfermeiros. Assim, proporcionamos aos nossos leitores a possibilidade de conhecer a realidade da Enfermagem e se aliarem aos Enfermeiros na senda de um cuidado mais justo para todos.

Celebrar maio é celebrar também o mês das mães. O mês do dom da vida e do amor eterno sentido e vivido. Nesta sequência, é também mês de peregrinação. Mês de introspeção, de esforço, de agradecimento. Milhares de peregrinos metem pés ao caminho, centenas de voluntários garantem a sua segurança e conforto. Tudo para, no fim, reconhecer alguma graça e pedir forças para mais um ano.

Ainda neste mês, aguardam-se por cá duas grandes peregrinações. É certo que a romagem é a uma catedral muito diferente. Após o êxito da estreia com o Campeonato de Portugal, está a chegar a Super Especial do Rally de Portugal e o Campeonato do Mundo de Rallycross. Lousada estará nas bocas dos fiéis do desporto automóvel, que aqui encontram um conforto interior inexplicável, e que aqui cumprem o seu compromisso.

Maio é ainda mês de vitória! Em dia de aniversário, o Aparecida Futebol Clube conquistou a Taça da Associação de Futebol do Porto, podendo ao longo deste mês garantir o acesso ao Campeonato de Portugal e a tão esperada “dobradinha”.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Jovem promessa do futebol feminino dá nas vistas em Romariz

Aos 11 anos, Joana Ferreira começa já a afirmar-se como uma das jovens promessas do futebol...

ACML está a celebrar o 51.º aniversário

A Associação de Cultura Musical de Lousada celebrou ontem, 12 de abril, o seu 51.º aniversário com...

Juventudes Socialistas de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes exigem a concretização da Linha do Vale do Sousa

As Juventudes Socialistas de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes juntam-se para...

PSD Lousada afirma a importância da Linha do Vale do Sousa e alerta para falta de envolvimento do Município

Na reunião da Câmara Municipal de Lousada realizada no passado dia 9 de abril, o vereador do PSD,...

CÂMARA DESRESPEITA A OPOSIÇÃO, E COM ELA OS LOUSADENSES QUE A ELEGERAM

A Iniciativa Liberal chama a atenção dos lousadenses para uma situação que, não sendo nova, merece...

MaisVila em grande no Multidesporto em Lousada

O Duatlo Cross Lousada e o Aquatlo Jovem Master Fun transformaram a vila num inédito palco...

O Caminho de Santiago em conferência

O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, recebeu na noite de ​sexta-feira a conferência...

Leonor Leal é bicampeã em ginástica artística

A ginasta lousadense, Maria Leonor Leal, da Academia de Ginástica de Lousada (AGL), conquistou, no...

O LICRANÇO – não é uma cobra, nem representa perigo… então, porque o tememos tanto?

Quantas vezes, ao virar uma pedra ou ao mexer num tronco velho, alguém gritou: “Cuidado, é uma...

A Santa Casa da Misericórdia de Lousada iniciou em 2026 um plano conjunto entre as suas várias...

Siga-nos nas redes sociais